Paraná
Com investimento de R$ 11,2 milhões, Estado inaugura nova Maternidade de Paranaguá
O Governo do Paraná inaugurou nesta quinta-feira (02) a nova Maternidade Maria de Lourdes Elias Nunes, em Paranaguá, no Litoral. Com investimento de R$ 11,2 milhões, a unidade funcionará anexa ao Hospital Regional, servindo de referência para os sete municípios da região ao ampliar o acesso a serviços especializados e reduzir a necessidade de deslocamentos para outras localidades.
O vice-governador Darci Piana acompanhou a inauguração e destacou que estruturas como esta ajudam a diminuir distâncias na saúde do Paraná. “Desde o início do nosso governo procuramos atender cada vez mais e melhor a nossa gente. Investimos mais de R$ 3 bilhões na saúde do Estado, com hospitais regionais, reforma dos existentes, ambulatórios e hoje essa maternidade, que vai desafogar os atendimentos do Hospital Regional do Litoral”, afirmou. “Estamos acabando com o turismo de ambulância no Paraná, graças a esse grande aporte na saúde”.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a maternidade representa um avanço na qualificação da assistência materno-infantil no Paraná. “Saúde não tem missão cumprida. Nós estamos entregando mais um equipamento aguardado há muito tempo e que, a partir da próxima segunda-feira, todo o serviço de maternidade será feito aqui. Mesmo sendo um prédio com mais de 20 anos, virou uma unidade zero-quilômetro, cumprindo todas as normas e que atenderá com respeito e dignidade toda a população do Litoral”, afirmou o secretário. “Fora isso, estamos investindo em Matinhos, vamos lançar o hospital de Guaratuba, então estamos reforçando as maternidades de baixo risco para ficarmos com essa de Paranaguá mais preparada para o alto risco. Esse é o Governo do Paraná, há sete anos entregando obras e encurtando distâncias, cuidando da saúde dos paranaenses”, acrescentou.
ESTRUTURA – Com área total de 1,2 mil metros quadrados, a maternidade foi projetada para oferecer um ambiente acolhedor, seguro e alinhado às diretrizes de humanização do cuidado. A estrutura conta com 23 leitos de internação em enfermaria, além de três leitos de observação, destinados ao monitoramento clínico das pacientes.
A unidade será referência para os sete municípios do litoral paranaense: Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba. A estrutura foi concebida para atender às normas sanitárias vigentes e boas práticas assistenciais, priorizando o bem-estar da gestante, do recém-nascido e de seus acompanhantes durante todas as fases do atendimento, da admissão ao puerpério.
Um dos diferenciais da maternidade é a implantação de cinco leitos do tipo PPP (pré-parto, parto e pós-parto), modelo que permite que todo o processo do nascimento ocorra no mesmo ambiente, promovendo maior conforto, privacidade e vínculo entre mãe e bebê. Essa abordagem está alinhada às políticas públicas de incentivo ao parto humanizado, reduzindo intervenções desnecessárias e favorecendo melhores desfechos clínicos.
Para o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, a inauguração da Maternidade de Paranaguá reforça o compromisso do Estado com os paranaenses. “Uma entrega repleta de simbolismo. Estamos na cidade-mãe do Paraná inaugurando uma maternidade. Eu sempre digo que é importante cuidarmos das mães, pois quem não cuida delas, do nascimento, não cuida da vida. O Paraná é referência nesse atendimento, desde a maternidade, o pré-natal, para que tenhamos nascimentos felizes e com muita saúde no Paraná”, disse. “Sabemos que a infraestrutura é importante para dar condições à equipe médica de prestar um bom trabalho. Paranaguá merecia essa maternidade adequada, moderna e linda como está aqui hoje. Depois dela, você tem que ver creches para que a mãe possa trabalhar, depois tem escola, então o Paraná olha para toda essa trajetória. É um governo que cuida das pessoas”, acrescentou Guto Silva.
- R$ 100 milhões: Ratinho Junior anuncia construção do Hospital Bairro Novo, em Curitiba
-
Saúde perto de casa: Unidade Mista de Maria Helena transforma a vida de moradores
Do ponto de vista estrutural, foram incorporadas melhorias que impactam diretamente na logística e segurança assistencial. Entre elas, destaca-se a instalação de um novo elevador, garantindo acessibilidade plena para as pacientes, acompanhantes e equipes de saúde. Além disso, foi implantado um corredor coberto com ligação direta ao centro cirúrgico do hospital, proporcionando maior agilidade e segurança em casos que demandem intervenção imediata.
O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, salientou a relevância da maternidade para a região. “Hoje é um dia muito importante, não somente para Paranaguá, mas para todo o Litoral. É mais uma de tantas obras que o Governo do Estado tem entregue, tirando do papel sonhos de mais de 50 anos. Isso é cuidado com o povo de Paranaguá, com o povo do litoral paranaense”, disse.
PRESENÇAS – Participaram da inauguração o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Alexandre Curi; a deputada estadual Márcia Huçulak; prefeitos e demais autoridades locais.
Fonte: Governo PR
Paraná
Construção de complexo religioso em Piraquara reforça turismo da fé no Paraná
O governador em exercício Darci Piana participou neste sábado (27) da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro de Evangelização Terra Prometida, da Associação Evangelizar É Preciso, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Idealizado pelo padre Reginaldo Manzotti, o complexo está sendo implantado em uma área de 84 alqueires e será destinado à realização de celebrações religiosas, retiros, encontros, acampamentos e outras atividades voltadas à evangelização e ao turismo religioso.
