Connect with us


Brasil

Brasil ultrapassa marca de 100 milhões de passageiros nos aeroportos do país no acumulado do ano

Publicado em

O Brasil registrou 106,8 milhões de passageiros nos aeroportos do país, de janeiro a outubro de 2025, de acordo com levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A marca de 100 milhões de pessoas viajando de avião foi ultrapassada neste ano com antecedência de um mês em relação a 2024, quando foi atingida somente em novembro.

No acumulado do ano, o crescimento foi de 9,5% em relação ao período de janeiro a outubro do ano passado, considerando voos domésticos e internacionais.

“Estamos com uma trajetória firme e constante de crescimento, com recordes mensais de brasileiros viajando de avião”, afirmou o ministro do MPor, Silvio Costa Filho. “Isso confirma o fortalecimento da aviação civil no país, com melhor infraestrutura nos aeroportos, regionalização dos terminais e melhores oportunidades para os brasileiros”, acrescentou.

Recordes em outubro

No mercado doméstico, outubro registrou o melhor resultado para o mês desde 2000, quando teve início a série histórica, com 9 milhões de passageiros. Em relação a outubro do ano passado, foi um aumento de 9,1%.

Destaques do período
Destaques do período
Leia mais:  MJSP debate implementação do ECA Digital com especialistas internacionais em Brasília

Esses dados mostram ainda que foi a primeira vez em que a movimentação nos aeroportos para voos nacionais rompeu a casa dos 9 milhões, evidenciando a consistência na trajetória de crescimento. Associado a isso, os números revelam que, pela oitava vez consecutiva, desde março, o mercado doméstico alcançou o melhor resultado mensal, se comparado com o mesmo período dos anos anteriores.

Para Daniel Longo, secretário Nacional de Aviação Civil, os números consolidam o bom resultado que a aviação civil brasileira tem apresentado após a pandemia frente aos demais mercados de aviação civil da América Latina. “O Brasil tem o maior mercado doméstico de passageiros da América do Sul e Caribe e é o que mais tem apresentado crescimento entre os principais países. Nossa aviação tem batido recordes no decorrer do ano em diversos indicadores do setor aéreo, tudo isso é fruto de políticas públicas acertadas e boa resposta dos setores econômicos”, indicou.

No mercado internacional, outubro também foi recorde histórico, com 2,3 milhões de passageiros e alta de 9,3% em relação a outubro passado. De janeiro a outubro de 2025, já são 23,5 milhões de viajantes, entre voos de fora do país e com destino internacional.

Leia mais:  Alunos do projeto Jovens Defensores Populares celebram formatura com "bailão" em São Paulo

Os aeroportos mais movimentados do país, no acumulado do ano até outubro, considerando voos domésticos e internacional foram: Guarulhos (38,2 milhões), Congonhas (19,7 milhões), Galeão (14,2 milhões), Brasília (13,4 milhões), Confins (10,7 milhões), Campinas (10,6 milhões), Recife (8 milhões), Salvador (6,4 milhões), Porto Alegre (5,8 milhões) e Santos Dumont (4,9 milhões).

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

Comentários Facebook

Brasil

Projeto Jacarandá reforça segurança energética na Grande São Paulo

Published

on

A expansão da infraestrutura de transmissão de energia elétrica no país ganhou novo impulso com a conclusão do Projeto Jacarandá, que ampliou a capacidade da Subestação Água Azul, em Guarulhos (SP). Com a entrada em operação comercial dos transformadores TR3 e TR4, em abril, o empreendimento reforça a confiabilidade do fornecimento de energia na região metropolitana de São Paulo e assegura maior robustez para o sistema elétrico da área do Aeroporto Internacional de Guarulhos, um dos principais polos logísticos e econômicos do país.

Integrante da carteira do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), no eixo Transição e Segurança Energética, o projeto, que conta com investimento total estimado em R$ 232 milhões, acrescentou 600 MVA de capacidade de transformação ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A ampliação consolida mais uma entrega estratégica voltada à modernização da rede de transmissão brasileira, em linha com a necessidade de sustentar o crescimento da demanda e ampliar a segurança operacional em regiões de elevado consumo.

As obras contemplaram a implantação de um novo pátio em 88 kV na Subestação Água Azul e a instalação de dois bancos de autotransformadores monofásicos de 440/88 kV, com potência de 300 MVA cada. Com a nova estrutura, o sistema ganha melhores condições para absorver e distribuir a energia, reduzindo riscos operacionais e elevando a estabilidade do suprimento para uma área marcada por intensa atividade urbana, industrial e de serviços.

Leia mais:  Fluxo de passageiros para a América do Sul cresce 19,6% em um ano e apresenta o melhor resultado da história

A entrega reforça a estratégia do Ministério de Minas e Energia (MME) de acelerar investimentos em transmissão como base para garantir segurança energética, ampliar a integração de fontes renováveis e preparar o sistema elétrico nacional para uma matriz mais moderna, eficiente e resiliente. A iniciativa amplia a capacidade de atendimento em uma área estratégica para a mobilidade, a indústria e a competitividade econômica brasileira.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262