Connect with us


Paraná

Com 786 mil cirurgias eletivas, Paraná alcança recorde de procedimentos em 2025

Publicado em

O Paraná alcançou em 2025 o maior volume já registrado de cirurgias eletivas no sistema público estadual de saúde e consolidou um avanço expressivo na assistência hospitalar. Ao todo, foram 786.107 cirurgias realizadas no ano passado, uma média de 65.500 por mês, 2.183 por dia ou cerca de 100 por hora. É o melhor resultado da série histórica.

O número de 2025 representa aumento de 61% em relação ao de 2022, primeiro ano do programa Opera Paraná, que fechou com 488.441 procedimentos. Em 2023 foram contabilizadas 600.348 cirurgias e em 2024, 697.077.

O Opera Paraná tem elevado de forma contínua o número de procedimentos, estabelecendo um novo padrão de acesso à cirurgia eletiva no Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná. Ele foi criado para reduzir filas e ampliar o acesso a cirurgias de média e alta complexidade em todas as regiões do Estado. É um dos maiores programas do País, com investimento acumulado de R$ 1,3 bilhão.

O recorde alcançado em 2025 reforça a expansão da rede assistencial e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à redução das filas e à ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos no Estado. O numero também é 115,8% maior que o de 10 anos atrás: em 2015 foram 364.260 procedimentos.

Leia mais:  Com novos decretos, Paraná vai ajudar 34 cidades em situação de emergência ou calamidade

“O Paraná mantém um ritmo crescente de cirurgias eletivas depois da pandemia de Covid-19, ampliando o acesso da população a esse atendimento e reduzindo o tempo de espera. O Opera Paraná tornou-se uma política estruturante da saúde pública estadual”, destaca o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Os dados demonstram a ampliação da rede assistencial e a integração entre Estado e municípios para acelerar os atendimentos. Tenho muito orgulho de ver esse projeto transformando realidades em todas as regiões do Paraná”.

PROGRAMA OPERA – O programa reúne hospitais públicos estaduais e municipais, além de unidades privadas contratualizadas, que recebem remuneração complementar para reforço de equipes e ampliação da estrutura assistencial. A estratégia tem como objetivo aumentar a capacidade cirúrgica e reduzir as filas de espera em todas as regiões do Estado. Entre as especialidades com maior demanda estão cirurgia geral, urologia, ortopedia e ginecologia.

Leia mais:  Paraná tem previsão de tempestades nesta quinta-feira, informa o Simepar

Ele passou por várias fases, com aportes constantes para acelerar os procedimentos. É uma estratégia para otimizar o acesso a procedimentos médicos essenciais, visando aprimorar a qualidade do atendimento em saúde no Estado.

Maria Salete Correia, moradora de Nova Esperança do Sudoeste, sofre de artrose há mais de 20 anos. Em 2024, ela realizou uma cirurgia no quadril, no Hospital Regional de Guarapuava, por meio do programa. “Correu tudo bem, hoje estou bem, andando bem. Tenho bastante problema nessa região e com essa nova cirurgia, melhorei muito”, conta.

NOVO CICLO DE EXPANSÃO – Para 2026, o Governo do Estado prepara novos aportes para dar continuidade e acelerar o programa, ampliando ainda mais a capacidade cirúrgica e o acesso da população aos procedimentos eletivos. A estratégia prevê a continuidade da integração entre hospitais públicos estaduais e municipais e unidades privadas contratualizadas, além do reforço das equipes e da ampliação da oferta de procedimentos em especialidades de maior demanda. O anúncio do investimento vai acontecer em breve.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Ministério Público do Paraná denuncia pelos crimes de tortura, lesão corporal e violência psicológica homem que agrediu esposa em Capitão Leônidas Marques

Published

on

O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Capitão Leônidas Marques, no Oeste do estado, denunciou por tortura, lesão corporal e violência psicológica um homem que praticou atos de violência contra a própria companheira, de 65 anos, em 22 de agosto último. A ação penal já foi recebida pelo Judiciário e tramita sob sigilo para preservação da intimidade da vítima.

Áudio do Promotor de Justiça Renato Sampaio Cavalheiro

Segundo as apurações, na data dos crimes, no interior da residência do casal, no Distrito de Alto Alegre do Iguaçu, em Capitão Leônidas Marques, o autor, um homem de 60 anos, valendo-se da condição de vulnerabilidade da vítima e da relação doméstica que mantinham, agrediu a esposa com socos, tapas e golpes na cabeça e no rosto utilizando um martelo de borracha. As agressões, que foram iniciadas após uma discussão, causaram graves lesões na ofendida.

Ao oferecer a denúncia, o Ministério Público sustentou o uso de meio cruel para a prática criminosa, uma vez que o agressor submeteu a vítima a intenso e continuado sofrimento físico e mental. Além das agressões físicas, o MPPR apontou a prática de violência psicológica reiterada durante toda a noite, com o ofensor limitando o direito de ir e vir da esposa e manipulando-a mediante constrangimentos para que não buscasse auxílio médico ou policial.

Leia mais:  PMPR apreende 430 quilos de drogas em ações distintas no Interior

Para garantir a proteção imediata da vítima, o Ministério Público requereu a manutenção da prisão preventiva do réu, que já está detido. Além disso, visando à reparação dos danos causados à mulher, pleiteou a fixação de valor mínimo de R$ 20 mil a título de indenização pelos danos causados.

Processo 0002402-36.2026.8.16.0062

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262