Connect with us


Agro

Clima continua afetando o plantio da safra de soja

Publicado em

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostram que apenas 57,6% da área planejada para o ciclo 2023/24 de soja foi semeada, um índice inferior ao registrado no mesmo período do ano anterior, que foi de 66%.

Este atraso no plantio é atribuído a condições climáticas desfavoráveis em várias regiões produtoras de soja. Em locais como Mato Grosso, a irregularidade das chuvas retardou o processo de plantio, resultando em replantios em algumas áreas. Apesar disso, a maioria das plantações está apresentando um desenvolvimento aceitável, mesmo com as precipitações abaixo da média.

Outros estados como Goiás e Mato Grosso do Sul também enfrentam desafios similares, com a necessidade de replantio em determinadas áreas devido à falta de umidade no solo. Enquanto isso, regiões como Rio Grande do Sul e Paraná lidam com excesso de umidade, embora as condições climáticas estáveis estejam permitindo um progresso satisfatório das plantações.

No que diz respeito ao milho, os números também mostram um atraso na semeadura, atingindo 45,8% da área prevista, comparado a 53,9% do mesmo período no ano passado. A escassez de chuvas está afetando o desenvolvimento das plantações, especialmente em locais como Minas Gerais e Bahia.

Leia mais:  Investimento em tecnologia agrícola impulsiona crescimento do seguro de maquinário no Mato Grosso

As previsões climáticas indicam mais desafios pela frente. Para o Centro-Oeste, espera-se uma onda de calor até meados de novembro, o que pode reduzir a umidade do solo e dificultar o plantio e crescimento das culturas.

Já para o Sul do país, há previsão de chuvas intensas, podendo superar os 150 mm, o que pode impactar negativamente, especialmente nas plantações de trigo.

Fonte: Pensar Agro

Comentários Facebook

Agro

Rural Show projeta novo salto em negócios e reforça avanço do agro

Published

on

A cidade de  Ji-Paraná (373 km da capital, Porto Velho), se prepara para a 13ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, que será realizada entre 25 e 30 de maio. A expectativa é de ampliar novamente o volume de negócios e consolidar a feira como uma das principais vitrines do agronegócio na região Norte. Na edição de 2025, o evento movimentou cerca de R$ 3,5 bilhões em negócios, com mais de 270 mil visitantes e cerca de 650 expositores, segundo o governo estadual. Para 2026, a projeção do setor é de crescimento, puxado pela maior demanda por tecnologia, crédito e soluções produtivas no campo.

Realizada em um momento de expansão da fronteira agrícola no Norte, a feira tem ganhado peso não apenas regional, mas também nacional, ao reunir produtores, empresas, instituições financeiras e centros de pesquisa em um ambiente voltado à geração de negócios. A expectativa é de que a edição deste ano mantenha o ritmo de crescimento, impulsionada principalmente por investimentos em mecanização, irrigação e genética animal.

Leia mais:  Calor extremo pode inviabilizar cultivo de alface em campo aberto no Brasil até 2100

O avanço da Rondônia Rural Show acompanha a própria evolução do agronegócio no Estado. Rondônia vem ampliando sua participação na produção nacional, com destaque para a pecuária de corte e leite, além do crescimento da soja e do milho. Esse movimento tem elevado a demanda por tecnologia e assistência técnica, abrindo espaço para eventos que conectam oferta e demanda dentro do setor.

A feira também se consolida como plataforma de acesso a crédito. Instituições financeiras costumam concentrar no evento o lançamento de linhas de financiamento e condições especiais para aquisição de máquinas, equipamentos e insumos. Em um cenário de maior seletividade no crédito rural, esse tipo de ambiente ganha relevância para o produtor que busca viabilizar investimentos.

Outro eixo do evento é a difusão tecnológica. Empresas e instituições apresentam soluções voltadas ao aumento de produtividade e à redução de custos, com foco em sistemas mais eficientes e adaptados às condições da região Norte. A presença de startups e empresas de inovação tem crescido, refletindo a digitalização do campo.

Além da agricultura e da pecuária, a feira abre espaço para cadeias emergentes e produtos de valor agregado, ampliando as oportunidades para pequenos e médios produtores. A diversidade de expositores e a programação técnica reforçam o caráter de capacitação e atualização profissional do evento.

Leia mais:  Investimento em tecnologia agrícola impulsiona crescimento do seguro de maquinário no Mato Grosso

Serviço
Evento: 13ª Rondônia Rural Show Internacional
Data: 25 a 30 de maio de 2026
Local: Rodovia BR-364, km 333 (11 km de Ji-Paraná, sentido Presidente Médici)
Cidade: Ji-Paraná (RO)

Fonte: Pensar Agro

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262