Paraná
Com o apoio do Gaeco, Polícia Civil realiza operação em Matinhos com prisão de líder de organização criminosa e outras duas pessoas foragidas
No Litoral do Estado, em Matinhos, o Núcleo de Paranaguá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, participou nesta quarta-feira, 14 de janeiro, de operação realizada pela Polícia Civil do Paraná que resultou na prisão de três pessoas ligadas a uma organização criminosa investigada por tráfico de drogas em diversas regiões do Estado e que estavam foragidas da Justiça.
Áudio do promotor de Justiça Vinícius Fernando Zonatto
As investigações tiveram início em agosto de 2025 e o principal alvo, um homem apontado como responsável pelo controle do tráfico de drogas e investigado por cerca de 40 homicídios relacionados a disputas criminosas, estava foragido há oito anos. Ele exercia a liderança de uma organização criminosa com atuação em Campo Mourão, Cianorte e outros municípios da região.
Com o avanço das apurações, a Polícia Civil do Paraná identificou que o investigado estava residindo em Matinhos. O local passou a ser monitorado e os policiais constataram a presença de outros dois integrantes do grupo, apontados como responsáveis pela gestão do tráfico de drogas sob o comando do foragido.
Durante a operação, foram apreendidas duas armas de fogo e diversas munições. Os três homens foram presos em cumprimento a mandados de prisão preventiva por crimes relacionados ao tráfico de drogas e também em flagrante por posse de arma de fogo de uso restrito.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
Paraná
MPPR ajuíza ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra vereadora de Matinhos e seu esposo, investigados pela prática de “rachadinha”
No Litoral do estado, o Ministério Público do Paraná ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra uma vereadora de Matinhos e seu esposo, investigados pela possível prática de “rachadinha”. Eles teriam exigido de assessores ocupantes de cargos em comissão lotados no gabinete da parlamentar valores referentes a diárias pagas pela Câmara Municipal a pretexto de participação em cursos e atividades na capital.
Os fatos apurados teriam ocorrido entre 2025 e 2026. Pelos mesmos delitos, a vereadora e seu esposo já foram denunciados pelo crime de concussão (quando um agente público exige vantagem indevida em razão do cargo que exerce), e a ação penal já foi recebida pelo Judiciário. (Processo 0002180-03.2026.8.16.0116).
Coação – As investigações tiveram início a partir de representação feita por uma assessora da vereadora, que seria uma das vítimas da prática criminosa. De acordo com o apurado, os assessores eram coagidos a solicitar à Câmara Municipal o pagamento de diárias para a realização de cursos em Curitiba, devendo entregar à parlamentar, em dinheiro ou por Pix, o saldo remanescente (os valores restantes das diárias que não foram utilizadas para o custeio de despesas pessoais e que deveriam ser devolvidos aos cofres da Câmara).
A maior parte das cobranças era feita em reuniões na residência da vereadora e de seu marido, para as quais os assessores eram convocados e orientados a deixarem seus celulares do lado de fora do ambiente.
Além da condenação dos dois por ato de improbidade administrativa, a Promotoria de Justiça requer o imediato afastamento do cargo da vereadora e a decretação da indisponibilidade de bens de ambos no montante de R$ 45.299,64, valor equivalente ao enriquecimento ilícito supostamente obtido pelos investigados.
Matéria anterior:
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Paraná7 dias agoMPPR oferece denúncia criminal contra três pessoas investigadas por crimes de fraude fiscal e lavagem de dinheiro apurados na Operação Enxágue
-
Brasil7 dias agoPortaria regulamenta o trabalho no comércio durante os feriados
-
Agro6 dias agoTecnologia avança no campo, mas qualificação profissional vira desafio
-
Esportes5 dias agoGrêmio perde para o Bolívar na altitude de La Paz e terá de reverter desvantagem na Arena
-
Política Nacional6 dias agoJustiças do Trabalho e Federal poderão receber R$ 21,5 milhões em crédito
-
Esportes6 dias agoAtlético-MG e Bahia ficam no empate pela 19ª rodada do Brasileirão
-
Educação5 dias agoProrrogado prazo para submissão em edital de projetos de extensão
-
Agro6 dias agoFenaBio coloca transição energética e novos combustíveis no centro do debate
