Brasil
Governo Federal lança as primeiras Cotas de Reserva Ambiental (CRA) do Brasil
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) lançam, nesta quinta-feira (30/10), às 9h, no auditório Ipê do MMA, as primeiras Cotas de Reserva Ambiental (CRA) do país — um importante marco para a regularização ambiental no Brasil.
O evento contará com a presença da ministra Marina Silva e do diretor-geral do SFB, Garo Batmanian. Nesta fase inaugural, serão emitidos 98 títulos de CRA referentes à RPPN Rio Bonito de Lumiar, localizada no município de Nova Friburgo.
Previstas no Código Florestal, as CRAs permitem compensar uma Reserva Legal (RL) com vegetação nativa excedente, criando um mercado ambiental seguro e transparente, integrado ao Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), para atender à crescente demanda por regularização ambiental rural em todo o país.
📰 CREDENCIAMENTO: Para participar, é necessário encaminhar nome e veículo de imprensa pelo e-mail ➡️ [email protected].
SERVIÇO:
Lançamento das primeiras CRAs do Brasil
🗓️ Data: Quinta-feira, 30 de outubro
⏰ Horário: Às 9h (Horário de Brasília)
📍 Local: Auditório Ipê Amarelo – Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Bloco B – Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF)
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA
Brasil
MPA lança Painel de Monitoramento da Pesca de Tainha em 2026
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) disponibilizou o Painel de Monitoramento da Pesca de Tainha (Mugil liza) referente ao ano de 2026. A ferramenta reúne dados atualizados sobre a quantidade capturada da espécie por modalidade, permitindo o acompanhamento em tempo real da atividade pesqueira.
A iniciativa está alinhada à Portaria Interministerial MPA/MMA nº 51, de 27 de fevereiro de 2026, que estabelece o limite de captura, as cotas de captura por modalidade de permissionamento e por área de pesca, e as medidas de registro, monitoramento e controle associadas para a espécie tainha (Mugil liza), para a temporada de 2026, nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.
O limite de captura da espécie é determinado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Clique e acesse o Painel de Monitoramento da Pesca de Tainha 2026 parra acompanhar a evolução das capturas.
-
Agro7 dias agoInteligência artificial transforma o agronegócio brasileiro e impulsiona produtividade no campo
-
Paraná5 dias agoSanepar patrocina 15ª edição do Olhar de Cinema de Curitiba
-
Paraná7 dias agoMP do Paraná e de outros estados integram sistemas de nuvem privada para troca segura de dados de inteligência
-
Educação6 dias agoEvento abordará metas de equidade do Fundeb com prefeitos
-
Paraná4 dias agoParque Nacional do Iguaçu foi o segundo mais visitado do Brasil em 2025, aponta ranking
-
Polícial7 dias agoPMPR realiza solenidade e celebra a memória do Coronel Sarmento, patrono da corporação
-
Brasil7 dias agoMinistério da Saúde reabre 42 leitos no Hospital da Lagoa e fortalece reestruturação da rede federal no RJ
-
Entretenimento4 dias agoMarcela Mc Gowan e Luiza Martins celebram pré-wedding com festa country: ‘Noivinhas!’
