Connect with us


Brasil

Caravana da Inovação debate o futuro sustentável e digital dos portos no Rio de Janeiro

Publicado em

O segundo dia do Fórum Comexlog RJ 2025 foi dedicado à 5ª edição da “Caravana da Inovação Portuária”, uma iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Hub de Inovação Brasil Export. Realizado nesta quarta-feira (15), o evento promoveu uma imersão no futuro do setor, com debates focados em inovação, financiamento, segurança e sustentabilidade.

Representando o ministério, o diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação, Tetsu Koike, explicou que o objetivo da Caravana, que já passou por Recife, Salvador, São Luís e Fortaleza, é conectar especialistas de dentro e fora do setor. “Não basta comprar tecnologia. Temos que desenvolver a cultura, a organização e a estruturação da inovação em nossos portos, tanto nos portos públicos organizados como nos terminais privados”, afirmou.

“Não basta comprar tecnologia. Temos que desenvolver a cultura, a organização e a estruturação da inovação em nossos portos” Tetsu Koike

A programação aprofundou temas essenciais para a modernização dos complexos portuários. O primeiro painel do dia, “Cultura organizacional para inovação: do discurso à ação”, abordou os caminhos para que as empresas do setor incorporem novas tecnologias de forma eficaz. Em seguida, o debate sobre “Inovação na segurança pública portuária” discutiu o impacto de soluções tecnológicas na relação porto-cidade.

Leia mais:  Mulheres ainda recebem 21% menos que homens em empresas com 100 ou mais funcionários

O evento contou ainda com uma série de apresentações institucionais que trouxeram casos práticos e novas perspectivas de inovação. Foram compartilhadas experiências de grandes empresas sobre transformação sustentável, a visão de entidades como o Sistema Firjan sobre indústria criativa e soluções tecnológicas em áreas como conectividade e imageamento aplicados aos portos, enriquecendo o debate com exemplos reais do mercado.

Tetsu Koike fala em painel temático
Tetsu Koike fala em painel temático

Também houve espaço para o ecossistema de startups, que apresentaram soluções inovadoras em sessões de pitches. O encerramento dos debates foi marcado pelo painel “Portos, Carbono e Energia de Fontes Renováveis”, que tratou dos novos marcos regulatórios e das oportunidades para a transição energética no setor, um dos pilares da agenda de sustentabilidade do MPor.

Porto Sem Papel
Um dos destaques do dia foi a apresentação do programa Porto Sem Papel (PSP), conduzida pelo coordenador do projeto no MPor, Carlos Tiego Arruda. A iniciativa, que funciona como uma janela única portuária, centraliza a troca de informações e documentos entre os diversos órgãos públicos e os agentes privados que atuam nos portos, eliminando a necessidade de papel e reduzindo a burocracia.

Leia mais:  Parceria entre Ministério da Saúde e Caixa garante cerca de R$ 1 bilhão para instituições filantrópicas

Conforme explicou Arruda, o tempo de embarcação parada, aguardando anuência e operações locais, impacta diretamente a emissão de gases. E o sistema reduz consideravelmente esse tempo. “O Porto Sem Papel, além de ser um sistema que gera eficiência, segurança e transformação digital nas operações portuárias, ele também é uma ferramenta de sustentabilidade”, ressaltou.

A apresentação destacou a ampla capilaridade do sistema, que já está implantado nas cinco regiões do país. Atualmente, 100% dos Portos Públicos utilizam a ferramenta, além de mais de 167 terminais de uso privado (TUP), o que corresponde a 80% do total.

A programação do Caravanas da Inovação segue até a próxima sexta (17), com mais eventos, como o CONECTA CAIS 2025 e visita às instalações do Porto do Açu.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

Comentários Facebook

Brasil

3º Prêmio Nacional de Fotografia: acompanhe o cronograma da premiação

Published

on

A votação do 3º Prêmio Nacional de Fotografia – Olhares da Aquicultura e termina no dia 30/08. Organizado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), para participar os aquicultores (de águas da União) enviaram as fotos no Relatório Anual de Produção (RAP) pelo Sistema Nacional de Autorização de Uso de Águas da União para Fins de Aquicultura (SINAU) 

Cronograma: 

  • Inscrições: até 12 de janeiro de 2026. 
  • Comissão de Avaliação: em até 60 dias úteis após a publicação do edital. 
  • Seleção das fotografias – 1ª etapa: até 12 de junho de 2026. 
  • Divulgação das fotografias selecionadas: até 26 de junho de 2026. 
  • Prazo de recursos: até 3 dias úteis após a divulgação do resultado da seleção. 
  • Votação popular: a 30 de agosto. 
  • Resultado: previsto para até 1º de setembro de 2026. 
  • Cerimônia de premiação: data a ser divulgada. 

Agora é sua vez de participar!  

Leia mais:  Parceria entre Ministério da Saúde e Caixa garante cerca de R$ 1 bilhão para instituições filantrópicas

As fotografias selecionadas já estão disponíveis para votação. Escolha a imagem que melhor representa a aquicultura brasileira e ajude a definir os vencedores.  

Vote aqui!

Matheus Silveira  

Ministério da Pesca e Aquicultura  

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262