Connect with us


Paraná

Paraná pode sediar Fórum Ibero-Americano de Compras Públicas de Inovação

Publicado em

O Paraná disputa com o México a sede da 8ª edição do Fórum Ibero-Americano de Compras Públicas de Inovação e Inovação Aberta. Trata-se de um dos principais encontros internacionais voltados à modernização do setor público e à promoção da inovação aberta. O resultado será anunciado durante a 7ª edição do evento, que acontece entre os dias 19 e 21 de novembro de 2025, em Granada, na Espanha. Caso o Paraná seja o escolhido, a cidade de Foz do Iguaçu receberá o encontro em 2026.

A candidatura paranaense, que concorre com a cidade mexicana de Monterrey, é apoiada pelo Governo do Estado como forma de estimular ainda mais transformação digital e o fortalecimento das políticas públicas de inovação. O Estado figura entre os líderes nacionais em soluções tecnológicas, práticas de compras públicas de inovação e incentivo ao empreendedorismo de base tecnológica.

Na defesa da sua candidatura, o Governo do Estado reforçou que o Paraná conta com sete universidades estaduais, mais de 21 mil doutores e um ecossistema de mais de mil startups formalizadas, incluindo três unicórnios: Madeira Madeira, EBANX e Olist. Curitiba é reconhecida mundialmente como uma das capitais mais inteligentes do planeta, enquanto Foz do Iguaçu, possível cidade-sede, se destaca pela integração entre sustentabilidade, ciência e turismo.

Para reforçar este setor, o executivo estadual destinou mais de R$ 800 milhões em projetos e políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação em 2024. O Estado também abriga sete parques tecnológicos de destaque nacional, entre eles o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), referência em pesquisa aplicada e inovação aberta.

Leia mais:  Hub GovTech Paraná seleciona negócios inovadores para serviços públicos

De acordo com Diego Nogueira, coordenador do 3º Seminário Estadual de Compras Públicas de Inovação (que acontecerá em 6 e 7 de novembro) e responsável pela candidatura do Paraná, o Estado já vinha articulando a proposta desde o ano passado. “Iniciamos a defesa da candidatura durante a edição anterior do fórum, no Chile, e conquistamos o apoio de delegações de diversos países, como Costa Rica, Espanha, Portugal, Argentina e Uruguai”, contou.

Para ele, os relevantes investimentos feitos no setor de inovação nos últimos anos pesa a favor da escolha do Paraná. “Estamos confiantes na sinergia do ecossistema paranaense e na capacidade do Estado de reunir experiências de inovação que inspiram políticas públicas em toda a região”, acrescentou Nogueira.

FOZ DO IGUAÇU – Localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, Foz do Iguaçu alia infraestrutura moderna, conectividade internacional e tradição na realização de eventos de grande porte. O município é reconhecido mundialmente tanto por suas belezas naturais quanto por ser um polo de inovação, sustentabilidade e integração entre ciência e tecnologia.

A escolha de Foz do Iguaçu como possível sede pode reforçar o papel estratégico do Parque Tecnológico Itaipu e a vocação da cidade para receber conferências internacionais com foco em desenvolvimento sustentável e inovação.

Leia mais:  MPPR obtém na Justiça Eleitoral a cassação do mandato de sete vereadores de Francisco Alves investigados por compra de votos na campanha eleitoral de 2024

RELEVÂNCIA INTERNACIONAL – O Fórum Ibero-Americano de Compras Públicas de Inovação e Inovação Aberta é um espaço de cooperação que reúne governos, universidades, empresas e centros de pesquisa da América Latina e da Península Ibérica. Seu objetivo é promover a modernização do setor público, fomentar soluções inovadoras para os serviços governamentais e fortalecer a integração entre países.

A iniciativa tem papel estratégico ao acelerar a adoção de novas tecnologias e ampliar a cooperação internacional em inovação e ciência aplicada às políticas públicas.

SEMINÁRIO ESTADUAL – Entre os dias 6 e 7 de novembro, o Paraná promoverá, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, o 3º Seminário Estadual de Compras Públicas de Inovação, evento que replica discussões que acontecerão na Fórum Ibero-Americano sobre o mesmo tema e demonstra a capacidade do Estado em sediar encontros de inovação.

A programação inclui palestras, painéis de debate, apresentações de cases e oficinas práticas sobre temas como inteligência artificial, protagonismo feminino na inovação e govtechs, reunindo especialistas para compartilhar experiências que reforçam o protagonismo do Paraná no cenário internacional de compras públicas inovadoras.

A realização do seminário estadual é da Fundação Araucária, Escola de Gestão do Paraná e Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA), com apoio do Sebrae Paraná e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Mesmo com feriado, obras seguem a todo vapor na Ponte de Guaratuba

Published

on

Com a inauguração marcada para o dia 29 de abril, a Ponte de Guaratuba entra na sua última semana de obras com frentes de trabalho mantidas em ritmo contínuo, inclusive durante o feriado de Tiradentes, nesta terça-feira (21). As equipes seguem mobilizadas para cumprir o cronograma. 

Nesta reta final, os esforços estão concentrados principalmente nos serviços de acabamento e preparação da estrutura para a entrega. A limpeza da pista e a organização do canteiro ganham intensidade, enquanto avançam intervenções essenciais como a execução de meio-fio, implantação de juntas de dilatação e finalização da capa asfáltica em diferentes trechos.

Um dos pontos que recebe atenção especial nesta semana é o acesso pelo lado de Matinhos, onde equipes atuam na conclusão da rampa de ligação com a rodovia. No local, estão em andamento serviços de terraplanagem, pavimentação, construção de calçadas e instalação de dispositivos de segurança, como guarda-corpos e barreiras do tipo New Jersey. A expectativa é deixar toda a estrutura pronta e integrada ao sistema viário até a data de entrega.

Leia mais:  MPPR obtém na Justiça Eleitoral a cassação do mandato de sete vereadores de Francisco Alves investigados por compra de votos na campanha eleitoral de 2024

No lado de Guaratuba, as obras também avançam com serviços de terraplanagem e finalização de acessos, incluindo alças de entrada e saída na região de Caieiras, que devem ser concluídas nos próximos dias. Em paralelo, há a preparação geral do espaço para a cerimônia oficial de inauguração.

Entre as atividades previstas para esta fase está ainda o início da pintura da estrutura, que pode ocorrer ao longo da semana, acompanhando o ritmo dos demais acabamentos.

PONTE – A nova ligação fixa sobre a Baía de Guaratuba representa um investimento de mais de R$ 400 milhões do Governo do Estado e é considerada uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no Paraná. Com 1.240 metros de extensão, a ponte conta com quatro faixas de tráfego, além de ciclovia e áreas destinadas a pedestres, garantindo mais segurança e acessibilidade para diferentes tipos de usuários.

Projetada para substituir a travessia por ferryboat, a estrutura vai reduzir o tempo de deslocamento entre os municípios para cerca de dois minutos.

Leia mais:  Hub GovTech Paraná seleciona negócios inovadores para serviços públicos

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262