Connect with us


Paraná

Com melhor resultado da região Sul, comércio paranaense cresce quase 9% em março

Publicado em

O comércio paranaense cresceu 8,9% no mês de março, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice que engloba todos os setores, inclusive construção civil e automóveis, refere-se à comparação com fevereiro e supera a média nacional (3,6%). Também foi o melhor resultado região Sul, à frente de Santa Catarina (2,4%) e Rio Grande do Sul (-4%). 

O IBGE também aponta um crescimento de 10,7% no varejo em março na comparação com o mesmo mês do ano passado. A variação acumulada no ano (primeiro trimestre) foi de 1%.

Mesmo na pesquisa sem os dois principais setores em volume (construção civil e veículos), houve um aumento de 2,6% nas vendas em março deste ano. No comparativo com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi de 3%.

Os resultados demonstram a continuidade do crescimento econômico do Estado. O Paraná é a quarta maior economia do Brasil e alcançou recentemente a maior participação do PIB nacional da história. Também encerrou o ano passado como líder na geração de empregos na região Sul do Brasil, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Neste ano já acumula um crescimento de 11,1% no setor de serviços no trimestre.

Leia mais:  Gaeco de Ponta Grossa cumpre mandados de busca e apreensão em Jaguariaíva e Ibaiti em operação que apura corrupção e fraudes em transações com bovinos

“Comemoramos mais um mês de bons resultados no comércio do Paraná. O Estado conta com mão de obra qualificada e um cenário econômico e político favorável para levar novas oportunidades de emprego a todas as regiões. Mantemos diversas frentes de cursos profissionalizantes que contribuem para o preenchimento de vagas que exigem qualificação”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

SETORES – Os setores que puxaram os números de março na comparação com o mesmo mês de 2022 foram combustíveis e lubrificantes (13,4%), artigos farmacêuticos (10,6%), móveis e eletrodomésticos (9,9%), veículos e motocicletas (5,5%) e hipermercados, supermercados e produtos alimentícios (2,2%).

No acumulado do primeiro trimestre de 2023, em relação aos primeiros três meses de 2022, os destaques foram eletrodomésticos (13,8%), combustíveis (12%), artigos farmacêuticos (4,6%), móveis e eletrodomésticos (3,5%), veículos e motocicletas (1,9%) e equipamentos e materiais para escritório (1,7%).

Na variação acumulada em 12 meses, o crescimento do segmento de livros, jornais e revistas foi o mais expressivo, chegando a 23,8%, seguido por combustíveis (20,3%) e artigos farmacêuticos (7,7%).

RECEITA – Em relação à receita, houve um aumento de 15,8% no faturamento do comércio no Paraná em março deste ano em relação ao mesmo mês no ano anterior. No acumulado do ano o crescimento foi de 7,8% e nos últimos 12 meses, de 9,7%.

Leia mais:  Unioeste inclui telecirurgia robótica na aprendizagem de estudantes de Medicina

Os segmentos com maior evolução da receita em março, no comparativo com o mesmo mês em 2022, foram artigos farmacêuticos (25,7%) e hipermercados, supermercados e produtos alimentícios (10,8%).

NACIONAL – No resultado nacional, o volume de vendas do comércio varejista ampliado em março de 2023 mostrou aumento de 3,6% frente ao mês imediatamente anterior. A média móvel trimestral foi de 1,5% no trimestre encerrado em março. Frente a março de 2022, o comércio varejista avançou 3,2%, acumulando alta de 1,2% nos últimos 12 meses e, também, de 2,4% no ano.

A alta no mês foi puxada por três das oito atividades que fazem parte do comércio varejista: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%) e móveis e eletrodomésticos (0,3%).

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

4ª Corrida do Porto bate recorde de público e reúne atletas de 15 estados brasileiros

Published

on

A 4ª Corrida e 1ª Meia Maratona do Porto reuniu 3.681 participantes na manhã deste domingo (21), estabelecendo um novo recorde de público para o evento. Dos 4.001 atletas inscritos, mais de 92% compareceram às provas disputadas em Paranaguá. A principal novidade desta edição foi a realização da inédita Meia Maratona, de 21 quilômetros. Os atletas também puderam percorrer os percursos de cinco e de dez quilômetros.  

Ao todo, a competição recebeu corredores de 105 cidades, distribuídas em 15 estados brasileiros, consolidando a Corrida do Porto como um dos principais eventos esportivos do litoral paranaense. Reconhecida como a primeira corrida do mundo a percorrer uma faixa portuária operacional em toda a sua extensão, a prova foi realizada sob tempo firme, permitindo aos participantes apreciar alguns dos cenários mais emblemáticos da área portuária e do Centro Histórico de Paranaguá.

“Fechamos mais uma edição da Corrida do Porto, com quase 4 mil atletas presentes na arena e na faixa portuária, em um dia especial, valorizado por uma paisagem única. Fica aqui o registro do comprometimento da Portos do Paraná com a comunidade portuária e com a nossa comunidade local. Foi um dia de sucesso e de celebração”, resumiu o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

ESPORTE E SOLIDARIEDADE – Além de promover a saúde, o bem-estar e a integração entre o porto e a comunidade — iniciativa que já rendeu premiações internacionais à Portos do Paraná — a Corrida do Porto também se destaca pelo caráter filantrópico.

