Connect with us


Paraná

Copel investirá R$ 442 milhões no Centro-Sul e nos Campos Gerais em 2024

Publicado em

A Copel iniciou a execução de um amplo pacote de investimentos na região Centro-Sul do Paraná. Até o final do ano, a companhia vai destinar R$ 442 milhões à ampliação e modernização de subestações, linhas e redes e no desenvolvimento dos seus principais programas de melhorias. O montante integra os mais de R$ 2 bilhões que serão aplicados em obras de distribuição de energia em todo o Paraná ao longo de 2024 e vão reforçar a infraestrutura elétrica, além de contribuir para aumentar a qualidade do fornecimento de energia à população.

Uma parcela de R$ 117,9 milhões será direcionada a obras de alta tensão, que englobam a ampliação e modernização de subestações e linhas de distribuição. Um dos destaques é a fase final das obras para adicionar ao sistema a subestação Léa Martins, recém-construída em Ponta Grossa (Campos Gerais).

A companhia está instalando uma nova linha que vai conectar a unidade à subestação Sabará. São R$ 11 milhões destinados à nova linha e R$ 50 milhões ao empreendimento como um todo, o que inclui a própria subestação e outros trechos de linhas já concluídos.

Em Piraí do Sul (Campos Gerais) seguem as obras de construção da subestação homônima, que também vai operar em 138 mil volts. Com previsão para ser energizada no início de 2025, ela vai somar R$ 44,6 milhões em investimentos.

As melhorias na alta tensão, que ajudam a atender as demandas crescentes da região, também vão beneficiar a população de outros municípios. Em Prudentópolis, a Copel vai destinar R$ 15,8 milhões à ampliação da subestação que opera em 138 mil volts e leva o mesmo nome do município.

Leia mais:  Paraná implanta Agências de Inovação para o desenvolvimento dos pequenos municípios

Em Imbituva, a unidade (138 mil volts), também homônima, ganhará R$ 23 milhões em obras de modernização. Ainda em 2024, a Copel vai aplicar R$ 1,5 milhão em melhoria na subestação de Cruz Machado (34,5 mil volts). Além desses empreendimentos, serão destinados mais R$ 36,4 milhões a obras menores em diversas subestações.

“Novas subestações e linhas contribuem para aumentar a capacidade de distribuição de energia aos centros de consumo. Elas são especialmente importantes em grandes centros urbanos, onde há uma demanda maior”, diz Edison Ribeiro da Silva, superintendente de Engenharia de Expansão da Copel.

Ele explica que, com novas unidades, é possível formar um anel elétrico, um conjunto de subestações ligadas em rede que funcionam como reforço umas das outras. “Isso significa que, se uma unidade apresenta um problema, uma das outras poderá atuar para que a energia seja distribuída por outras fontes, mantendo o fornecimento de energia à população”, completa.

PARANÁ TRIFÁSICO – Outros R$ 268,8 milhões serão direcionados para obras de média e baixa tensão, englobando a instalação de novas redes, modernização de equipamentos, substituição de transformadores e o atendimento às solicitações específicas dos clientes. Deste valor, R$ 141,3 milhões serão empregados em obras do Paraná Trifásico na região.

Com o programa, a Copel está ampliando e modernizando a infraestrutura elétrica no campo. As novas redes, além de mais resistentes, dispõem de equipamentos interligados e automatizados que, em caso de desligamentos, são capazes de restabelecer o fornecimento de energia em poucos segundos.

Leia mais:  Governador entrega obra de duplicação e trincheiras da PR-092 em Siqueira Campos

Pela iniciativa, a companhia já construiu 3,6 mil quilômetros de redes trifaseadas no Centro-Sul. Em todo o Paraná, 15,3 mil quilômetros já foram entregues. Entre os municípios beneficiados na região, destacam-se Prudentópolis, com 213 quilômetros concluídos; Ponta Grossa (Campos Gerais), com 204 km; Reserva (201 km); Palmeira (193 km) e Ortigueira (187 km), ambas nos Campos Gerais.

