Connect with us


Paraná

Governo do Estado inaugura pontos de wi-fi público e gratuito em Irati e Palmeira

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), inaugurou nesta quinta-feira (14) mais cinco pontos de acesso público à internet do projeto Wi-Fi Paraná Inovador nos municípios de Irati e Palmeira, nas regiões Centro-Sul e dos Campos Gerais, respectivamente.

O objetivo do projeto é levar inclusão digital para municípios que tenham maior dificuldade de conectividade por meio de uma rede gratuita. A conexão do sinal possui tecnologia semelhante ao 5G, com 500mb de velocidade e capacidade para tráfego de mil usuários simultaneamente.

Em Irati, são dois pontos na Praça Etelvina Andrade Gomes, localizada em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz. Já em Palmeira, foram três pontos instalados no Posto de Saúde ESF Vila Rosa.

O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, disse que o objetivo do programa é ampliar o acesso aos serviços de conexão à internet nos municípios, em especial nas áreas com menor desenvolvimento. “Levar internet pública e gratuita para a população significa democratizar o acesso à tecnologia. Neste momento, estamos fazendo testes com alguns pontos em regiões mais centrais, para depois levar o wi-fi para bairros mais afastados e com dificuldade de conexão”, explicou.

Leia mais:  Professor da Unespar toma posse na Academia Paranaense de Letras

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, celebrou a adesão do município ao programa. “A internet hoje é tão necessária em nossas vidas com suas inúmeras funcionalidades. Disponibilizar esse acesso aos iratienses vai melhorar muito os momentos de lazer, já que os acessos serão em pontos turísticos da cidade”, afirmou.

Pato Branco, no Sudoeste, foi o primeiro município a receber o teste de conexão, com dois pontos de acesso na recepção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro Cristo Rei. A UPA funciona 24h, com circulação de mais de 11 mil pessoas mensalmente. 

A ideia é que na primeira fase, com os pontos de acesso instalados nos três municípios, seja possível mensurar a melhor localização e aproveitamento do sinal de wi-fi, além de monitorar as redes e os resultados e, assim, iniciar a segunda fase do programa, atendendo outras cidades.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Tribunal do Júri de Toledo condena dois homens denunciados pelo Ministério Público do Paraná por homicídio qualificado de pessoa em situação de rua

Published

on

Em julgamento realizado nesta quinta-feira, 25 de junho, o Tribunal do Júri de Toledo acolheu integralmente a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Paraná e condenou dois homens por homicídio triplamente qualificado. As penas fixadas foram de 14 anos e 3 meses de reclusão para um dos réus e de 19 anos de reclusão para o coautor, ambas em regime inicial fechado.

De acordo com a denúncia, apresentada pela 6ª Promotoria de Justiça de Toledo, o crime foi cometido na madrugada de 22 de dezembro de 2024, após um homem de 32 anos em situação de rua solicitar esmola aos denunciados. Diante da recusa, seguida de uma discussão, os agressores perseguiram a vítima. Mesmo após ela tentar se afastar para cessar o conflito, os denunciados a alcançaram e passaram a desferir diversos golpes contra a sua cabeça utilizando um bloco de concreto. Pouco depois, eles ainda retornaram ao local onde a vítima já se encontrava caída e gravemente ferida, desferindo mais golpes com o bloco de concreto antes de fugirem do local. As agressões causaram traumatismo cranioencefálico, que foi a causa determinante da morte.

Leia mais:  Luxo no mar: Porto de Paranaguá recebe cruzeiro Silver Whisper pela primeira vez

Qualificadoras – No julgamento, o Conselho de Sentença acolheu as qualificadoras sustentadas pelo MPPR no processo, considerando o homicídio cometido por motivo torpe (caracterizado pelo sentimento de vingança decorrente da discussão banal após o pedido de esmola), uso de meio cruel e emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima (pela superioridade numérica dos agressores e pela continuidade do ataque quando o ofendido já se encontrava ferido e indefeso no chão).

O Juízo da 2ª Vara Criminal de Toledo negou aos réus o direito de apelar em liberdade, mantendo a prisão preventiva de ambos.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262