Paraná
Com atividades educativas, Estação Sanepar visita escolas em Ponta Grossa e região
A Estação Sanepar, a mais nova ferramenta de educação ambiental da Companhia, chegou a Ponta Grossa, nos Campos Gerais, nesta semana, em visita à Escola Municipal Protázio Scheifer, na Vila Romana. Durante todo o dia, os 164 alunos da unidade puderam participar das atividades educativas direcionadas à conscientização para a conservação dos recursos hídricos. Um dos atrativos é a personagem Sane, mascote da Sanepar que interage com as crianças. Ela usa máscara de super-heroína, galochas e vestido azuis, da cor da empresa.
A gestora de educação socioambiental da Sanepar, Rosélis Presznhuk, explica que a Estação Sanepar foi desenvolvida para trabalhar de forma leve e lúdica temas de saneamento e sustentabilidade com alunos do ensino fundamental de escolas municipais. Num vídeo de animação, a mascote Sane fala de todo o processo da água, desde a captação, o tratamento, a distribuição, o uso consciente da água na residência, a geração do esgoto, o tratamento, e o lançamento do efluente tratado no ambiente.
A Estação Sanepar tem outras ferramentas, como brincadeiras e jogos educativos de tabuleiro, cartas, dados e quebra-cabeça gigantes, que exploram outros assuntos importantes, como os usos múltiplos da água, bacia hidrográfica e pegada hídrica.
A coordenadora pedagógica da Escola Protázio, Patrícia Góes, considerou a atividade bastante produtiva, e que auxilia a equipe pedagógica no trabalho com o tema. “O trabalho foi bem produtivo, ligando com os conteúdos da disciplina de ciências e a questão da economia de água, que trabalhamos de forma interdisciplinar aqui na escola. Com os jogos, as crianças puderam fixar bem os conteúdos, e a presença da Sane pode deixar bem lúdico esse conteúdo”, disse.
REGIÃO – Além de Ponta Grossa, em novembro a Estação Sanepar passou por escolas municipais de Arapoti, Sengés, Piraí do Sul, Carambeí, Prudentópolis e Guamiranga. Ao todo, já foram mais de 1,3 mil alunos atendidos.
Na primeira semana de dezembro, as cidades de Antônio Olinto, São João do Triunfo, Porto Vitória e Bituruna receberão a Estação, que depois partirá para o Litoral, onde permanecerá até o mês de fevereiro, como parte da programação da temporada do Verão Maior Paraná.
Fonte: Governo PR
Paraná
Em Caiobá: Vasco, Chapecoense e Atlético sobem ao pódio do Brasil Open de Beach Soccer
A Arena de Esportes do Verão Maior Paraná, instalada no posto fixo de Caiobá, em Matinhos, foi palco neste domingo (1º) do encerramento do Brasil Open de Beach Soccer, etapa do Circuito Brasil de Beach Soccer. A competição integrou a programação esportiva do Verão Maior Paraná e reuniu equipes tradicionais do cenário nacional ao longo de três dias de disputas.
Na grande final, o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, confirmou o título ao vencer a Chapecoense, de Santa Catarina, pelo placar de 17 a 1. A decisão de terceiro lugar encerrou com vitória do Atlético Beach Soccer por 7 a 6 contra a equipe do Rio Branco.
Campeão do torneio, o atleta Mauricinho, eleito o melhor jogador de futebol de areia do mundo em 2017 e campeão mundial pela Seleção Brasileira da modalidade, destacou a importância da conquista e da etapa realizada no Paraná.
“Para mim é uma alegria muito grande estar vestindo a camisa do Vasco. Eu sou vascaíno. Em todas as competições e todos os lugares que eu vou, faço questão de falar isso. Agradecer a todos do Paraná por essa oportunidade e ao Circuito Brasil de Beach Soccer. Estou muito feliz”, disse.
“Respeitamos todos os adversários, mostramos um pouco do nosso futebol e do nosso dia a dia de treino. Espero voltar para essa praia maravilhosa, com campo bom e tempo bom. É isso que o beach soccer gosta”, afirmou o jogador.
Para o diretor de Fomento e Promoção do Esporte da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), Clesio Prado, o encerramento do Brasil Open confirma o sucesso do beach soccer dentro da programação do Verão Maior Paraná. “Vivenciamos dias de competições com altíssimo nível técnico, consolidando aquilo que já havia sido demonstrado na Copa Sul e reforçando a força da modalidade no nosso litoral”, afirmou.
Segundo ele, a presença de clubes tradicionais e de equipes paranaenses foi determinante para o êxito da etapa. “Tivemos equipes de projeção nacional, atletas de Seleção Brasileira, além dos representantes do Paraná, que valorizaram ainda mais o evento. Isso demonstra a qualidade da modalidade, a grande participação do público e a capacidade do Paraná em sediar competições esportivas de alto nível”, destacou.
A realização do Brasil Open em Caiobá reforça o espaço do beach soccer dentro da programação esportiva do Verão Maior Paraná, iniciativa do Governo do Estado que promove atividades gratuitas de esporte, lazer e entretenimento durante a temporada de verão. A proposta é ampliar o acesso da população a eventos esportivos de alto nível, além de impulsionar o turismo e a economia local no Litoral paranaense.
Com a etapa encerrada, o beach soccer se consolida como uma das modalidades de destaque do projeto, atraindo atletas, equipes e público, e fortalecendo o Paraná no calendário nacional dos esportes de areia.
Fonte: Governo PR
-
Agro6 dias agoProdução de algodão no Brasil se mantém estável em janeiro, aponta StoneX
-
Polícial5 dias agoPCPR prende homem condenado por violência doméstica em Guaratuba
-
Polícial6 dias agoCCOMSOC – INFORMATIVO OPERAÇÃO VERÃO/EDIÇÃO 05
-
Paraná4 dias agoMutirão Emprega Mais oferece 2 mil vagas e atende mais de mil pessoas em Curitiba
-
Paraná5 dias agoPrimeiro voo para o Canadá do Ganhando o Mundo 2026 leva 20 estudantes paranaenses
-
Agro5 dias agoBRDE movimenta R$ 1,26 bilhão no agro paranaense e reforça presença no Show Rural Coopavel 2026
-
Paraná5 dias agoParaná ofertará novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês em fevereiro
-
Política Nacional6 dias agoComissão aprova projeto que permite levar bicicletas no transporte coletivo
