Connect with us


Brasil

Ministério de Portos e Aeroportos, Anac, Abear e ABR intensificam ações nos aeroportos para garantir o bom funcionamento durante o período de festas

Publicado em

Tendo em vista o crescimento da aviação brasileira, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Aeroportos Brasil (ABR) e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) vão realizar, entre os dias 19 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026, a Operação Fim de Ano, com ações intensificadas nos aeroportos de maior movimento do país durante o Natal e o Réveillon.

A ação tem por objetivo acompanhar a movimentação nos aeroportos durante o período de maior fluxo, garantindo a prestação adequada e segura do serviço de transporte aéreo aos passageiros.

“Estamos atuando de forma integrada para que, neste período em que há grande fluxo de passageiros, o transporte se mantenha organizado, com qualidade e respeito ao cidadão, garantindo que todos possam viajar com segurança e dignidade”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

A operação contará com reforço de servidores da Anac em todas as regiões do Brasil, atuando simultaneamente em aeroportos de 15 estados. A iniciativa soma-se às ações já realizadas em 2025, ano em que a Anac fiscalizou 76 bases de empresas aéreas e 30 operadores aeroportuários.
“O fim de ano é um período de maior movimento nos aeroportos, o que exige atenção redobrada. A Anac está atenta para assegurar aos usuários tranquilidade e segurança nas viagens”, afirmou o diretor-presidente da Anac, Tiago Faierstein.

Leia mais:  Ministério da Saúde realiza encontro online sobre fortalecimento das políticas de proteção social no enfrentamento da tuberculose

O MPor, ao lado da Anac, da Abear e da ABR, atuará de maneira permanente no monitoramento dos terminais para, de forma integrada, acompanhar as operações aéreas e o fluxo de passageiros.

“Essa ação é um esforço coletivo dos entes públicos e privados para garantir que esse período seja marcado apenas por boas notícias e comemorações. Vamos trabalhar intensamente para atender toda a demanda e garantir que os brasileiros cheguem aos seus destinos e retornem felizes para suas casas”, declarou o presidente da ABR, Fábio Rogério Carvalho.

Os passageiros devem estar atentos às regras e orientações das Resoluções nº 400/2016 e nº 280/2013 da Anac, que tratam, respectivamente, da assistência ao passageiro em casos de atrasos e cancelamentos de voos e da acessibilidade, as quais serão observadas em todo o país.

“O trabalho conjunto entre governo, reguladores, aeroportos e companhias aéreas é fundamental. A aviação brasileira possui altos índices de eficiência operacional, e o compromisso das companhias é a melhoria contínua dos processos e serviços para oferecer aos passageiros um atendimento de qualidade, dentro das regras operacionais e de segurança”, ressaltou o presidente da Abear, Juliano Noman.

Leia mais:  Daily Summary — COP15 — March 24

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Agência Nacional de Aviação Civil

Fonte: Portos e Aeroportos

Comentários Facebook

Brasil

MME destaca avanços para ampliar a oferta e a competitividade de gás natural em evento do setor

Published

on

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta terça-feira (23/6), do evento “Cheio de Gás”, promovido pelo Brazil Journal, em São Paulo. Durante a abertura, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Renato Dutra, que representou o ministro Alexandre Silveira, apresentou os avanços das políticas públicas voltadas à ampliação da oferta, ao aumento da concorrência e à redução dos custos do gás natural para a indústria e os consumidores brasileiros, ancoradas sobre o Programa Gás para Empregar, criado em 2023 sob a chancela do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Durante o debate, Dutra destacou que o mercado de gás natural vive uma nova fase no país, impulsionada pelas ações do Governo do Brasil no âmbito do programa Gás para Empregar. Entre os principais avanços, ressaltou a modernização do marco regulatório, o fortalecimento da atuação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o aumento da oferta de gás da União e a ampliação da concorrência no setor. As discussões do evento abordaram temas como segurança energética, desafios regulatórios, expansão da infraestrutura e o papel do biometano na transição energética.

Leia mais:  Ação inédita do MTE em SP busca proteção de trabalhadores expostos ao calor extremo

Em sua participação, o secretário destacou que o desenvolvimento do mercado de gás é estratégico para aumentar a competitividade da economia brasileira e impulsionar a reindustrialização do país. “Sob a liderança do presidente Lula e do ministro Alexandre Silveira, o mercado de gás deixou de ser uma promessa para se tornar um instrumento concreto de desenvolvimento. Estamos trabalhando para ampliar a oferta, aumentar a concorrência e garantir preços mais competitivos, sempre com segurança jurídica e previsibilidade para os investimentos”, afirmou.

Dutra também ressaltou as iniciativas voltadas à integração energética regional e ao aproveitamento do potencial do biometano, além dos novos projetos de infraestrutura previstos para os próximos anos. Segundo ele, o gás natural tem papel fundamental na segurança energética e na transição para uma economia de baixo carbono, contribuindo para a geração de empregos, a competitividade da indústria e a expansão de novos mercados.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Leia mais:  Ministério da Saúde realiza encontro online sobre fortalecimento das políticas de proteção social no enfrentamento da tuberculose

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262