Educação
Brasil e China ampliam oportunidades de cooperação e intercâmbio
Entre os dias 11 e 13 de maio, o Ministério da Educação (MEC) participa da quarta edição da Conferência Mundial de Educação Digital (WDEC), em Hangzhou, na China. O Brasil teve papel de destaque durante a cerimônia de assinatura de atos, com a assinatura de dois memorandos de entendimento, um voltado para a cooperação em educação e o outro para a transformação digital e inteligência artificial (IA). Com o tema “IA + Educação: Transformação, Desenvolvimento e Governança”, o evento busca explorar como a IA pode impulsionar a transformação sistêmica da educação, promover o desenvolvimento educacional de alta qualidade e fomentar um novo paradigma de governança global inclusivo, seguro e sustentável.
O Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Educação estabelece um mecanismo de consulta e diálogo ministerial, com reuniões periódicas para acompanhar a implementação da cooperação educacional entre os dois países. O documento também prevê que a China oferecerá aos cidadãos brasileiros pelo menos 30 bolsas de estudos por ano, dentre outras formas de cooperação.
Já o Memorando de Entendimento na Área de Transformação Digital e Inteligência Artificial Aplicada à Educação tem por objetivos impulsionar a aplicação de novas tecnologias pedagógicas na educação, modernizar e tornar mais inclusivos os sistemas educacionais em ambos os países e promover a equidade educacional e a formação de talentos. O Brasil é um dos primeiros países com os quais a China realiza a assinatura de instrumento semelhante.
O secretário de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do MEC, Evânio Araújo, representou o governo brasileiro na ocasião. De acordo com ele, as discussões realizadas em Hangzhou refletem aquilo que o Brasil também considera como importante: “A gente escutou de diversas autoridades e especialistas uma preocupação clara com o uso de inteligência artificial que propicie e fomente a criatividade, o pensamento analítico, a interdisciplinaridade e também a necessidade de uma governança para se pensar e tratar preocupações importantes como segurança, privacidade”, disse.
O balanço da participação brasileira também foi positivo: “A gente volta da China muito inspirado com tudo que a gente aprendeu, com a perspectiva de pensar como a gente intensifica essa parceria inclusive aqui com o governo chinês, mas também como a gente pensa numa governança nacional para tanto utilizar quanto desenvolver inteligências artificiais que tenham essas premissas em seu escopo”, concluiu.
Em sua fala de abertura, o vice-presidente da China, Han Zheng, destacou a necessidade de preservar a missão educacional fundamental, que não mudou: promover o desenvolvimento integral da pessoa. De maneira semelhante, o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Khaled El-Enany, destacou a necessidade de garantir que a tecnologia sirva tanto aos alunos quanto aos professores, e fortaleça — em vez de substituir — os fundamentos humanos da educação.
Cooperação e intercâmbio – O MEC também realizou uma série de visitas técnicas a instituições de ensino superior da região que mantêm colaboração com instituições brasileiras. A primeira delas foi ao campus internacional de Hangzhou da Universidade de Beihang, sede do Centro Brasil Beihang e de uma série de laboratórios sino-brasileiros em ciência, tecnologia e inovação. Na ocasião, o secretário Evânio Araújo participou da inauguração do Laboratório de Aviação Verde, parceria entre as universidades de São Paulo (USP) e de Beihang.
O MEC também visitou a Universidade A&F Zhejiang, que mantém parcerias com 19 instituições de ensino superior brasileiras. A universidade, especializada em agricultura e ciências florestais, destaca-se pelo ensino e pela pesquisa em medicina tradicional chinesa, além de ser uma das únicas do mundo a oferecer graduação em gestão da indústria cultural (cultura do chá).
De Hangzhou, o secretário segue para Xangai, onde realizará visitas técnicas a instituições de ensino e formação de professores.
Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Assessoria Internacional e da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (Segape)
Fonte: Ministério da Educação
Educação
Prouni 2026: inscrições terminam na sexta (10)
Interessados em estudar com bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até o final desta sexta-feira, 10 de julho, para se inscreverem no processo seletivo do segundo semestre de 2026. Serão aceitas as inscrições realizadas até as 23h59 (horário de Brasília). Nesta edição, são ofertadas 471.304 bolsas de estudo em 380 cursos de graduação, distribuídas entre ampla concorrência e cotas, de 879 instituições privadas de educação superior. A oferta de bolsas pode ser consultada por curso, instituição de ensino ou município. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente no Portal Acesso Único ao Ensino Superior.
O candidato que tiver interesse em se inscrever precisa ter completado o ensino médio; participado das edições de 2024 e/ou de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não ter zerado a redação do Enem. Para fins de classificação e eventual pré-seleção no processo seletivo, será utilizada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média. O edital veda a inscrição para quem declarou ter participado na condição de treineiro, ou seja, quem participou do exame visando à autoavaliação antes ou depois de concluir o ensino médio.
Bolsas – Do total de bolsas ofertadas, 219.725 são integrais, cobrindo todo o valor da mensalidade, e 251.579 são parciais, arcando com 50% do valor do curso. O programa reserva vagas a candidatos que atendem aos critérios da política de ações afirmativas do programa, incluindo pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados indígenas, pretos ou pardos. Para pessoas com deficiência, são ofertadas 35.365 bolsas; para pretos, pardos e indígenas, são 188.880; e para a ampla concorrência, as demais 247.059 bolsas de estudo.
O curso com o maior número de bolsas ofertadas em todo o país é análise de desenvolvimento de sistemas, com 31.221 bolsas. Em seguida estão administração, com 30.893 bolsas, e ciências contábeis, com 27.029. Para o curso de medicina, o programa oferta 1.013 bolsas. São Paulo lidera a lista com a maior quantidade de vagas, com 91.699 oportunidades, seguido por Minas Gerais (59.297), Bahia (34.155), Rio Grande do Sul (31.101) e Paraná (29.397). Todos os estados e o Distrito Federal disponibilizam vagas.
Cronograma completo do Prouni 2/2026:
Inscrições: 7 a 10 de julho
Resultado da 1ª chamada: 15 de julho
Comprovação das informações da inscrição dos pré-selecionados na 1ª chamada: 15 a 24 de julho
Resultado da 2ª chamada: 5 de agosto
Comprovação das informações da inscrição dos pré-selecionados na 2ª chamada: 5 a 14 de agosto
Lista de espera: 26 e 27 de agosto
Resultado da lista de espera: 1º de setembro
Comprovação das informações da inscrição dos pré-selecionados em lista de espera: 1º a 14 de setembro.
Prouni – Criado em 2004 e instituído pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O Prouni ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)
Fonte: Ministério da Educação
-
Brasil3 dias agoDefeso Eleitoral
-
Agro6 dias agoCafé sobe nas bolsas em junho com atraso da colheita no Brasil, clima chuvoso e queda nos estoques globais
-
Educação6 dias agoMEC autoriza reforma no Campus Franco da Rocha do IFSP
-
Esportes6 dias agoColômbia bate Gana, avança às oitavas e encara a Suíça na próxima fase
-
Educação7 dias agoMEC amplia prazo de participação no Diagnóstico de Equidade Racial
-
Brasil6 dias agoBrasil apresenta sua nova meta climática alinhada à Missão 1,5ºC
-
Esportes5 dias agoMarrocos vence o Canadá e chega às quartas de final da Copa do Mundo
-
Paraná6 dias agoRegionalização: Estado expande rede de hospitais com 20 novas unidades por todo o Paraná
