Paraná
Arte para Maiores de novembro promove atividade online com a artista Mariana Palma
O Arte para Maiores (APM), programa educativo oferecido pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), promove em novembro uma imersão completa na exposição “Através”, de Mariana Palma. A programação leva o público acima de 60 anos a participar de visita mediada, oficina artística e encontro online com a artísta. Para participar não é necessário ter conhecimento prévio em artes.
Nos dias 4 e 11 de novembro acontecerá a visita mediada pela mostra. Em seguida, os participantes vão participar de uma oficina artística, em diálogo com conceitos e linguagens que permeiam a obra da artista.
Para encerrar a experiência, no dia 25, às 15h, será realizada uma videoconferência com Mariana Palma. No encontro online, os participantes poderão conversar com a artista sobre seu processo criativo, inspirações e os detalhes por trás da exposição.
A participação no programa é gratuita para o público com mais de 60 anos. No entanto, a inscrição deve ser feita antecipadamente por este formulário.
APM – O premiado Arte para Maiores proporciona ao público a sensibilização para a arte e pela arte. A ação promove encontros presenciais e virtuais, visitas mediadas em sala expositiva, atividades de experiência artística e dinâmicas de integração.
SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço:
Arte para Maiores Novembro – “Encontro na exposição Através – Mariana Palma”
Oficina
Data: 4 e 11 de novembro
Das 15h às 17h
Local: Espaço de Oficinas – Subsolo do MON – Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico
Videoconferência – 25 de novembro
Das 14h às 15h30
Online
Link para inscrição AQUI
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público denuncia vereadora de Curitiba por prática de discriminação por procedência nacional ao dizer que colega deveria “voltar para o Ceará”
O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos de Curitiba, ofereceu denúncia criminal contra uma vereadora da capital pela suposta prática de discriminação ou preconceito em razão da procedência nacional. O crime está previsto no artigo 20 da Lei 7.716/1989.
Conforme a denúncia, durante sessão da Câmara Municipal de Curitiba, realizada em 5 de agosto de 2026, a parlamentar teria dirigido à outra vereadora expressões relacionadas à sua origem no Estado do Ceará, incluindo as frases: “Por que a senhora não volta pro Ceará? Por que a senhora veio pra cá? A senhora nasceu lá mas vem encher o saco aqui”.
Segundo o Ministério Público, as manifestações teriam sido proferidas com a intenção de ofender e humilhar a vítima, além de menosprezar e discriminar, de forma mais ampla, pessoas de origem cearense, configurando, em tese, discriminação por procedência nacional.
Responsabilização criminal e indenização – Na denúncia, o MPPR requer, além da responsabilização criminal, a fixação de valor mínimo de indenização à vítima pelos danos causados, inclusive morais, no montante correspondente a 20 salários mínimos, atualmente equivalente a R$ 32.420,00, a ser atualizado pelos índices oficiais.
Também foi requerido o arbitramento de indenização por dano moral coletivo no valor correspondente a 40 salários mínimos, no momento equivalente a R$ 64.840,00, em razão de ofensa a valores fundamentais relacionados à igualdade, à dignidade da pessoa humana e ao combate à discriminação. O MPPR solicita que, se deferido, o valor seja destinado ao Fundo Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e utilizado para financiamento de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial no Paraná.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes5 dias agoPalmeiras inicia preparação para jogo de volta contra o Fortaleza; Gómez treina no gramado e Paulinho vira preocupação
-
Entretenimento5 dias agoLauana Prado exibe momento mágico em que Dom veio ao mundo: ‘Um sonho lindo’
-
Esportes4 dias agoAtlético-MG marca nos acréscimos, vence o Juventude e avança às quartas da Copa do Brasil
-
Política Nacional5 dias agoBrasil avançou no aleitamento materno, mas enfrenta desafios, dizem especialistas
-
Política Nacional5 dias agoMP reforça crédito e habitação e altera Desenrola e Minha Casa, Minha Vida
-
Política Nacional5 dias agoConselho aprova recomendações para regulação de plataformas de streaming
-
Brasil5 dias agoTurismo na Caatinga destaca a diversidade do único bioma exclusivamente brasileiro
-
Entretenimento5 dias agoBruna Biancardi exibe barriguinha da terceira gravidez em look fitness
