Política Nacional
Câmara homenageia artistas que se destacam por meio do humor; assista
O Prêmio Paulo Gustavo, concedido pela Câmara dos Deputados, foi entregue na quarta-feira (26) a cinco personalidades que fazem do humor ferramenta de valorização da cultura brasileira.
Os agraciados desta edição foram:
- o grupo Anjos do Picadeiro;
- o educador Matheus Buente;
- a atriz, humorista e roteirista Lívia La Gatto;
- a artista e cientista Mari Kruger; e
- o ator, roteirista, escritor e comediante Gregório Duvivier.
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que propôs a criação do prêmio em memória do legado do ator, morto em decorrência da Covid-19, em 2021, destacou a importância do humor para a sociedade.
“O Paulo Gustavo sempre dizia: ‘Rir é um ato de resistência’. O humor é coisa séria, e esse prêmio não só homenageia o Paulo, mas também dá relevância a essa arte que transforma vidas a partir do riso”, disse.
Um dos agraciados neste ano, Gregório Duvivier afirmou que a comédia é a mais popular das artes. “Então, nada faz mais sentido do que ela ocupar a Casa do povo.”
Como é feita a escolha
A escolha dos agraciados é feita, por voto secreto, pelo Conselho Deliberativo do prêmio, composto pela 2ª secretária da Câmara dos Deputados e pelos membros da Comissão de Cultura.
Os vencedores recebem um diploma de menção honrosa, em solenidade na Câmara dos Deputados.
Da TV Câmara
Edição – MO
Fonte: Câmara dos Deputados
Política Nacional
Criação de universidade em Sinop (MT) segue para a Câmara
A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (28) a criação de uma universidade federal em Mato Grosso. O projeto autoriza o governo federal a transformar o campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Sinop, na Universidade Federal da Região Norte de Mato Grosso.
A proposta permite que a nova instituição tenha autonomia administrativa para ofertar ensino superior e pesquisa e extensão, sem prever aumento de despesas, já que não cria cargos nem estrutura física adicional. A medida busca ampliar o acesso ao ensino superior em uma região atendida hoje por apenas uma universidade federal em todo o estado.
O PL 5.156/2020, do senador Wellington Fagundes (PL-MT), foi aprovado em votação final e segue para análise da Câmara dos Deputados, salvo se houver recurso para votação em Plenário.
Estímulo
Relator da matéria, o senador Carlos Portinho (PL-RJ) destacou que a iniciativa está alinhada às metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a ampliação da taxa de matrículas no ensino superior entre jovens de 18 a 24 anos.
— Essa medida vai justamente estimular o Plano Nacional de Educação, e é importante para o estado de Mato Grosso ter esse reconhecimento do campus de Sinop como universidade — afirmou.
O senador Wellington Fagundes lembrou que Mato Grosso tem cerca de 900 mil quilômetros quadrados, uma população inferior a 4 milhões de habitantes e grande potencial de crescimento na produção agrícola, que depende de pesquisa e inovação.
— Permitir que o governo estude a criação de mais uma universidade é o mínimo que podemos fazer, porque isso fortalece a interiorização e o desenvolvimento regional — disse.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
-
Economia7 dias agoMDIC destaca NIB, descarbonização e minerais críticos na Hannover Messe
-
Esportes7 dias agoCorinthians vence o Barra e abre vantagem na Copa do Brasil
-
Política Nacional6 dias agoComissão aprova proposta para estimular uso de jogos eletrônicos na educação básica
-
Entretenimento7 dias agoGeorgina Rodríguez exibe mansão de R$ 45 milhões em festa intimista da filha: ‘Bella’
-
Agro4 dias agoPreço do leite sobe em 2026 e pressiona mercado lácteo no Brasil, aponta Cepea
-
Economia6 dias agoCorrente de comércio brasileiro chega a US$ 12 bi na 3° semana de abril
-
Esportes7 dias agoSão Paulo vence o Juventude no Morumbis, mas sai sob vaias e clima de pressão
-
Esportes5 dias agoPalmeiras goleia o Jacuipense e encaminha vaga às oitavas da Copa do Brasil
