Paraná
Agentes de viagens da Espanha estão no Paraná para conhecer atrativos turísticos
Um grupo de agentes de viagens da Espanha está conhecendo pontos turísticos, restaurantes e atrativos paranaenses. A visita foi organizada pelo Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR) – em parceria com o Grupo Viajes El Cortes Inglés, empresa líder de viagens no país ibérico. A programação teve início nesta quinta-feira (13) e segue até dia 19 deste mês.
O roteiro acontece por meio da modalidade Famtour, ou seja, uma viagem que busca familiarizar agentes e pessoas que trabalham com pacotes turísticos. Após a visita presencial nos atrativos, os profissionais têm mais repertório e informações para impactar e vender melhor o destino aos clientes.
No primeiro dia, os seis estrangeiros conheceram atrativos de Curitiba, como o Ópera de Arame, Parque Tanguá, Bosque Zaninelli e o Museu Oscar Niemeyer. Nesta sexta-feira (14) o grupo fez o passeio de trem da Serra Verde Express até Morretes. Lá conheceram atrativos locais e degustaram o famoso barreado. Eles seguem até a Ilha do Mel, território de Paranaguá, onde pernoitam.
O itinerário completo conta ainda com outros locais marcantes do turismo do Estado, como o restaurante Madalosso, em Santa Felicidade; o Parque Estadual Vila Velha e o Parque de Natureza Buraco do Padre, ambos em Ponta Grossa (Campos Gerais); além do Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves, o recém-inaugurado Aquafoz e demais atrativos de Foz do Iguaçu, no Oeste.
PARCERIAS INTERNACIONAIS – A escolha do itinerário não é por acaso. Esse mesmo roteiro pelo Paraná está sendo amplamente divulgado na Espanha, por meio de um telão na Gran Vía de Madrid e de totens publicitários em lojas, agências e nos aeroportos de Barajas (Madrid) e El Prat (Barcelona). A ação é fruto de negociações entre o Viaje Paraná com o Grupo Viajes El Corte Inglés.
“O trabalho de promoção do Viaje Paraná é fundamental para consolidar o Estado como esse grande polo do turismo brasileiro. É um incentivo para que os municípios, IGRs e empresários busquem qualificar profissionais, investir em estruturas e preparar todo o Paraná para essa crescente de viajantes estrangeiros que chegam aos nossos Territórios Turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
As reuniões entre paranaenses e espanhóis começaram em janeiro deste ano, a partir da Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur). Os encontros resultaram no pacote de viagem de nove dias que está sendo divulgado nos telões e diversos espaços públicos e privados, e também na Famtour que os agentes de viagens europeus fazem agora no Estado.
“É fundamental vender aquilo que se conhece. Por isso, vieram esses profissionais, para conhecer melhor o que estão repassando aos clientes espanhóis. O contato presencial com nossos atrativos faz a diferença na hora de montar um pacote turístico para o Estado”, enfatizou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
EUROPA É O FOCO – Apenas neste ano, entre janeiro e setembro, o Paraná já recebeu mais de 888 mil turistas estrangeiros, sendo o quarto principal portão de entrada de viajantes internacionais no Brasil durante o período. A Europa representa cerca de 10% do total das chegadas ao Estado, onde Reino Unido, Alemanha e Espanha são os maiores emissores.
“São quase 86 mil chegadas de turistas europeus no Paraná neste ano. É o segundo continente que mais envia viajantes ao Estado, atrás apenas da América do Sul. É um mercado em ascensão que, certamente, estamos conseguindo impactar com essas e outras frentes de atuação”, completou Cortes.
Pensando em atingir cada vez mais o trade e público do continente, o Viaje Paraná marca presença no MICE Embratur, programação voltada ao Turismo de Negócios e Eventos, que acontece em Barcelona, na Espanha, entre os dias 18 e 20 deste mês.
Além isso, o órgão de promoção já confirmou sua participação da próxima Fitur em Madrid, no começo de 2026. Na feira, o Estado terá estande para promover potenciais turísticos, materiais de divulgação traduzidos e 15 coexpositores do setor, selecionados por meio de manifestação de interesse.
Fonte: Governo PR
Paraná
PCPR localiza foragido da Justiça e investigado é preso na Itália após cooperação internacional
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 35 anos, investigado pelos crimes de homicídio qualificado, racismo e apologia ao nazismo. A captura ocorreu neste sábado (27), na região de Pavia, próxima a Milão, na Itália, em ação decorrente da cooperação internacional entre as autoridades competentes.
O investigado era considerado foragido da Justiça brasileira e possuía dois mandados de prisão em aberto. Um deles é decorrente de condenação com pena de 35 anos, dois meses e 15 dias de reclusão pelo crime de homicídio qualificado.
Conforme o delegado da PCPR William Araújo Ribeiro, o outro refere-se a um mandado de prisão preventiva pelos crimes de racismo e apologia ao nazismo.
- Paraná é o primeiro estado da força-tarefa brasileira a entrar em operação na Venezuela
-
Estado oficializa criação de novos batalhões da PMPR e do Corpo de Bombeiros
Durante as investigações, policiais civis da Delegacia de Polícia de Sarandi realizaram diligências para localizar o investigado, incluindo o cumprimento de mandados de busca e apreensão em imóveis vinculados ao seu círculo familiar e pessoas próximas, naquele município.
No decorrer das diligências, foram apreendidos aparelhos celulares e reunidos elementos que indicavam que o investigado havia deixado o Brasil com destino à Europa.
“As informações obtidas pela equipe de investigação subsidiaram o trabalho de cooperação entre os órgãos de persecução penal, permitindo a localização e a prisão do investigado em território italiano”, explica.
Após a captura, o investigado permanecerá à disposição das autoridades competentes para os procedimentos cabíveis, inclusive o processo de extradição, conforme os mecanismos de cooperação internacional.
Fonte: Governo PR
-
Esportes5 dias agoFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
Educação5 dias agoObmep premia 682 estudantes com medalhas de ouro em cerimônia
-
Política Nacional5 dias agoComissão aprova criação de cadastro no SUS para mulheres vulneráveis com risco de câncer
-
Paraná7 dias ago4ª Corrida do Porto bate recorde de público e reúne atletas de 15 estados brasileiros
-
Paraná6 dias agoCarreta Saúde da Mulher chega a Rolândia para atender seis municípios da região
-
Paraná7 dias agoCopel realiza mutirão de regularização de cabos de telecom em Cambé e em Arapongas
-
Esportes4 dias agoPortugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
-
Agro4 dias agoProdução de carne bovina no Brasil bate recorde no 1º trimestre de 2026, com avanço de 4,7%