REDE ELÉTRICA INTELIGENTE – Outros R$ 55,3 milhões serão investidos no Rede Elétrica Inteligente, maior programa de smart grids do Brasil. A iniciativa, que já instalou 660 mil medidores inteligentes em todo o Paraná, começou a ser implementada em municípios do Sudoeste do Estado, seguiu para a Região Metropolitana de Curitiba e, no final de 2023, chegou à Região Centro-Sul. Atualmente, a companhia está instalando os novos medidores em Ponta Grossa, Irati, Prudentópolis, São Mateus do Sul e Rio Azul.

A modernização dos medidores é acompanhada por investimentos em automação na rede da distribuidora, formando um conjunto que permite ao cliente acompanhar o consumo em tempo real, além de agilizar o atendimento – tanto para pedidos rotineiros, como a ligação e religação de energia, quanto nos casos de desligamentos ocorridos após um temporal, por exemplo.

Os novos dispositivos tornam automática a leitura do consumo, informam diretamente o centro de controle da Copel sobre falhas de energia e permitem comandos remotos para restabelecer o fornecimento de energia em caso de desligamentos, otimizando a administração dos serviços de eletricidade.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Chuva volta ao Paraná a partir do fim de semana, prevê o Simepar

Published

on

Depois de dois dias seguidos de recordes de frio em pelo menos 30 cidades paranaenses, as temperaturas nesta sexta-feira (26) ficaram um pouco mais amenas no Paraná. Com a massa de ar polar e seco perdendo força, a chuva retorna aos poucos ao estado, atingindo de forma isolada o Noroeste e o Norte nesta sexta, a faixa oeste no sábado (27), e avançando para o Centro-Sul no domingo (28). A chuva atinge todo o Paraná somente na segunda-feira (29).

Além das temperaturas um pouco mais altas do que as de quarta e quinta-feira (25), quando temperaturas negativas e geadas amplas marcaram o amanhecer na metade sul do estado, a nebulosidade é o destaque na maior parte do Paraná nesta sexta-feira (26). 

“O sol aparece à tarde mas, principalmente no Noroeste, Norte e Leste, entre a região de Curitiba e as praias, a nebulosidade ficará bastante variável ao longo do dia. No Noroeste e no Norte, inclusive, há possibilidade de chuva bem passageira, isolada. Já no Oeste e no Sudoeste, o sol predomina ao longo do dia”, ressalta Samuel Braun, meteorologista do Simepar.

Leia mais:  Com investimento de R$ 43,4 milhões, Estado homologa duplicação da PR-317 em Toledo

No sábado (27), o ambiente fica mais instável e a chuva pode atingir as regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste a qualquer momento do dia. O amanhecer segue com temperaturas mais baixas, ligeiramente abaixo de 10°C, principalmente na região Sul do Estado. No Norte o tempo fica um pouco mais quente, com predomínio de sol e temperaturas máximas em torno dos 25°C.

“Um sistema de baixa pressão presente entre o Paraguai e os países vizinhos contribui para a formação de várias áreas de instabilidade, que avançam em direção ao Estado e atingem a faixa oeste. Nos demais setores a nebulosidade fica presente, e alguma chuva ocasional não está descartada, com maior potencial para o período da tarde”, explica Samuel. 

No domingo (28), a chuva fica mais intensa. “Um ciclone extratropical se forma na altura da costa do Uruguai e não avança pelo Paraná, mas favorece a intensificação de uma frente fria. Essa frente fria, sim, deve avançar pelo Estado ao longo do domingo, provocando tempestades, especialmente no Noroeste, Oeste e Sudoeste, e também no Centro-Sul do estado”, afirma Samuel.

Leia mais:  Entrevista trata de inquéritos policiais e de ação do MPPR, da Polícia Civil e do Judiciário para digitalização desse material

Nestas regiões há risco de chuva forte, vento forte e descargas atmosféricas. Já no Norte e no Leste, a possibilidade de chuva no domingo é baixa e as temperaturas ficam um pouco mais elevadas. Esta frente fria se espalha pelo estado na segunda-feira (29), levando a chuva para todas as outras regiões do Paraná. O Simepar trará boletins atualizados na próxima semana. 

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262