Connect with us


Paraná

Paraná busca parcerias com o Reino Unido em educação, infraestrutura e energia verde

Publicado em

O Paraná quer estreitar as parcerias com o governo britânico em áreas como educação, infraestrutura e energias renováveis, além de ampliar o comércio bilateral com o Reino Unido. Como parte desse processo, o vice-governador Darci Piana recebeu nesta segunda-feira (29), no Palácio Iguaçu, a cônsul-geral do Reino Unido em São Paulo, Sarah Clegg, para apresentar os potenciais e os projetos do Estado nessas áreas.

Piana destacou uma série de projetos em andamento no Paraná, como a Nova Ferroeste, único projeto de infraestrutura da América Latina incluído no Sustainable Markets Initiative (Iniciativa de Mercados Sustentáveis), fundo criado pelo rei Charles III para apresentar ao mercado privado soluções sustentáveis para a transição a um futuro mais saudável.

“Temos muitos projetos de infraestrutura em andamento, como a Nova Ferroeste e as concessões rodoviárias, que estão abertos para a participação de investidores estrangeiros. O Reino Unido já teve um papel importante na implantação de ferrovias no Brasil e pode ser um parceiro estratégico novamente nesta área junto com o Governo do Paraná”, salientou o vice-governador.

Um dos principais produtores de energia renovável do País, o Paraná quer avançar em novas fontes energéticas, como biogás, biometano e hidrogênio verde. “Um dos grandes interesses do governo britânico é na área de energia renovável, com as nossas empresas tendo grande expertise nesse setor. O Paraná pode ser um parceiro em potencial nesse sentido”, afirmou a cônsul. “Queremos identificar os interesses em comum com o Estado para termos mais parcerias”.

Leia mais:  Colégio Agrícola da Lapa abraça projeto de abelhas nativas e leva tema às salas de aula

Na área da educação, um dos destaques é o programa Ganhando o Mundo, que neste ano está levando mil alunos da rede estadual para um intercâmbio gratuito em países de língua inglesa, sendo que 50 deles já embarcaram para a Inglaterra. O interesse do Governo do Estado agora é na ampliação do ensino técnico dos estudantes e também a formação continuada dos professores, com a possibilidade de também enviá-los para um intercâmbio ao país europeu.

AGENDA INTERNACIONAL – O Paraná também tem um histórico de parcerias bilaterais com o Reino Unido. Em 2022, a Invest Paraná realizou uma rodada de negócios com empresas britânicas na sede do consulado, em São Paulo. Um dos resultados do evento foi justamente a inclusão da Nova Ferroeste no Sustainable Markets Initiative.

A ideia agora é estreitar ainda mais esses negócios. Londres, a capital do Reino Unido, deve ser um dos destinos das missões internacionais promovidas pela Invest neste ano. A expectativa é que a agenda ocorra no segundo semestre de 2024, com foco nas áreas de energias renováveis, inovação, fundos de investimentos e agronegócio.

Leia mais:  Tarifa social da Sanepar atende mais de 300 mil famílias no Paraná

PRESENÇAS – Também acompanharam a reunião os secretários estaduais do Planejamento, Guto Silva; da Educação, Roni Miranda; e da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o cônsul honorário do Reino Unido em Curitiba, Adam Patterson; o diretor-presidente de Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; e a chefe do escritório do Itamaraty no Paraná, a embaixadora Lígia Maria Scherer.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado vai defender na Justiça compra de 26 robôs para agilizar combate a incêndios

Published

on

O Governo do Estado vai recorrer da decisão liminar que impede a Defesa Civil de continuar o processo de compra de até 26 robôs de combate a incêndios de grandes proporções. A defesa está amparada por um despacho do Tribunal de Contas de março deste ano que já tinha negado processo similar movido por uma empresa do Espírito Santo que não possui equipamento com as características exigidas no estudo técnico.

O processo de compra teve início com uma ata de registro de preço (e não compra efetiva) da Defesa Civil para aquisição de robôs para enfrentar incêndios em áreas industriais, portos e aeroportos. O projeto faz parte do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), desenvolvido pela pasta para enfrentar o aumento de registro de ocorrências desse tipo. Uma empresa alemã ganhou a concorrência porque tem o melhor produtor do mercado.

Esse robô é usado por países de primeiro mundo no combate a grandes incêndios. Ele funciona acoplado a uma mangueira e tem capacidade para gerar fluxo imenso de água para combater grandes incêndios logo no início, o que ajuda também a preservar o trabalho de bombeiros militares diante de cenários muito extremos. O Estado desenvolve essa compra de maneira pioneira no Brasil.

Leia mais:  Tarifa social da Sanepar atende mais de 300 mil famílias no Paraná

Nessa semana, no entanto, uma decisão liminar da 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba suspendeu a licitação e já comprometeu o calendário de aquisição dos equipamentos. A Procuradoria-Geral do Estado vai entrar com um agravo contra a decisão no Tribunal de Justiça do Paraná e apresentar a documentação técnica que embasa o procedimento. 

E essa aquisição se mostra cada vez mais urgente. Nesta semana o novo relatório do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas apontou para a existência de estiagem em todo o Paraná, o que aumenta o risco de incêndios, principalmente diante da temporada de seca do inverno.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262