Connect with us


Paraná

Governo do Estado fecha 2025 com 22 novos parques urbanos entregues à população

Publicado em

O Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), fecha 2025 com 22 novos parques urbanos finalizados. Os municípios beneficiados pelo programa de recuperação ambiental neste ano foram Porto Amazonas, Lapa, Assis Chateaubriand, Lunardelli, Mirador, Nova Tebas, Jaguariaíva, Planaltina do Paraná, Paiçandu, Jataizinho, Terra Roxa, Boa Esperança, Campo Mourão, Cruzeiro do Sul, Marechal Cândido Rondon, Pérola, Santa Mariana, Ipiranga, Mariluz, Ivaté, Astorga e Florestópolis. O investimento alcançou R$ 43,2 milhões. 

Ao todo, o projeto, que completou seis anos neste mês, tem 51 espaços finalizados no Paraná. A proposta é uma parceria entre Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), IAT e prefeituras, e incentiva a criação de parques em regiões de fundo de vale ou áreas com ações erosivas. Uma das características comuns às áreas de fundo de vale é a presença de recursos hídricos, o que aponta para a existência de Áreas de Preservação Permanente Ecológica (APP).

“As mudanças já são claras: áreas antes marcadas por erosão, assoreamento e descarte irregular foram recuperadas e deram lugar a parques modernos e áreas verdes revitalizadas. Além de melhorar o meio ambiente, esses espaços trazem benefícios sociais, oferecendo lazer, convivência e bem-estar à população”, explica a chefe de Divisão do Setor de Projetos Especiais da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, Melissa Assis Teixeira.

Leia mais:  Com apoio do Estado, Prefeitura de São João vai construir complexo esportivo

PARQUES URBANOS – O programa foi criado com o propósito de unir desenvolvimento ambiental, econômico e social, promovendo consciência ambiental e fortalecendo a qualidade de vida nos municípios do Estado. Desde sua criação, em 2019, foram firmados 74 convênios, com investimento de R$ 120 milhões, entre recursos do Governo do Estado e de prefeituras parceiras.

A iniciativa prevê também a instalação de colmeias de abelhas sem ferrão, por meio do projeto Poliniza Paraná, para auxiliar na conservação de espécies nativas e para complementar as ações de educação ambiental dos locais. Desde 2021 é obrigatório a inclusão da proposta de polinização em todos os espaços concebidos como parques urbanos pelo IAT.

“Iniciativas como hortas urbanas, jardim dos sentidos e os meliponários do Poliniza Paraná reforçam o caráter educativo e comunitário dos parques urbanos”, destaca Melissa.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Jojups começa nesta sexta em 12 municípios e reúne 15,6 mil jovens atletas

Published

on

A 38ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) começa nesta semana com a realização da fase regional em 12 municípios paranaenses. Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, a competição reunirá 15,6 mil atletas e dirigentes de 302 municípios, distribuídos em 995 equipes.

As disputas serão realizadas em duas etapas: de 5 a 7 de junho e de 19 a 21 de junho. Os participantes competem nas modalidades de futsal, basquete, handebol, voleibol e vôlei de praia, buscando uma vaga na fase macrorregional da competição.

As cidades-sede desta etapa são Fazenda Rio Grande, Carambeí, Santo Antônio da Platina, Rolândia, Astorga, Cianorte, Mamborê, Guaraniaçu, Dois Vizinhos, Irati, Terra Roxa e Marumbi. Ao longo dos próximos dias, os municípios receberão delegações de diversas regiões do Estado, movimentando também setores como comércio, turismo e serviços.

TURISMO – Para o supervisor estadual dos Jogos da Juventude do Paraná, Agnaldo Luiz Baldo, a competição representa muito mais do que a disputa esportiva. “É uma engrenagem gigantesca que mexe com a economia local, com o turismo e, claro, com a saúde e a formação da nossa juventude. Estamos prontos para entregar um evento de excelência”, afirmou.

Leia mais:  Plataforma i-Araucária conquista prêmio em evento internacional

Segundo Baldo, os Jojups refletem o trabalho desenvolvido pelos municípios na formação esportiva de crianças e adolescentes. “É o esporte paranaense mostrando a sua pluralidade e a força do trabalho de base que os municípios realizam”, destacou.

O supervisor também ressaltou a parceria entre o Estado e as cidades-sede para a realização da competição. “Realizar um evento desse tamanho só é possível graças a duas grandes forças: o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte, e a parceria fundamental das 12 cidades-sede que prepararam suas estruturas com muito carinho para acolher os visitantes”, disse.

PROFISSIONAL – Além de promover a integração entre os municípios, os Jogos da Juventude são considerados uma das principais portas de entrada para o esporte de rendimento no Paraná, contribuindo para a descoberta e o desenvolvimento de novos talentos.

As equipes campeãs de cada modalidade na fase regional garantem classificação para a fase macrorregional, que será disputada entre os dias 13 e 16 de agosto.

Leia mais:  BRDE reforça carteira de crédito climático com atendimento ao Fundo Clima

Os resultados, classificações, cronogramas e demais informações sobre a competição estão disponíveis no Portal da Secretaria de Estado do Esporte.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262