Paraná
Adapar renova frota com 17 veículos para reforçar a defesa agropecuária
A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) renovou sua frota com a aquisição de 17 novos veículos Renault Duster, fruto de um investimento próprio de R$ 2,2 milhões. Os carros serão utilizados nas atividades de fiscalização e inspeção, ampliando a capacidade de atuação em todo o Estado. Desde 2019, já são 315 veículos adquiridos para ampliar a eficiência dos serviços prestados de defesa agropecuária.
Os veículos são fundamentais para o transporte de equipamentos especializados, insumos de controle sanitário e materiais destinados à coleta de amostras laboratoriais. Além disso, garantem que os fiscais da Adapar possam percorrer longas distâncias em inspeções a propriedades rurais, unidades produtivas e estabelecimentos comerciais. Os carros foram distribuídos para os Escritórios Regionais da agência para apoiar nas atividades locais.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, destacou a importância dos esforços na aquisição destes veículos. “A gente vai evoluindo, construindo e fazendo as coisas acontecerem. Esse momento também é de construção e representa algo muito importante para o sistema como um todo”, afirmou Márcio Nunes.
O diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, enfatizou a modernização e os resultados que a nova frota traz. “Esses veículos trarão eficiência e modernização nos serviços prestados pela Adapar. Eles permitirão que nossos profissionais atuem com maior agilidade e precisão, ampliando a cobertura de inspeções, fiscalizações e monitoramento em todas as regiões do Paraná”.
Representando os escritórios regionais, a chefe do Escritório Regional de Cascavel (Oeste), Odete Volz Medeiros, reforçou a importância da entrega. “Essa nova aquisição representa não só um apoio para nossos serviços regionais prestados, mas também um melhor serviço para a segurança agropecuária de todo o nosso Estado”.
DEFESA AGROPECUÁRIA – Martins destacou os avanços da agência nos últimos anos, com ênfase no trabalho de análise de risco em saúde animal após a retirada da vacinação contra febre aftosa e em outras frentes de biosseguridade. “Na saúde animal, após a retirada da vacina de febre aftosa, estamos focados em uma possível interrupção de doenças baseada em análise de risco. Hoje, a defesa sanitária não se faz sem biosseguridade”, afirmou.
Na área vegetal, o Estado enfrenta o desafio do greening nos pomares de citros, ao mesmo tempo em que avança em programas de educação sanitária voltados a produtores. Na última semana, a Operação Big Citros e Agro+ atuaram na contenção da doença na região Noroeste, com visitas a propriedades e orientação direta aos produtores.
Otamir também ressaltou iniciativas da Adapar que ampliam a competitividade das agroindústrias paranaenses, como o Susaf-PR, já implantado em 193 municípios e com 146 agroindústrias certificadas, e o Selo Adapar, que atesta a produção segura e de qualidade e já credenciou sete propriedades de morango na Região Metropolitana de Curitiba.
Fonte: Governo PR
Paraná
Em Palmital, MPPR oferece denúncia criminal e pede o afastamento das funções de escrivão e sua esposa, que teriam cobrado taxas indevidas ao longo de 15 anos
Em Palmital, no Centro-Sul do estado, o Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça da comarca, ofereceu denúncia criminal contra um escrivão e sua esposa, que teriam cobrado taxas indevidas no cartório em que trabalhavam ao longo de pelo menos 15 anos. São apontados os crimes de prevaricação (art. 319 do Código Penal), falsidade ideológica (art. 399) e excesso de exação, relacionado à cobrança de tributos (art. 316). O MPPR requereu o afastamento do casal do exercício das funções públicas por 180 dias, o que foi acatado pelo Judiciário.
Áudio do Promotor de Justiça Frederico Augusto Gomes
Conforme a denúncia, os acusados, “servidores da serventia judicial da Comarca de Palmital – sendo o primeiro escrivão titular e a segunda servidora do setor – teriam, em comunhão de esforços, praticado irregularidades funcionais de forma reiterada e sistemática ao longo de extenso período (ao menos entre 2010 e julho de 2025), consistentes, em síntese, na cobrança indevida ou em desacordo com tabelas oficiais de custas processuais, inclusive em feitos acobertados pela gratuidade da justiça, bem como na manutenção indevida de processos para cobrança de valores prescritos”.
Ao receber a denúncia, o Juízo determinou cautelarmente o afastamento dos acusados, com a proibição expressa de ingresso, permanência ou frequência às dependências do cartório cível e anexos, salvo prévia autorização judicial, bem como a entrega das chaves, crachás, senhas e acessos físicos ou eletrônicos eventualmente vinculados ao exercício funcional. Eles também estão proibidos de contato direto ou indireto, por qualquer meio, com as testemunhas arroladas na denúncia e com servidores diretamente vinculados aos fatos investigados.
Processo 0000477-10.2026.8.16.0125
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249
Fonte: Ministério Público PR
-
Educação7 dias agoAções do MEC valorizam trabalhadores da educação
-
Educação7 dias agoMEC participa de lançamento de relatório sobre migrações
-
Esportes5 dias agoBotafogo sofre virada no Nilton Santos e perde para o Remo
-
Educação7 dias agoMEC apresenta Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva
-
Paraná5 dias agoEsporte e diversão: pequenos corredores lotam as ruas de Guaratuba na Maratoninha
-
Paraná6 dias agoAo vivo: confira a transmissão da inauguração da Ponte de Guaratuba
-
Paraná6 dias agoIntegração e desenvolvimento: autoridades destacam impacto histórico da Ponte de Guaratuba
-
Esportes4 dias agoFlamengo e Vasco empatam em jogo eletrizante com gol nos acréscimos
