Política Nacional
Audiência discute desenvolvimento sustentável do Vale do Catimbau (PE)
A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados realiza, na próxima terça-feira (18), audiência pública para discutir estratégias de desenvolvimento econômico sustentável para o Vale do Catimbau, em Pernambuco.
O debate foi solicitado pelo deputado Pedro Campos (PSB-PE) e será realizado às 9h30, no plenário 15.
A audiência vai reunir representantes de órgãos federais e estaduais, do setor privado e da sociedade civil.
O objetivo é debater soluções para fortalecer atividades produtivas locais – como artesanato, agricultura familiar, turismo e economia criativa – e promover inovação, tecnologia e valorização cultural.
Vale do Catimbau
O Vale do Catimbau é conhecido por seu patrimônio natural, arqueológico e cultural. A região é vista como uma das principais impulsionadoras do desenvolvimento do Semiárido brasileiro.
Apesar de sua relevância, a região enfrenta desafios relacionados à infraestrutura, gestão integrada e à promoção de atividades sustentáveis que conciliem preservação ambiental e inclusão socioeconômica.
Da Redação – ND
Fonte: Câmara dos Deputados
Política Nacional
Comissão debate escala 6×1 e jornada exaustiva como formas de violência contra a mulher
A Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher promove, nesta quarta-feira (6), audiência pública para debater a escala 6×1 e a jornada exaustiva como formas de violência estrutural e econômica contra a mulher. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, foi convidado para o debate.
A audiência atende a pedido da presidente da comissão, deputada Luizianne Lins (Rede-CE), e está marcada para as 14h30 no plenário 2, da ala Nilo Coelho, no Senado.
Luizianne Lins diz que o objetivo é discutir os impactos da jornada de trabalho na escala 6×1 e da sobrecarga do trabalho de cuidado, caracterizando-as como formas recorrentes de violência contra a mulher.
Para ela, é fundamental analisar o tema sob a perspectiva de gênero, compreendendo que a jornada exaustiva vai além da questão laboral e se insere no contexto da violência estrutural e econômica que atinge de forma desproporcional as mulheres.
Segundo a deputada, dados da Rede Brasileira de Economia Feminista (REBEF) indicam que as mulheres que trabalham em jornadas de 40 a 44 horas semanais dedicam, em média, mais de 16 horas semanais aos trabalhos domésticos e de cuidado não remunerados, o que se agrava na escala 6×1, com apenas um dia de descanso, muitas vezes utilizado para colocar em dia as tarefas domésticas acumuladas.
Luizianne Lins alerta que a situação é ainda mais crítica em setores com predominância de mão de obra feminina, como comércio, limpeza, hotelaria e enfermagem, onde a soma do trabalho remunerado e do trabalho de cuidado pode ultrapassar 67 horas semanais, principalmente para mulheres negras, o que acarreta um estado de exaustão física e mental que se traduz em violência.
“A manutenção de jornadas exaustivas atua como um mecanismo de violência econômica, pois impede a progressão na carreira, o acesso à educação e a autonomia financeira plena”, afirma. “Além disso, a privação de tempo livre fragiliza os laços sociais, familiares e afetivos, tornando as mulheres mais vulneráveis a ciclos de violência doméstica, uma vez que o esgotamento reduz a capacidade de busca por redes de apoio e rompe com a autonomia necessária para os enfrentamentos, inclusive de agressões”, acrescenta.
“Portanto, discutir a escala 6×1 nesta comissão é reconhecer que o tempo é um recurso político e que a sua distribuição desigual, imposta por jornadas laborais desumanas, constitui uma forma de violência que precisa ser combatida por meio de políticas públicas e reformas legislativas”, defende a deputada.
Da Redação – MB
Fonte: Câmara dos Deputados
-
Política Nacional7 dias agoProjeto amplia para R$ 7 mil a dedução de gastos com educação no Imposto de Renda
-
Paraná7 dias agoDia da Educação integra famílias e equipes em unidades do programa Parceiro da Escola
-
Polícial6 dias agoPRF inicia a Operação Dia do Trabalho 2026 nas rodovias federais do Paraná
-
Educação5 dias agoAções do MEC valorizam trabalhadores da educação
-
Política Nacional6 dias agoCleitinho rechaça troca de votos por emendas parlamentares
-
Educação6 dias agoMEC debate ações pedagógicas baseadas em dados
-
Esportes6 dias agoCruzeiro vence o Boca Juniors e assume liderança do Grupo D na Libertadores
-
Política Nacional7 dias agoCâmara aprova prazo de cinco anos para início de processo disciplinar contra profissional de cartório
