Paraná
A pedido do MPPR, Judiciário suspende concurso público que seria realizado pelo Município de Santa Mônica no domingo (23) por possíveis irregularidades
A pedido do Ministério Público do Paraná, o Judiciário determinou a suspensão de um concurso público que seria realizado no próximo domingo, 23 de julho, pelo Município de Santa Mônica, no Noroeste do estado. A decisão, expedida nesta terça-feira, 18 de julho, pela Vara da Fazenda Pública de Santa Isabel do Ivaí (sede da comarca), responde a ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça da comarca, que constatou diversas ilegalidades no procedimento administrativo para a contratação, por dispensa de licitação, da empresa responsável pela realização do certame, destinado ao provimento de vagas do quadro de servidores efetivos de Santa Mônica.
Conforme apurado pelo MPPR, a empresa contratada para a aplicação do concurso público não possui estrutura técnica compatível com a realização de seleções nessa modalidade, tinha apenas um ano de existência no momento da contratação e não tem experiência na aplicação de concursos públicos, processos seletivos ou congêneres. Os indícios demonstraram, portanto, que a empresa teria conduta incompatível com a contratação administrativa, ainda mais considerando que a disposição legal para a dispensa de licitação exige o critério da “inquestionável reputação ético-profissional”. Outro problema identificado quanto à lisura do processo diz respeito ao fato de que a assinatura do contrato de prestação de serviços entre a empresa e o Município de Santa Mônica ocorreu antes da conclusão do procedimento de dispensa de licitação.
Previamente ao ajuizamento da ação civil, a Promotoria de Justiça de Santa Isabel do Ivaí buscou a solucionar a questão expedindo recomendação administrativa para que o prefeito reconhecesse as ilegalidades dos atos administrativos praticados, anulasse a contratação e adiasse a data de realização do concurso. No mesmo ato, foi recomendado que o prefeito privilegiasse a contratação direta de instituição com reputação ético-profissional e sem fins lucrativos, dando preferência a instituições vinculadas a universidades públicas ou a organizações de pesquisa, ensino ou desenvolvimento institucional e reconhecidas por serviços já prestados com ética e alto padrão de qualidade e eficiência. A recomendação, entretanto, não foi atendida
No mérito da ação civil – que tem como requeridos o Município de Santa Mônica, o prefeito, o secretário Municipal de Planejamento, Finanças e Gestão e a empresa contratada – o Ministério Público do Paraná requer a nulidade da dispensa de licitação e do contrato administrativo, bem como a condenação dos agentes públicos por ato de improbidade administrativa.
Processo número 0000807-31.2023.8.16.0151
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
Paraná
Duas frentes frias mudam o tempo no Paraná a partir desta sexta-feira
A chuva voltou ao Paraná nesta sexta-feira (19). Uma frente fria chegou ao estado no amanhecer desta sexta, e atravessa o Paraná até sábado (20). Após uma trégua da chuva entre o fim de sábado e o domingo (21), o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) já monitora a aproximação de uma nova frente fria a partir de segunda-feira (22). Uma massa de ar frio depois dela trará novos recordes de temperatura mínima ao estado na próxima semana.
As primeiras áreas de instabilidade atingiram o Oeste e Sudoeste, com ocorrência de chuva, raios e rajadas de vento logo após as 6h. Até as 10h, Foz do Iguaçu já tinha registrado um volume de chuva de 6,4 mm e rajadas de vento de 52,6km/h. São Miguel do Iguaçu registrou 5 mm de chuva.
“Ao longo do dia, o sistema se desloca pelo interior paranaense. Entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, a chuva alcança o Norte, os Campos Gerais, a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral. No sábado, a instabilidade persiste sobre a faixa leste e os Campos Gerais, enquanto que na faixa Oeste o tempo já apresenta melhora”, ressalta Raissa Pimentel, meteorologista do Simepar.
A tendência é de que, até o fim do sábado, a frente fria se afaste para o oceano. Dessa maneira, a chuva se encerra e o sol predomina a partir de domingo em todo o Paraná. As temperaturas máximas, entretanto, não sobem muito, devido a presença de uma massa de ar frio e seco. No sábado, as temperaturas não passam dos 20°C no estado, e no domingo ficam ligeiramente acima disso, especialmente no Noroeste.
A partir de segunda-feira (22), o Simepar monitora a aproximação da primeira frente fria do inverno. A nova estação começa às 5h24 de domingo. Na segunda-feira a previsão é de chuva em todas as regiões do estado, e a partir de terça (23) as temperaturas terão declínio gradativo. Entre quarta (24) e quinta-feira (25), são esperados recordes de temperatura mínima em grande parte do Paraná, com registro de geada principalmente em cidades da metade sul.
Apesar da onda de frio logo no início da estação, a previsão climática do Simepar aponta que, ao fim do inverno, as temperaturas e os volumes de chuva fiquem acima da média histórica.
Fonte: Governo PR
-
Educação7 dias agoMEC debate cooperação em educação com países lusófonos
-
Política Nacional7 dias agoSenado analisa propostas de agenda legislativa sobre direitos das mulheres
-
Brasil6 dias agoMinistério da Saúde e fãs da banda BTS se unem para incentivar a doação de sangue
-
Política Nacional7 dias agoComissão aprova proibição de leilão e penhora de espaços culturais tombados
-
Esportes5 dias agoAlemanha revive placar histórico e atropela Curaçao na estreia da Copa do Mundo
-
Esportes6 dias agoBrasil empata com Marrocos em estreia nervosa na Copa do Mundo
-
Brasil7 dias agoSeminário destaca avanço da parceria do SUS com hospitais de excelência para ampliar o acesso à saúde
-
Agro5 dias agoEmbargo exige ampliar rastreabilidade e controle de medicamentos
