Connect with us


Paraná

Com mais de 2 mil projetos, Paraná tem participação de destaque no Novo PAC Seleções

Publicado em

O prazo de envio de propostas para o Novo PAC Seleções encerrou com números superlativos, tanto para o Estado quanto para os municípios paranaenses, que apresentaram 2.057 projetos que visam a melhoria da qualidade de vida da população. O PAC Seleções é um programa federal que tem como objetivo atender os projetos prioritários apresentados por prefeitos e governadores em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura social e urbana e mobilidade.

No total, são R$ 65,2 bilhões a serem investidos nacionalmente em 27 modalidades executadas pelos ministérios das Cidades, Saúde, Educação, Esporte, Cultura e Justiça. O programa é considerado uma forma de ampliar a captação de recursos por todos os Estados.

O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, destacou o grande número de propostas feitas pelo Paraná – 381 municípios participaram enviando, ou 95% do total. Essa participação foi alcançada com o auxílio de um programa do Estado, o Conecta399. Iniciativa de planejamento e estímulo ao desenvolvimento territorial do Paraná, o Conecta399 é estruturado em eixos de capacitação, projetos, fomento e interlocução. Ele se destina a fortalecer as redes de parcerias e multiplicar políticas públicas efetivas em diversas áreas.

Leia mais:  PM apreende 1,3 mil pacotes de cigarros em Santa Terezinha de Itaipu e Toledo

Desde o início da divulgação do Novo PAC Seleções, o Conecta399 informou, em sua rede de Interlocutores, detalhes e orientações sobre as oportunidades. “Os municípios maiores têm boa estrutura para buscar recursos, enquanto os pequenos muitas vezes não conseguem captá-los, pela dificuldade de escrever os projetos e de buscar oportunidades. Esses números dão orgulho por mostrar que estamos no caminho certo de promover o apoio aos municípios, atendendo a população”, diz Guto Silva.

O diretor de Projetos da Secretaria do Planejamento, Marcos Junior Marini, também enfatiza os números do Novo PAC Seleções. “Trata-se de uma grande oportunidade para trazer recursos aos municípios, visando a implementação de políticas públicas e projetos para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população paranaense”, diz Marini.

PARTICIPAÇÃO SIGNIFICATIVA – O Estado apresentou 206 propostas, com predomínio dos projetos de abastecimento de água rural e prevenção a desastres (drenagem urbana). Já os municípios paranaenses protocolaram 1.851 propostas, com ênfase nas políticas de educação e de saúde.

“A participação significativa do Estado e dos municípios representa o compromisso e a seriedade governamental com a implementação de projetos para melhoria da qualidade de vida da população”, analisou o coordenador de Apoio ao Planejamento Municipal da Secretaria do Planejamento, Marcelino Manhani Junior.

Leia mais:  Estande da Portos do Paraná na 28ª Intermodal recebeu mais de 5,4 mil visitantes

Com base nas informações coletadas pelo Conect399, a Secretaria do Planejamento enviou a cada município o recorte individual de propostas que poderiam ser feitas ao PAC Seleções, de acordo com os critérios determinados pelo governo federal. Regras específicas, como as da prevenção de desastres ambientais, foram enfatizadas.

O Conecta399 também fez uma grande sensibilização às secretarias estaduais quanto à importância das propostas contemplando os municípios, como estratégia de promoção do desenvolvimento territorial do Paraná. Foram recebidos ofícios dos municípios indicando necessidades, os quais foram remetidos às devidas secretarias.

CAPACITAÇÃO PARA O TRANSFEREGOV – Em meados de agosto o Conecta399 disponibilizou, por meio da Escola de Gestão do Paraná, vinculada à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP), uma trilha de capacitação para a Plataforma TransfereGov aberta a todos os servidores. Destinada às orientações sobre como operar o sistema, foi oferecida com antecedência uma preparação para oportunidades com prazos curtos, tais como as do Novo PAC. 

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

A pedido do MPPR, Judiciário determina que Município de União da Vitória adote medidas estruturais para prevenção e enfrentamento das enchentes sazonais

Published

on

A partir de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 6ª Promotoria de Justiça de União da Vitória, no Sudeste do estado, o Judiciário determinou que o Município adote providências estruturais e preventivas para o enfrentamento das enchentes sazonais na cidade. A decisão liminar impõe prazo de 15 dias para que a administração municipal apresente planos de adequação e relatórios técnicos voltados à gestão do desastre.

Áudio do Promotor de Justiça Thimotie Aragon Heemann

A judicialização ocorreu após o Ministério Público constatar a ausência de uma política pública efetiva para lidar com as cheias do Rio Iguaçu, fenômeno histórico que atinge a região periodicamente. O cenário gerou especial preocupação diante das previsões meteorológicas para este ano, que apontam a intensificação das chuvas em decorrência do fenômeno climático El Niño.

Na ação, a Promotoria de Justiça aponta falhas em todo o ciclo de gestão de desastres pela prefeitura, desde a prevenção até a recuperação. Entre os problemas identificados ao longo das investigações, estão a inadequação dos abrigos públicos, a falta de protocolos para o resgate de animais, a ausência de manutenção preventiva na rede de drenagem e a ocupação irregular de áreas de risco.

Leia mais:  Excelência ambiental: aterro da Sanepar mantém selo internacional ISO 14.001

Cronograma e metas – Ao acatar parcialmente os pedidos liminares do MPPR, a 2ª Vara da Fazenda Pública de União da Vitória determinou a apresentação de um plano com cronograma e metas para tornar os abrigos municipais integralmente operacionais. Os espaços deverão contar com infraestrutura sanitária, água potável, segurança alimentar, acessibilidade e condições para receber os animais domésticos das famílias desalojadas.

A decisão também obriga o Município a apresentar relatórios sobre o estado de conservação da rede municipal de drenagem pluvial e do esgotamento sanitário, bem como das vias urbanas, identificando trechos com risco de deslizamentos. Foi exigido ainda um plano de fiscalização ativa para impedir novas ocupações e edificações em zonas de restrição ambiental e de uso restrito, independentemente de denúncias prévias.

Em caso de descumprimento injustificado de qualquer uma das obrigações, foi fixada multa diária no valor de R$ 2 mil.

Processo 0005862-83.2026.8.16.0174

Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262