Connect with us


Paraná

Bianca Stella lança no Museu Casa Alfredo Andersen livreto sobre pigmentos naturais

Publicado em

A artista curitibana Bianca Stella realizou no mês de outubro residência artística no Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), onde desenvolveu o projeto Coloridos por Natureza. Para encerrar o período de imersão na Academia, Bianca lança no MCAA, na sexta-feira (31), às 15h, o livreto “Coloridos por Natureza: guia prático sobre pigmentos naturais”.

A proposta aprofundou sua pesquisa sobre pigmentos naturais, explorando a criação de novas cores e o tingimento de tecidos a partir de elementos vegetais e minerais. Como parte das atividades, a artista ministrou duas oficinas voltadas ao público jovem, promovendo vivências práticas sobre a extração de pigmentos e a relação entre arte e natureza.

As oficinas aconteceram nos dias 20 (segunda-feira) e 24 (sexta-feira), no período da tarde, com duração aproximada de uma hora e meia. Os participantes vivenciaram o “laboratório das cores”, compreendendo os processos de obtenção de tintas a partir de elementos nativos da região. O objetivo da artista foi estimular um novo olhar sobre a matéria orgânica paranaense e sobre as possibilidades criativas que emergem do próprio ambiente natural.

O GUIA – Seguindo essa mesma linha de pesquisa, Bianca apresenta o livreto Coloridos por Natureza: guia prático sobre pigmentos naturais, resultado do trabalho desenvolvido durante sua residência. A publicação reúne aprendizados e experimentos feitos ao longo do mês, funcionando como um guia acessível sobre a produção artesanal de tintas naturais. O material valoriza matérias-primas oriundas do Paraná e de outras regiões da América Latina, destacando a riqueza cromática e cultural desses territórios.

Leia mais:  Paraná adota aplicativo de gestão pública para unificar informações dos 399 municípios

Dividida em três partes, a obra apresenta um glossário com conceitos e diferenciações técnicas; um panorama histórico sobre os principais materiais tintoriais utilizados nas artes; e uma série de experimentos práticos voltados ao preparo de pigmentos minerais e lacas vegetais, incluindo receitas para a produção de aquarelas. O livreto é um convite para que artistas, estudantes e pesquisadores redescubram as cores da natureza e integrem saberes tradicionais às práticas artísticas contemporâneas.

“Espero despertar no público uma nova percepção sobre os materiais que usamos na arte, mas também propor uma reconexão com saberes tradicionais e com elementos da natureza que muitas vezes são invisibilizados e esquecidos”, explica Bianca sobre o propósito da publicação.

PROGRAMA – O Programa de Residência Artística da Academia Alfredo Andersen tem como objetivo promover o aperfeiçoamento e a troca de experiências entre artistas e o público, estimulando processos de pesquisa e criação nas artes visuais. Os artistas selecionados permanecem no ateliê da Academia por um mês, desenvolvendo seus projetos e dialogando com a comunidade.

“A residência na Academia Alfredo Andersen teve um papel fundamental na minha trajetória artística”, disse Bianca. Segundo ela, o período dedicado à pesquisa de corantes e pigmentos naturais originários do Paraná despertou um novo olhar sobre a matéria e as cores que compõem o território. “Esse processo, além de ampliar meu repertório técnico, proporcionou diálogos e encontros enriquecedores com o público — trocas que fortaleceram a pesquisa e certamente impulsionarão novos desdobramentos”, acrescenta.

Leia mais:  Judiciário atende ações do MPPR e do MPF e determina demolição de duas marinas construídas irregularmente em área de preservação de Paranaguá

Para o diretor do Museu Casa Alfredo Andersen, Luiz Gustavo Vidal, as residências são fundamentais para fortalecer a vocação do museu como espaço vivo de criação, pesquisa e experimentação. “Elas permitem que artistas aprofundem suas investigações em diálogo com o público e com o legado de Alfredo Andersen, reafirmando o papel do museu como lugar de trocas, aprendizado e fomento à arte contemporânea”, afirma.

O lançamento do livreto marca o encerramento desse ciclo de criação e experimentação, sintetizando os aprendizados, as descobertas e as conexões vividas pela artista ao longo de sua residência.

Serviço:

Lançamento do livreto “Coloridos por Natureza: guia prático sobre pigmentos naturais”, da artista Bianca Stella

Data: 31/10, sexta-feira

Horário: 15h

Entrada livre e gratuita

Local: Museu Casa Alfredo Andersen: Rua Mateus Leme 336 – Centro – Curitiba

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Em Antonina, atuação do Ministério Público do Paraná resulta na exoneração de servidora e na alteração de lei municipal que permitiu licença irregular

Published

on

Em Antonina, no Litoral do estado, intervenção do Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Justiça da comarca, resultou em alteração do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais e na exoneração voluntária de uma funcionária que havia sido beneficiada por uma mudança legislativa casuística. A medida buscou a moralização da legislação funcional do Município e a correção de irregularidades administrativas no quadro de servidores públicos locais.

Áudio do promotor de Justiça Alan Bolzan Witczak

A apuração teve início em inquérito civil que identificou manobra legislativa envolvendo o ex-prefeito e sua irmã, que tomou posse em fevereiro de 2023 em dois cargos efetivos no município (professora e cirurgiã-dentista). Pouco tempo após assumir, a servidora se licenciou, apesar de a legislação então vigente (Lei Municipal 033/1998) proibir expressamente a concessão de licença sem vencimentos para tratar de interesses particulares durante o estágio probatório.

Manobra – Para viabilizar o afastamento, o então prefeito encaminhou em regime de urgência um projeto de lei, aprovado como Lei Municipal 008/2023, autorizando a licença em estágio probatório. Apenas cinco dias após a sanção, a servidora obteve a licença sem vencimentos no cargo de professora (Portaria 096/2023) e foi nomeada pelo próprio irmão para o cargo em comissão de coordenadora geral de Odontologia. Investigação do MPPR comprovou que a servidora foi a única beneficiada pela mudança normativa.

Leia mais:  Promotoria de Justiça emite recomendação administrativa para coibir a venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes na Expo Nova Aurora 2025

A Promotoria de Justiça havia expediu inicialmente recomendação administrativa buscando resolver extrajudicialmente a situação, sem resposta do chefe do Executivo. Por isso, acabou ajuizando ação civil pública apontando desvio de finalidade, violação aos princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa e pedindo incidentalmente a inconstitucionalidade da norma flexibilizadora e a anulação da portaria de licença.

Reforma legislativa e exoneração – O ajuizamento da medida judicial levou à correção das irregularidades. A servidora requereu exoneração voluntária dos quadros do Município. Além disso, o Município de Antonina editou a Lei Municipal 015/2026, reestruturando o artigo 129 do Estatuto dos Servidores para proibir expressamente a concessão de licença para tratar de assuntos particulares a ocupantes de cargos efetivos que estejam em estágio probatório, vedando também a contagem do tempo de afastamento para qualquer efeito legal.

Diante da regularização da legislação e da exoneração voluntária da servidora envolvida, o MPPR manifestou-se pela extinção, sem resolução do mérito, da ação civil pública que questionava os atos irregulares.

Processo 0000384-02.2026.8.16.0043

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249

Fonte: Ministério Público PR

Leia mais:  Secretaria da Educação ajuda a inserir 18 jovens de cursos técnicos em multinacional

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262