Connect with us


Brasil

Ministério da Saúde amplia rede do SUS na COP30 com hospital de campanha em Belém

Publicado em

A Força Nacional do SUS, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), iniciou nesta semana as atividades do Hospital de Campanha da Força Nacional (HCamp), instalado na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém (PA). A estrutura temporária foi montada para reforçar o atendimento em saúde durante o período da 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Ao todo, 144 profissionais voluntários de diferentes estados, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos, estarão mobilizados. A estrutura contará ainda com quatro postos avançados de atendimento na Blue Zone da COP30, garantindo cobertura médica em todas as áreas do evento.

Com atendimento de baixa e média complexidade, em regime de porta aberta à população, o hospital terá capacidade para atender 200 pacientes por dia e garantirá acolhimento e suporte rápido tanto a moradores da área quanto aos visitantes que participam do evento internacional.

A estrutura do HCamp, que funcionará 24 horas, é composta por oito módulos — seis voltados à assistência direta à população e dois dedicados ao apoio logístico e administrativo, que abrangem desde triagem e emergência até regulação e logística.

Leia mais:  MJSP reforça cooperação entre União, estados e municípios em seminário sobre fortalecimento do Susp

O coordenador do Hospital de Campanha da Força Nacional do SUS, Djair Soares, explica que a iniciativa representa um importante reforço à capacidade de resposta do SUS, ampliando o acesso da população a serviços de urgência e emergência. Além disso, para ele, a estrutura garante prontidão em um momento de grande movimentação na capital. “É uma ação concreta de cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal para proteger vidas e fortalecer o SUS, operando entre os dias 7 e 25 de novembro”, informou.

A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Gadelha Vaz, destacou que a iniciativa é uma demonstração do compromisso do governo com o cuidado e a segurança da população.“Essa ação conjunta simboliza o nosso compromisso com a saúde, a segurança e o bem-estar não apenas dos participantes da COP30, mas também da população paraense. Estamos trabalhando para garantir uma rede assistencial preparada, integrada e eficiente durante todo o evento”, ressaltou a titular da Sespa. A Força Nacional do SUS, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), entregou, nesta sexta-feira (7), o Hospital de Campanha da Força Nacional (HCamp), instalado na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém (PA). A estrutura temporária foi montada para reforçar o atendimento em saúde durante o período da 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Leia mais:  Ministério da Saúde envia força-tarefa para enfrentar surto de gripe em indígenas de Maturacá, no Amazonas

Vanessa Aquino
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook

Brasil

Viaje por São Miguel das Missões (RS), um encontro com a história do Brasil

Published

on

Entre igrejas de pedra, esculturas sacras e vestígios de construções que atravessaram séculos, São Miguel das Missões (RS) preserva um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil. Reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial desde 1983, o local guarda as ruínas do antigo povoado de São Miguel Arcanjo, criado por missionários jesuítas e indígenas guaranis durante o período colonial.

Instalado entre os séculos 17 e 18, no território que hoje corresponde ao Brasil e à Argentina, o sítio integra um conjunto de antigas missões. Essas comunidades foram criadas pelos jesuítas para catequizar os povos guaranis, mas também funcionavam como centros de moradia, agricultura, educação, música, arte e produção artesanal.

Com o fim das missões, parte das construções foi abandonada e as ruínas preservadas hoje ajudam a contar essa história.

Reconhecimento

A Unesco reconheceu São Miguel das Missões por preservar o mais importante conjunto preservado das Missões Jesuítico-Guaranis no Brasil. As ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, da praça central e de outras estruturas do antigo povoado ajudam a compreender como viviam indígenas guaranis e missionários jesuítas entre os séculos 17 e 18.

O sítio brasileiro integra um Patrimônio Mundial compartilhado com quatro antigas missões na Argentina, formando um dos mais importantes conjuntos históricos da América do Sul.

O que fazer

Entre os principais atrativos estão:

  • Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo: principal atração da cidade, reúne as ruínas da antiga igreja, da torre e de construções que faziam parte do povoado missioneiro.

  • Museu das Missões: apresenta imagens sacras, esculturas e objetos produzidos nas antigas missões, além de ajudar o visitante a entender a organização desses povoados.

  • Espetáculo Som e Luz: realizado à noite, usa iluminação e narração para contar a história das Missões Jesuítico-Guaranis.

  • Praça das Missões: em frente às ruínas, oferece uma das principais vistas do conjunto histórico.

  • Artesanato missioneiro: produzido por artesãos da região, reúne peças inspiradas na cultura guarani e na história das missões.

Leia mais:  Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil ultrapassa 42 mil acessos e impulsiona turismo sustentável

Quem estiver de carro pode aproveitar a viagem para conhecer outros destinos da Rota das Missões, como Santo Ângelo, São João Batista e o Santuário do Caaró, que ajudam a compreender a história da presença jesuítica no Sul do Brasil.

Quando visitar

São Miguel das Missões pode ser visitada durante todo o ano. Entre outubro e maio, as temperaturas são mais altas e favorecem os passeios ao ar livre.

Entre os principais eventos estão:

  • Espetáculo Som e Luz: realizado regularmente junto às ruínas.

  • Réveillon nas Missões: com apresentações culturais.

  • Semana Nacional dos Museus: com programação especial no Museu das Missões.

  • Semana Farroupilha: celebrada em setembro, com atividades culturais em toda a região.

  • Celebrações religiosas e eventos ligados à cultura missioneira: ao longo de todo o ano.

Como chegar

São Miguel das Missões está localizada na Região das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul. O acesso mais rápido é pelo Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, a cerca de 50 quilômetros do município. A partir dali o trajeto pode ser feito de carro, ônibus ou traslado.

Leia mais:  Senasp participa do lançamento da ferramenta Mira para ampliar a prevenção e a resposta das forças de segurança

Também é possível chegar pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Nesse caso, a viagem até São Miguel das Missões é feita por rodovia, em um percurso de aproximadamente 480 quilômetros.

Para quem viaja de carro, o principal acesso é pela BR-285, que liga a cidade a municípios da Região das Missões e a outras rodovias do estado.

Patrimônio Mundial

A Lista do Patrimônio Mundial reúne locais reconhecidos pela Unesco por sua importância cultural, natural ou histórica para a humanidade. Os bens inscritos são considerados de valor universal excepcional e passam a integrar uma relação internacional de patrimônios, cuja preservação é de interesse mundial.

O Brasil possui atualmente 26 bens inscritos na lista, distribuídos entre as categorias Cultural, Natural e Mista.

Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262