Connect with us


Brasil

Portos públicos do Sul crescem 14% no 3º trimestre e lideram a retomada logística da região

Publicado em

Os portos públicos da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) registraram um crescimento expressivo, de 14,02%, na movimentação de cargas no terceiro trimestre de 2025 (julho a setembro), em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados, divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), sinalizam uma forte recuperação da logística regional após os desafios climáticos enfrentados no ano passado.

O desempenho das estruturas públicas, que movimentaram 37 milhões de toneladas no período, foi o grande motor da região, superando a média geral do Sul (soma de portos públicos e terminais privados), cujo crescimento foi de 8,65%.

O destaque ficou por conta dos portos de Paranaguá (PR), que movimentou 19,1 milhões de toneladas, e de Rio Grande (RS), com 9,1 milhões de toneladas, essenciais para o escoamento da produção nacional.

Destaque em contêineres

Um dos principais indicadores do aquecimento econômico foi a disparada na movimentação de contêineres nos portos públicos, que registrou um aumento de 62,46% (somando 8,4 milhões de toneladas).

Leia mais:  MTE vai liberar benefícios a trabalhadores e empresas de Rio Bonito do Iguaçu (PR) afetados pela calamidade pública

O crescimento dessa modalidade é estratégico, pois o transporte conteinerizado envolve uma logística de maior valor agregado e complexidade operacional em comparação ao granel, demandando mais tecnologia e serviços especializados. No cenário geral da região (públicos e privados), a carga em contêineres somou 15,2 milhões de toneladas, liderando o ranking de tipos de carga no trimestre.

Destaques portos do Sul
Destaques portos do Sul

Os dados também mostram um ciclo virtuoso de comércio exterior. Nos portos públicos, as exportações cresceram 13,55%, garantindo o escoamento da produção, enquanto as importações subiram 8,59%.

Destaque para a importação de adubos e fertilizantes (5,9 milhões de toneladas nos portos públicos), o que indica que o setor produtivo já está se preparando para garantir a produtividade da próxima safra. Além disso, a cabotagem (navegação entre portos brasileiros) teve um salto de 29,65% nos portos públicos, reforçando o papel dessas estruturas na integração logística nacional.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

Comentários Facebook

Brasil

BR-070/GO/DF terá terceiras faixas; ordem de serviço será assinada nesta sexta (17)

Published

on

O ministro dos Transportes, George Santoro, assina nesta sexta-feira (17) a ordem de serviço que autoriza o início da implantação de terceiras faixas na BR-070/GO/DF, no trecho entre a barragem do Rio Descoberto, em Águas Lindas de Goiás (GO), e Ceilândia (DF).

A intervenção integra o Novo PAC e tem como objetivo ampliar a capacidade da rodovia, aumentar a segurança viária e melhorar a fluidez do tráfego em um dos principais corredores de ligação entre o Distrito Federal e Goiás.

O empreendimento integra um contrato de manutenção e conservação, denominado Plano Anual de Trabalho e Orçamento (PATO), que atende a todas as rodovias federais do Distrito Federal sob a jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Para 2026, o contrato receberá cerca de R$ 11 milhões, dos quais R$ 5 milhões serão investidos na conclusão desta implantação, prevista para ser finalizada em até 90 dias.

Cobertura de imprensa
Não há necessidade de credenciamento prévio para jornalistas interessados na cobertura do evento.

Serviço
Assinatura da Ordem de Serviço para a implantação de terceiras faixas na BR-070/GO/DF
Data: Sexta-feira, 17 de abril
Horário: 10h
Local: BR-070/GO, Qd. 02B, Unidade 01, Chácaras Coimbra, ao lado do Posto BR.

Leia mais:  Em audiência na Câmara, ministério detalha benefícios da concessão da hidrovia do Rio Madeira

Assessoria de Comunicação
Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262