Paraná
Fortalecimento da rede nacional do Disque Denúncia é tema de encontro no Paraná
A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) sedia, até a sexta-feira (31), o II Encontro Nacional das Centrais Disque Denúncia, evento que neste ano reúne as coordenações dos serviços de denúncia de 16 estados, além do anfitrião Paraná e do Distrito Federal. O objetivo do evento, que começou nesta terça (28) com palestras, mesas redondas e debates é, além da integração entre as centrais, o intercâmbio de experiências, a padronização de procedimentos e a apresentação de boas práticas.
De acordo com o diretor-geral da Sesp, coronel Adilson Luiz Prusse, o encontro reflete o desejo de integração dos representantes da segurança pública do país pela evolução do serviço de denúncia, canal de participação da população na redução da criminalidade. “Nossa gestão é marcada pela integração das forças de segurança. Neste encontro reunimos um grupo eclético de civis e militares com expressiva representação de mulheres, é uma honra discutir um tema tão importante”, afirmou.
O tenente-coronel Walter Antônio de Aguiar, coordenador do Disque Denúncia 181 paranaense, falou da participação do Estado na primeira edição do encontro nacional das centrais, no Rio de Janeiro, em 2024. Segundo ele, conhecer os serviços dos demais estados possibilita um acréscimo na qualidade no Paraná. “Tivemos contato com experiências que nos ajudaram a aprimorar o programa de recompensas que será implantado aqui”, afirmou.
Uma das palestras foi ministrada nesta terça-feira pelo agente de polícia judiciária Gladson Fabian Marques e o soldado Ângelo Sirino Pedro, ambos do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da Sesp. Eles falaram dos 20 anos de história do Cape e dos sistemas usados no Paraná para a gestão de dados, como o B.I. (Business Intelligence) e o Sistema de Controle de Ocorrências Letais (SCOL).
“Nossa chefia nos dá autonomia para especialização em mapas usados para melhoria contínua dos processos de auditagem de drogas, mortes violentas intencionais e dados que dependem do Cape”, explicou Marques. Ele afirmou ainda que a gestão da informação torna o uso dos relatórios da Sesp muito mais confiável para os gestores.
Para o coordenador-geral do Disque Denúncia do Rio de Janeiro, Renato Almeida, o encontro no Paraná é a continuidade para a integração das centrais. “Essa iniciativa do estado do Paraná fortalece a troca de informações e experiências com resultados muito positivos a todos”, explicou. “Queremos com encontros regulares criar soluções nos estados para mitigar o crime em todo o Brasil”.
Segundo o diretor da Divisão de Controle De denúncias da Polícia Civil do Distrito Federal, Josafá Leite Ribeiro, o encontro nacional cria novas dinâmicas ao trabalho das centrais de disque denúncia. Para ele, a divulgação constante dos canais à população é necessária para o aprimoramento do serviço. “Como um mecanismo seguro de delatar crimes de forma anônima e contribuir com a segurança pública dos estados”, disse.
DISQUE DENÚNCIA – Criado em 2003, o Disque Denúncia 181 no Paraná é um programa que se diferencia do número de emergência da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Anônimo, ele garante sigilo aos denunciantes e ajuda as polícias a prevenir e investigar. Inicialmente o programa atendia apenas denúncias de tráfico de drogas. Hoje são 58 modalidades de crimes listados, de diversas naturezas.
O modelo atual foi instituído por decreto estadual em 2016 e batizado Disque Denúncia 181. Pelo serviço, os cidadãos podem, por exemplo, informar feminicídios, homicídios ou o paradeiro de pessoas desaparecidas. As denúncias podem ser feitas tanto por telefone como pelo site www.181.pr.gov.br.
Violência contra idosos, racismo, furtos e roubos e uma série de crimes podem ser encaminhadas por este canal. Linhas digitais criptografadas garantem o sigilo absoluto das informações e identidade dos denunciantes. O Centro Integrado de Denúncias 181 ainda gerencia e analisa o material que alimenta um banco de dados da segurança pública.
Fonte: Governo PR
Paraná
Programa Sanepar Perto de Você leva serviços, lazer e educação a moradores da Lapa
Em sua 8ª edição, o Programa Sanepar Perto de Você chegou nesta sexta-feira (31) ao município da Lapa, reunindo moradores que puderam aproveitar a oferta de serviços da Companhia e diversas atividades culturais e de lazer. Também estavam no evento estudantes de sete escolas da cidade que participaram de brincadeiras, jogos e outras ações de educação ambiental e orientações sobre serviços de água e esgoto. A programação aconteceu no Ginásio de Esportes Raul Siqueira.
