Connect with us


Economia

Aprendendo a Exportar ganha módulo exclusivo sobre a União Europeia

Publicado em

Quem deseja exportar para a União Europeia passa a contar com um novo espaço de orientação na plataforma Aprendendo a Exportar. Lançado nesta terça-feira (30/6) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o novo módulo reúne informações práticas sobre o mercado europeu e o Acordo Mercosul-União Europeia para apoiar empresas brasileiras na preparação para acessar um dos maiores mercados consumidores do mundo.

Desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o conteúdo foi estruturado para auxiliar empresas de todos os portes, especialmente micro, pequenas e médias empresas, a compreenderem as oportunidades abertas pelo acordo comercial e os principais requisitos para exportar aos países do bloco.

Segundo a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, ampliar o acesso à informação é um passo importante para aumentar também o número de empresas brasileiras exportando.

“Exportar exige preparação. As empresas precisam conhecer mercados, procedimentos e requisitos que vão além da sua experiência cotidiana no mercado doméstico. O Aprendendo a Exportar reúne essas informações em um único ambiente, de forma simples e acessível, e agora conta com um módulo destinado ao Acordo Mercosul União Europeia. Estou certa de que a plataforma será um instrumento valioso para apoiar sobretudo as micro, pequenas e médias empresas nessa nova jornada”, afirmou.

Leia mais:  Brasil Mais Produtivo celebra aumento de produtividade e atendimento de 67,5 mil empresas em 2 anos

O conteúdo foi desenvolvido em linguagem acessível para empresários, empreendedores e profissionais de comércio exterior, com informações sobre acesso ao mercado, regras de origem, adequação de produtos, requisitos técnicos e sanitários, compras governamentais, indicações geográficas, sustentabilidade, propriedade intelectual e instrumentos de apoio ao comércio exterior. 

O módulo também reúne orientações para identificar oportunidades comerciais e referências a ferramentas oficiais, estudos e bases de dados brasileiras e europeias.

Aprendendo a Exportar

Com a nova seção, o MDIC amplia os conteúdos da plataforma Aprendendo a Exportar e reforça as ações voltadas à promoção da cultura exportadora, oferecendo informações gratuitas para apoiar empresas brasileiras interessadas em expandir sua atuação no comércio internacional.

O Aprendendo a Exportar integra a Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) e reúne conteúdos gratuitos voltados à preparação de empresas para o comércio exterior.

Com quase 20 anos de história e mais de 10 milhões de acessos, a plataforma tornou-se uma referência para empresários que desejam iniciar ou ampliar suas exportações. Todo o conteúdo é gratuito e pode ser acessado sem necessidade de cadastro ou login.

Leia mais:  Íntegra do discurso do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin na 6ª Reunião Plenária do Conselhão

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Comentários Facebook

Economia

GT reúne setor produtivo para debater competitividade e melhoria do ambiente de negócios

Published

on

Mais de 100 representantes do setor produtivo, entidades e sociedade participaram, na quarta-feira (16/9), de reunião para apresentação dos avanços da Agenda para a Redução do Custo Brasil. Uma das novidades anunciadas foi a mudança do nome para Agenda Brasil Mais Competitivo, em norma a ser publicada.

Pela primeira vez desde a instituição do Grupo de Trabalho, a reunião foi aberta à participação do setor produtivo, de entidades representativas e da sociedade em geral. A iniciativa foi promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) e pela Secretaria de Competitividade e Política Regulatória (SCPR) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Durante o encontro, representantes dos ministérios responsáveis pelos setores de energia e transportes apresentaram a evolução de políticas e iniciativas relacionadas ao ciclo 2023-2025 e os principais avanços em medidas com potencial de impacto sobre o ambiente de negócios e a competitividade.

Energia, gás e logística em debate

A programação da reunião incluiu apresentações de representantes dos Ministérios de Portos e Aeroportos, dos Transportes e de Minas e Energia.

O Ministério de Portos e Aeroportos apresentou a Política Nacional Setorial de Identificação Biométrica. Na sequência, o Ministério dos Transportes apresentou o Plano Nacional de Logística 2050. Pelo Ministério de Minas e Energia (MME), o Departamento de Gás Natural apresentou as ações do governo federal no mercado de gás natural e sua importância para a melhoria da competitividade no Brasil.

Leia mais:  Alckmin celebra reconhecimento mútuo para transferência de dados entre Brasil e União Europeia: "Investimentos recíprocos"

Também foram apresentadas iniciativas relacionadas ao setor de energia elétrica, com destaque para medidas voltadas à melhoria do sinal de preços, incluindo a Consulta Pública MME nº 218/2026, a regulamentação do curtailment e a regulamentação do Encargo de Reserva de Capacidade (Ercap), de modo a considerar o perfil de carga.

Setor produtivo participa do debate

Após as explanações foi aberto espaço para manifestações dos participantes, ampliando o diálogo entre governo, setor produtivo e entidades representativas. As manifestações destacaram gargalos, especialmente quanto a celeridade nos processos de prestação de serviços públicos, de modo a reduzir entraves que impactam diretamente a atividade produtiva.

Nova Agenda

A Agenda Brasil Mais Competitivo foi apresentada como resultado do trabalho desenvolvido nos últimos anos, especialmente na seleção das propostas que integram a carteira. Dentro do processo foram identificadas melhorias e aprimoramentos regulatórios a fim de enfrentar entraves concretos ao ambiente de negócios e que possam contribuir para o aumento da competitividade da economia brasileira.

A construção da nova carteira se deu por meio de consulta pública que contabilizou mais de 270 contribuições, resultando em novas propostas prioritárias, que se somam aos projetos remanescentes do ciclo anterior e devem ser implementadas ao longo do próximo período.

Leia mais:  SEV assume a frente de programa de aceleração gratuito para negócios de impacto

Assim, a nova Agenda está na etapa de desenho e validação, em conjunto com os ministérios setoriais, dos planos de ação de cada projeto da carteira.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262