Connect with us


Agro

Agricultura familiar adota tecnologia e cultivares avançadas para aumentar produtividade

Publicado em

O acesso à tecnologia agrícola deixou de ser exclusivo das grandes propriedades. Pequenos produtores da agricultura familiar têm adotado ferramentas e cultivares que otimizam tempo, reduzem perdas e aumentam a rentabilidade, principalmente em regiões como Norte, Nordeste e Sudoeste, onde as condições climáticas representam desafios significativos.

Variedades adaptadas garantem mais produtividade

Segundo o especialista em Cinturão Verde da Agristar do Brasil, Roberto Araújo, a demanda por cultivares de alto desempenho tem crescido entre agricultores familiares. “O agricultor familiar também quer tecnologia. Ele quer plantar melhor, colher mais rápido e garantir qualidade na produção”, afirma.

Um exemplo é o quiabo Tropical, da linha Topseed Premium, desenvolvido para unir precocidade, rusticidade e resistência a doenças. Esta variedade inicia a colheita 25 a 30 dias antes das tradicionais, como a Santa Cruz, e se adapta bem a oscilações de temperatura em regiões de clima quente.

Benefícios da tecnologia no manejo e comercialização

Além da colheita antecipada, o quiabo Tropical se destaca pela longevidade da produção e pela qualidade dos frutos, com coloração uniforme e padrão elevado, facilitando a comercialização. Técnicas de manejo como irrigação, adubação equilibrada e controle preventivo de pragas potencializam os ganhos, permitindo produtividade maior mesmo com recursos limitados.

Leia mais:  Chapecó recebe 14º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite em outubro
Produtores destacam resultados positivos

Para o produtor rural Jefferson Barbosa, do povoado Flexeiras, em Arapiraca (AL), a cultivar superou expectativas. “Com o quiabo Tropical, consigo colher mais cedo e obter retorno mais rápido. Além disso, é bem aceito no mercado por causa da durabilidade dos frutos — e tudo isso com um manejo básico”, relata.

O uso de tecnologias e cultivares adaptadas mostra que a agricultura familiar também pode ser eficiente, rentável e competitiva, combinando simplicidade no cultivo com inovação e produtividade.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook

Agro

Outlook Agro Brasil será realizado em Brasília na quinta-feira (30)

Published

on

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realiza, na próxima quinta-feira (30), em Brasília (DF), a primeira edição do Outlook Agro Brasil.

O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para apresentações técnicas e debates sobre perspectivas para a safra 2026/27, abordando temas como cenário econômico, comércio internacional, previsões meteorológicas, gestão de riscos climáticos, mercado de fertilizantes e tendências do consumo de alimentos. A programação também prevê painéis com representantes de entidades do setor agropecuário.

A abertura contará com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula; do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Marcio Elias Rosa; do presidente da ApexBrasil, Laudemir Müller; e da presidente executiva da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Regina Zanella.

>> Confira a programação aqui.

SERVIÇO:

Outlook Agro Brasil 2026

Data: 30 de julho de 2026 (quinta-feira)
Horário: 9h30
Local: Sede da ApexBrasil – SGAS 903, Lote 80, Asa Sul, Brasília (DF)
Credenciamento de Imprensa: Até 20h do dia 29 de julho de 2026, quarta-feira –  https://forms.gle/3cRRbuBNQoqxPM7W9

Leia mais:  Açúcar enfrenta volatilidade global: superoferta, desafios climáticos e exportações brasileiras marcam 2025 e moldam 2026

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262