Paraná
Fenômeno de bilheteria, monólogo “Diário de Um Louco” volta a Curitiba
Fenômeno de bilheteria em 2023, o monólogo “Diário de Um Louco”, com atuação de Fábyo Rolywer, indicado ao Troféu Gralha Azul de Melhor Ator 2023, retorna para duas únicas apresentações, em Curitiba. As sessões acontecem nos dias 23 e 24 de março (sábado e domingo), no Teatro José Maria Santos, que integra o Centro Cultural Teatro Guaíra. A encenação esquenta a cena teatral da Capital, em razão da proximidade com o Festival de Teatro de Curitiba 2024 (de 25 de março a 7 de abril).
“Diário de Um Louco” conta, de forma descontraída, a história de um funcionário público de existência insignificante, explorando o limite entre a vida real e a vida desejável. O monólogo é uma adaptação de um conto escrito por um dos maiores dramaturgos do século XIX: Nikolai Gogól (1809-1852). A história se passa em São Petersburgo (Rússia), onde Aksenty Ivanovich Propritchine, um funcionário público, com uma vida pobre e solitária, refugia-se em seus delírios psicóticos.
Para escapar da autoconclusão miserável que é a sua vida, inconscientemente, o personagem cria para si situações fantasiosas e adquire novas identidades, que evoluem até tornar-se um rei. A obra traz inúmeros pontos de reflexão sob a ótica da dramaturgia de Gogól. Rolywer já atuou em mais de 30 espetáculos teatrais em sua carreira e há 4 anos montou “Diário de Um Louco”.
Esta pode ser a última oportunidade de assistir ao espetáculo em Curitiba, já que os próximos planos de produção são para temporadas em outras cidades do Brasil. A peça teve praticamente todos os seus ingressos esgotados antes mesmo do início das apresentações, na última temporada. Outra importante conquista foi a indicação ao prêmio de Melhor Ator da 40ª edição do Troféu Gralha Azul, maior premiação do teatro paranaense.
“‘Diário de Um Louco’ teve uma trajetória linda neste último ano com importantes conquistas, além da oportunidade de estar entre as melhores peças de 2023 na cena paranaense. Esse espetáculo surgiu em 2019 no Rio de Janeiro, passou por uma pausa em razão da pandemia e reestreou em Curitiba com uma sequência de sucessos, envolvendo esta indicação ao Gralha, e sessões esgotadas no Miniauditório do Guaíra. Estar agora no Teatro Zé Maria é uma forma de testar o espetáculo em mais um grande espaço teatral da cidade”, ressalta Rolywer.
A peça também vem despertando a curiosidade de psicólogos em sua trajetória e foi objeto de estudo em universidades, além de ser encenada por grandes nomes do teatro brasileiro. A montagem explora a psicologia humana, tema que está em alta e aguça o interesse das pessoas neste novo momento pós-pandemia.
Serviço:
Dias das apresentações: 23 e 24 de março (sábado e domingo)
Horário: Sábado, às 20h e Domingo, às 19h
Local: Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba
Telefone: (41) 3322-7150
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia) – Ticket Fácil
Fonte: Governo PR
Paraná
Tribunal do Júri de Ponta Grossa condena a 37 anos e 6 meses de prisão dois homens denunciados pelo MPPR por homicídios de mãe e filha
O Tribunal do Júri de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, condenou nesta terça-feira, 21 de julho, dois homens denunciados pelo Ministério Público do Paraná pelos homicídios qualificados de duas mulheres, mãe e filha, de 45 e 26 anos. As vítimas foram mortas a tiros na madrugada de 21 de janeiro de 2025, dentro da residência onde moravam, no Bairro Boa Vista. Cada um dos réus foi condenado à pena de 37 anos e 6 meses de reclusão, em regime inicial fechado.
Áudio do promotor de Justiça Michael Gebeluky
As motivações dos crimes não foram totalmente esclarecidas, mas teriam sido praticados em contexto de disputa por território relacionado ao tráfico de drogas. Conforme apurado, os denunciados invadiram a residência das vítimas durante a madrugada e efetuaram diversos disparos de arma de fogo.
Na denúncia, o Ministério Público sustentou a qualificadora do emprego de recurso que dificultou a defesa das vítimas, uma vez que o crime foi praticado durante o período de repouso noturno. O Conselho de Sentença acolheu a tese apresentada pelo MPPR e condenou os réus por homicídio qualificado, nos termos da denúncia.
Os dois condenados, que já se encontravam presos, permanecerão recolhidos ao sistema penitenciário para o cumprimento das penas.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249
Fonte: Ministério Público PR
-
Paraná5 dias agoJudiciário decreta bloqueio de bens de 23 servidores do município de Paulo Frontin investigados pelo Ministério Público do Paraná por possível desvio de recursos
-
Educação6 dias agoRedes de ensino podem acessar materiais de educação fiscal
-
Esportes5 dias agoFrança e Inglaterra disputam terceiro lugar da Copa do Mundo após queda nas semifinais
-
Paraná7 dias agoMPPR recomenda que Município de Quatro Barras exija autorizações ambientais e de patrimônio cultural para realização de eventos na Estrada da Graciosa
-
Esportes6 dias agoVitória vence e afunda o Vasco na zona de rebaixamento
-
Política Nacional7 dias agoLei cria Dia Nacional da Capoeira
-
Política Nacional7 dias agoComissão de Turismo busca solução jurídica para área do Cristo Redentor; assista
-
Educação6 dias agoFies amplia oportunidade para bolsistas parciais do Prouni
