Política Nacional
Câmara debate riscos, benefícios e regulação dos suplementos alimentares
O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados sobre comercialização de suplementos alimentares realiza nesta quarta-feira (3) audiência pública para discutir os riscos e benefícios do uso desses produtos e a regulação do setor.
A reunião será realizada às 14h30, em plenário a ser definido.
O debate atende a pedido da deputada Ana Pimentel (PT-MG). Segundo ela, o objetivo é promover um diálogo técnico sobre o crescimento do mercado de suplementos alimentares no país, analisando os impactos do consumo sem orientação e os benefícios observados em usos acompanhados por profissionais de saúde.
A parlamentar aponta que estudo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) revela que mais da metade dos lares brasileiros consome algum tipo de suplemento, muitas vezes sem acompanhamento médico ou nutricional adequado.
“A falta de acompanhamento profissional pode causar sobrecarga renal e hepática, desequilíbrios hormonais, interações medicamentosas e distúrbios metabólicos — especialmente entre idosos e pessoas com doenças crônicas”, diz.
Ana Pimentel, por outro lado, cita pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) segundo a qual há benefícios, como aumento de massa muscular e melhora da vitalidade, quando o uso é orientado e fundamentado cientificamente.
Da Redação – MO
Fonte: Câmara dos Deputados
Política Nacional
Câmara pode votar programa para pessoas com epilepsia e outras propostas nesta quinta-feira
O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar, nesta quinta-feira (2), uma série de propostas, entre elas o Projeto de Lei 5538/19, do deputado Ruy Carneiro (Pode-PB), que institui o Programa Nacional de Assistência Integral às Pessoas com Epilepsia.
A relatora é a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).
A sessão de votações será realizada às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.
Reconhecimento facial
Os deputados também podem votar o Projeto de Lei 1828/23, do deputado Rodrigo Gambale (Pode-SP), que autoriza a instalação de câmeras de reconhecimento facial em estações ferroviárias e rodoviárias, no interior dos vagões, em vias públicas e em repartições públicas.
O relator é o deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL).
Abandono de animal
Outro destaque da pauta é o Projeto de Lei 25/24, dos deputados Delegado Bruno Lima (Pode-SP), Delegado Matheus Laiola (União-PR) e Marcelo Queiroz (PSDB-RJ), que prevê a cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de quem abandonar animal em via pública. O relator é o deputado Fred Costa (PRD-MG).
Da Redação – ND
Fonte: Câmara dos Deputados
-
Educação7 dias agoPND: 58 municípios de Pernambuco aderiram ao exame
-
Brasil7 dias agoSenasp abre inscrições para MBA em Gestão e Governança de Segurança Pública
-
Agro5 dias agoPlano Safra 2026/27 será lançado terça e deve ficar entre R$ 570 e R$ 652 bi
-
Política Nacional6 dias agoUso responsável do plástico favorece desenvolvimento, afirmam debatedores
-
Brasil5 dias agoEmprego formal alcança 57,2% dos jovens ocupados no Brasil, aponta estudo do MTE
-
Educação7 dias agoPrazo para preencher Diagnóstico Equidade 2026 acaba em 30/6
-
Brasil5 dias agoMinistério da Saúde inaugura primeira UTI inteligente do SUS no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (RJ)
-
Educação6 dias agoMEC lança curso de IA para professores do ensino fundamental