Toda a renda obtida com as inscrições será revertida para projetos e ações sociais. “Com todas as inscrições, arrecadamos mais de R$ 500 mil. Esses recursos serão destinados à assistência social, assim como já fizemos nas edições anteriores”, completou Garcia.

PARTICIPANTES – A Corrida do Porto contou com a participação do casal octogenário Oromar Antonio Neves e Lúcia Arakaki Neves. Ex-jogador de futebol, Oromar completará 82 anos em julho. Já Lúcia, médica pediatra, completou 80 anos em maio. Juntos, concluíram o percurso de cinco quilômetros em 1h13.

“É muito gratificante. Todo ano que tem a prova, eu e minha esposa participamos. Meu pai foi estivador e passar pelo porto me faz lembrar do tempo em que íamos pescar por aqui”, contou Oromar. 

Leia mais:  Paraná entra na rota dos cruzeiros internacionais com embarque dos primeiros turistas

“A caminhada e a musculação são sempre importantes para mantermos a saúde”, completou Lúcia.

Nascida em Paranavaí e atualmente moradora de Curitiba, Paola Canuto participou da meia maratona de 21 quilômetros. Ela se inscreveu com um dos nomes de equipe mais inusitados do evento: ‘Venci meu sofá’. Foi sua primeira participação na Corrida do Porto e apenas sua segunda meia maratona, concluída com recorde pessoal.

“Eu brinco que o meu sofá tem um poder de abdução sobre mim que é inacreditável. Não sou competitiva, faço o meu melhor. Meu objetivo é concluir a prova feliz, rindo e conversando. Definitivamente, o meu principal adversário é o meu sofá”, brincou.

Gabriel Vieira foi o único diretor da Portos do Paraná a participar e completar os 21 quilômetros. “Foi muito gratificante. Uma prova linda. Nós nos preparamos durante meses para participar da meia maratona e foi fantástico”, destacou o diretor de Operações Portuárias.

VENCEDORES – A prova dos cinco quilômetros, na categoria masculina, teve vitória do curitibano Vitor Bueno de Oliveira. Mantendo um ritmo de 3min17s por quilômetro, ele completou a etapa em 16min26s. “Foi muito legal correr aqui. Foi minha primeira vez dentro do Porto e fiquei bastante impressionado com o que vi, principalmente os navios. A organização do evento está de parabéns”, afirmou.

Entre as mulheres, a vencedora dos 5 quilômetros foi Kelen Caroline Stocco dos Santos Miguel. Ela concluiu o percurso em 19min15s e segue invicta na Corrida do Porto. “Já é o terceiro ano consecutivo que participo e o terceiro ano em que conquisto o primeiro lugar geral. Gosto muito de correr aqui porque é uma prova muito bem organizada. É indescritível correr dentro do Porto”, ressaltou.

Nos 10 quilômetros, a vitória masculina ficou com Luis Fernando Pereira da Cruz, que completou a prova em 33min24s. “Essa prova significa muito para mim. No ano passado, participei dos 15 quilômetros e terminei em quinto lugar geral. Hoje, consegui fazer uma prova sensacional. Correr aqui é maravilhoso, o percurso é incrível”, destacou.

Leia mais:  Pedala Paraná capacita professores para implantação de 20 novas Escolas de Ciclismo no Estado

Na categoria feminina, Daiana Sachett conquistou o título dos 10 quilômetros ao completar a prova em exatos 40min20s. Ela também permanece invicta na competição, acumulando quatro participações e quatro vitórias. “Meu desempenho foi maravilhoso. Quero agradecer à Portos do Paraná por promover uma prova que incentiva as pessoas e nos faz pensar em uma vida melhor, porque o esporte é tudo”, afirmou.

O título masculino da 1ª Meia Maratona do Porto ficou com Henrique de Morais Tavares da Silva, de Curitiba. “Foi uma prova sensacional. O percurso é plano e muito rápido. A temperatura também estava agradável. Consegui concluir em 1h12min02s, minha melhor marca nos 21 quilômetros. Estou muito feliz com o resultado”, comemorou.

Entre as mulheres, Joice Moreira de Souza conquistou o primeiro lugar ao completar o percurso em 1h32min16s. “Foi uma prova muito desafiadora, mas extremamente prazerosa. Me diverti muito. Foi minha primeira vez aqui e achei tudo fantástico”, concluiu.

Os tempos de cada atleta e as posições podem ser conferidas aqui.

ESTRUTURA E SEGURANÇA – Para garantir a máxima segurança dos participantes, as atividades na faixa portuária foram temporariamente suspensas durante a realização da corrida. A concessionária Rumo interrompeu a circulação de trens nos trechos próximos ao Porto e posicionou uma locomotiva junto à largada para marcar simbolicamente o início da prova.

As empresas instaladas na região portuária também colaboraram com o evento, suspendendo temporariamente a movimentação de caminhões durante a passagem dos atletas.

Os corredores contaram com uma estrutura completa montada em frente ao Palácio Taguaré. A arena ofereceu praça de alimentação, espaços de patrocinadores, área de saúde, espaço kids e diversas atrações para o público.

Antes da largada, os participantes realizaram atividades de aquecimento conduzidas por profissionais especializados. Após a prova, puderam personalizar suas medalhas com a gravação do nome e do tempo obtido.

Outra novidade desta edição foi a instalação de uma arquibancada para acomodar familiares, amigos e visitantes. Do local, o público acompanhou de perto a chegada dos atletas em um dos cenários mais singulares do esporte brasileiro.

Mais fotos do evento aqui.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262