Piana destacou a importância do empreendimento para o fortalecimento da fé, do turismo e do desenvolvimento regional. “Há mais de 20 anos o padre Reginaldo Manzotti tem o seu projeto de evangelização, que agora se completa com esta obra. Ela vai ajudar no desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, especialmente de Piraquara”, disse.
“A maior parte da cidade está em uma área de preservação, então ela não pode receber indústrias. Mas terá um crescimento fantástico impulsionado pelo turismo religioso, com hotéis, pousadas, restaurantes e bares que serão instalados aqui para atender os peregrinos”, salientou o governador em exercício.
O Centro de Evangelização Terra Prometida foi concebido para atender o crescente número de fiéis que acompanham o trabalho da Associação Evangelizar É Preciso e do padre Reginaldo Manzotti. O projeto prevê um amplo espaço para grandes celebrações, infraestrutura para acolhimento de peregrinos e visitantes e áreas destinadas a encontros religiosos.
Dos 84 alqueires da propriedade, cerca de 44 permanecerão preservados como reserva florestal, conciliando a implantação do complexo com a conservação ambiental.
“Este espaço será muito bem usado para tocar os corações, levar as pessoas a ficarem mais próximas de Deus e, sem dúvida, ao aprofundamento da espiritualidade. O sentimento neste momento é de gratidão”, disse o padre Reginaldo Manzotti.
A implantação vai ocorrer de forma gradativa, com as licenças ambientais em análise junto ao Instituto Água e Terra (IAT), que já liberou a etapa de terraplanagem em parte do terreno e está analisando os documentos para emissão da Licença de Instalação. Atualmente, o espaço já recebe visitantes e grupos de oração em atividades promovidas pela associação.
APOIO DO ESTADO — O Governo do Paraná também vai apoiar a implantação do empreendimento por meio de investimentos em infraestrutura viária para garantir o acesso ao complexo. As intervenções incluem a pavimentação e melhoria de aproximadamente 10 quilômetros de vias rurais e urbanas nos bairros Cayva, Planta Deodoro e Recreio da Serra, além da implantação das alças de acesso ao viaduto no Contorno Leste (BR-116), na ligação com a Rua Isídio Alves Ribeiro. O projeto do dispositivo está em análise pela concessionária responsável pelo trecho.
O apoio estadual foi reforçado em abril deste ano, quando o governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu o padre Reginaldo Manzotti no Palácio Iguaçu para discutir o andamento do projeto e as obras necessárias para facilitar o acesso dos milhares de visitantes esperados.
Para o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o empreendimento representa uma oportunidade para impulsionar o desenvolvimento do município, com geração de empregos, fortalecimento do comércio e expansão da atividade turística.
“A implantação desse grande parque religioso vai mudar a vida da cidade, que tem o menor PIB per capita do Paraná e precisa se reinventar a cada dia”, disse. “Esta é uma oportunidade única de achar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação por meio do turismo religioso”.
TURISMO RELIGIOSO — O Paraná reúne um dos principais polos de turismo religioso do País. Dos mais de 2.100 atrativos turísticos catalogados no Estado, 494 estão ligados à fé e à espiritualidade, fazendo do segmento o terceiro com maior número de atrativos, atrás apenas do turismo cultural e do ecoturismo.
“Este espaço vai consolidar ainda mais o turismo religioso no Paraná. Existia esse sonho do padre Reginaldo Manzotti de implantar um santuário, porque Curitiba e mesmo o Paraná não contavam com um projeto tão grande como este”, explicou Eliseu Rocha, coordenador do Comitê Institucional de Turismo Religioso do Paraná. “Temos os santuários de Bandeirantes, do Rocio e vários outros, mas com esse espaço que agrega a natureza e sustentabilidade com o projeto de evangelização, será o maior do Estado”.
O crescimento da atividade é observado em diferentes regiões. Em Itaipulândia, no Oeste, mais de 90 mil visitantes passaram pelos atrativos religiosos em 2024, número 124% superior ao registrado em 2019. O município abriga a maior estátua de Nossa Senhora Aparecida do Sul do Brasil e integra a Rota da Fé, juntamente com Entre Rios do Oeste, Santa Helena, Missal e Medianeira.
Outro destaque é Lunardelli, no Norte do Estado, que recebe aproximadamente 400 mil visitantes por ano que buscam pelo Santuário Santa Rita de Cássia e a Gruta Santa Rita. Com o novo Centro de Evangelização Terra Prometida, Piraquara passa a integrar esse conjunto de grandes destinos voltados ao turismo religioso, ampliando a oferta de atrativos e fortalecendo o segmento.
PRESENÇAS — Também acompanharam a agenda o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o deputado federal Sandro Alex; a deputada estadual Márcia Huçulak; o arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo; e demais autoridades.
Fonte: Governo PR
-
Paraná7 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Paraná7 dias agoPrevisão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto
-
Esportes5 dias agoFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
Entretenimento7 dias agoLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Educação5 dias agoObmep premia 682 estudantes com medalhas de ouro em cerimônia
-
Polícial7 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Polícial7 dias agoPCPR prende homem investigado por furto em Marmeleiro
-
Política Nacional4 dias agoComissão aprova criação de cadastro no SUS para mulheres vulneráveis com risco de câncer