“Esse programa demonstrou seu potencial de aproximação com a comunidade, por meio dos serviços da Sanepar, e se renova a cada nova parceria com as prefeituras para realizá-lo. Estou muito feliz em estar hoje na minha cidade, trazer a Sanepar ainda mais perto dos lapeanos e mais uma vez cumprir nosso propósito, que é o de prestar um serviço que é de saúde pública e inclusão social”, destacou o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, ao lado do prefeito da cidade, Diego Ribas.
O objetivo do Sanepar Perto de Você é fortalecer o vínculo da Companhia com as comunidades. O programa já passou por Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Contenda, Porto Amazonas, Morretes, Rolândia e Carambeí.
HIDRATAÇÃO E SERVIÇOS – No evento, a Sanepar distribuiu copos d’água para a hidratação dos participantes; disponibilizou, dentro do ginásio, um totem de autoatendimento para os clientes e atendimento presencial de sua ouvidoria; entregou kits de higiene dental infantil; apresentou maquetes de saneamento rural e das nascentes e o Laboratório Móvel.
Também mostrou como funciona um hidrômetro e de que forma atua o robô de telediagnóstico. O espaço recebeu, ainda, uma exposição itinerante sobre a história do saneamento. O Rotary Sanepar levou jogos e cesta de arremesso.
Em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná e Governo do Estado, a Sanepar levou o Projeto Tampinhas, de arrecadação de tampas de produtos como garrafas pet.
As crianças receberam cadernos de atividades, livros para colorir, quebra-cabeças e se divertiram com os bonecos Sane, Super Homem Rotariano, Tampinha, Zé Gotinha, Maria Gotinha, Chaves, Chiquinha, Coelho e Dinossauro.
SERVIÇOS MUNICIPAIS – Os participantes também tiveram acesso a serviços da Prefeitura da Lapa, nas áreas de Saúde (médicos, enfermeiras, agentes de saúde, fisioterapeuta, vacinação, aferição de pressão, testes rápidos de glicemia, diabetes); serviços de cidadania; os projetos Veterinário Mirim; Caravana da Alegria-Palhaços, com o teatro Arara Azul.
A comunidade também apresentou seus talentos, como o Coral Cantarte infantil, a Fanfarra Municipal, o Coral dos Idosos Vida Saudável; o Projeto Aulas de Violão e equipes de capoeira e boxe.
HOMENAGENS – Com a finalidade de registrar o reconhecimento por suas contribuições cidadãs ao município da Lapa, a Sanepar concedeu certificado de mérito ao prefeito Diego Ribas, à atleta local Amanda Oliva, vencedora do Sul-Americano de Kung Fu; e ao estilista criador do Museu da Lapa, Ney Souza.
O PROGRAMA – O Sanepar Perto de Você é coordenado por Mario Celso Cunha que avaliou a iniciativa como cada vez mais próxima da sociedade. “Aqui, na Lapa, esse objetivo foi alcançado, trazendo alegria e informações sobre saneamento e água, sinônimo de vida”, disse.
O diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Júnior, ressaltou a importância do programa. “Demonstra que a Sanepar sempre está próxima do povo. Cumpre as diretrizes do Governo do Estado em conhecer e atender a realidade dos municípios, buscando saúde para a população”.
Fonte: Governo PR
-
Agro4 dias agoLei do frete mínimo eleva custos de transporte de fertilizantes e mobiliza setor para revisão
-
Brasil4 dias agoRenan Filho leva a leilão outro lote de rodovias paranaenses na próxima quinta (30)
-
Paraná4 dias agoPCPR na Comunidade leva serviços para moradores de Tibagi e Irati nesta semana
-
Política Nacional4 dias agoComissão aprova obrigação de hospitais providenciarem acompanhante para pessoa com deficiência
-
Entretenimento5 dias agoBenício Huck celebra 18 anos com festa antecipada no Rio: ‘Noite de celebração’
-
Política Nacional3 dias agoCâmara aprova prorrogação de benefícios tributários na área de telecomunicações; acompanhe
-
Política Nacional5 dias agoProjeto estabelece a substituição de vagões ferroviários com mais de 50 anos
-
Brasil5 dias agoSNCT chega ao fim deixando uma maré cheia de ciência para mais de 100 mil pessoas
