Paraná
Biblioteca Pública do Paraná oferece curso gratuito sobre o poeta Emiliano Perneta
A Biblioteca Pública do Paraná promove nos dias 18 e 25 de janeiro, das 18h às 19h30, um minicurso sobre Emiliano Perneta. Os encontros serão feitos no Coworking da BPP por Claudecir Rocha e Ivan Justen Santana, organizadores da obra completa do poeta, publicada em 2023 pela editora Anticítera. A inscrição é online e gratuita, com capacidade para 30 participantes, que ganharão um exemplar da “Obra Completa” do autor, considerado o “príncipe dos poetas paranaenses”.
O ano de 2021 marcou o centenário da morte de Emiliano Perneta e, em extensão, às comemorações e homenagens ao poeta. Além da publicação da obra completa, o minicurso é ofertado a fim de oferecer um panorama literário e didático da vida e obra de Perneta.
- Biblioteca Pública desenvolve projeto de leitura por telefone para idosos em asilos
-
Centro Juvenil de Artes Plásticas promove oficina de xilogravura durante as férias
O objetivo é formar leitores atentos à produção local e possibilitar aos participantes avaliarem a influência do escritor nas gerações seguintes, sendo lembrado e cultuado até hoje por amantes da poesia.
A atividade é dividida em dois módulos. A primeira parte consiste na reflexão crítica do conteúdo, forma e contexto de produção de Emiliano Perneta, sendo a segunda voltada para análise prática do trabalho do poeta. Como proposta didática, os participantes devem realizar a escrita de uma paráfrase ou paródia do poema “Corre mais que uma vela”.
Serviço:
Minicurso sobre Emiliano Perneta
Data: 18 e 25/1, quintas-feiras
Horário:18h às 19h30
Local: Coworking
Capacidade: 30 pessoas por inscrição online – Gratuito
Biblioteca Pública do Paraná – Cândido Lopes, 133 – Curitiba – PR/Centro
Para fazer a inscrição, clique AQUI
Fonte: Governo PR

Paraná
Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).
A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.
A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.
No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.
Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.
Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).
Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.
O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.
A Polícia Civil investiha o caso.