Paraná
Com 129 anos, Lacen finaliza 2023 com nova tecnologia de sequenciamento genético
Um dos trabalhos com maior destaque das equipes de pesquisa do Laboratório Central do Estado (Lacen) em 2023 foi a ampliação da tecnologia de sequenciamento genético de última geração (Next Generation Sequencing – NGS). Esse tipo de pesquisa era realizado apenas para o SARS-CoV2 (Covid-19), e desde o início do ano tem sido aplicada para arboviroses, vírus, bactérias multirresistentes, tuberculose multirresistente e estreptococos (bactérias da garganta e pele).
O sequenciamento, importante para identificação das cepas circulantes e prevenção de casos, ajuda na detecção de doenças que podem afetar não somente o indivíduo, mas a saúde da população em geral.
Foram 840 sequenciamentos genéticos, dentre eles o SARS-CoV-2, os vírus da dengue e da chikungunya, vírus monkeypox, bactérias multirresistentes, cepas de tuberculose multirresistente, bactérias atípicas e estreptococos que causam doenças invasivas, como o Streptococcus pyogenes – bactéria patogênica altamente infecciosa e frequentemente responsável por faringites.
O sequenciamento de nova geração (NGS, do inglês Next Generation Sequencing), trabalha com fragmentos do DNA, permitindo acompanhar as linhagens e mutações genéticas virais, entendendo a evolução molecular e os padrões epidemiológicos dos vírus e bactérias.
Esta tecnologia permite também que o Lacen faça a pesquisa de metagenômica, uma abordagem baseada na análise genômica de uma população de microrganismos que ajuda a identificar e avaliar comunidades microbianas em diferentes ecossistemas.
Na prática, esse método sequencia todos os patógenos que podem estar envolvidos em um óbito não esclarecido, por exemplo. Em 2023 foram realizados dois estudos de metagenômica em conjunto com a Fiocruz. A análise está em plano de implantação para 2024.
“A pesquisa e as novas tecnologias, principalmente na área da saúde pública, trazem grandes e importantes avanços no combate às doenças no território. Os resultados e inovações produzidas no Lacen são referência nacional, como sendo uma unidade do Governo do Estado pioneiro em muitas metodologias para proporcionar cobertura epidemiológica eficaz”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
TRABALHO INDEPENDENTE E AMPLO – Desde janeiro de 2023, a metodologia de RT-qPCR (diagnóstico laboratorial, feito por biologia molecular) para vigilância das arboviroses Mayraro e Oropouche já estão disponíveis para a população paranaense, não dependendo de envio para Laboratórios de Referência, como a Fiocruz, o que agiliza a emissão dos resultados.
O Lacen Paraná foi o primeiro laboratório estadual do País a fazer este exame in loco, e já foram realizadas 13.824 amostras para pesquisa de arboviroses até o mês de novembro.
O Lacen também desenvolve o importante trabalho de capacitação e treinamento dos laboratórios da rede que atende o Sistema Único de Saúde no Estado. Neste ano foram 25 capacitações para os técnicos envolvidos em vários diagnósticos.
Esse trabalho resultou em diversas supervisões, visitas e treinamentos, principalmente no diagnóstico das tuberculoses, hanseníase, malária, esporotricose animal, raiva, resistência antimicrobiana, arboviroses, análises de água para consumo humano e Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).
“A missão do Lacen sempre foi de estar em constante aprimoração, por este motivo somos considerados um laboratório modelo e referência para diversos agravos”, afirmou a diretora técnica do Lacen, Lavinia Arend.
A unidade fez neste ano 526.760 testes e diagnósticos epidemiológicos e ambientais para vírus respiratórios, dengue, zikavírus, chikungunya, febre amarela, sarampo e doenças sexualmente transmissíveis, entre outros casos. Em 2022 foram mais de 604 mil exames.
UNIDADE REFERÊNCIA – Fundado em 1894 pelo Dr. Trajano Reis, o Lacen completa 129 anos de história neste dia 21 de dezembro, o segundo laboratório mais antigo do Brasil. Desde 2019, a unidade teve um investimento de aproximadamente R$ 9 milhões em equipamentos, e, em 2023 houve incremento desses itens laboratoriais no valor de R$ 922 mil.
Para Célia Fagundes da Cruz, diretora do Lacen, o trabalho é permanente e focado na excelência dos serviços ofertados aos paranaenses. “Fazemos parte da Vigilância em Saúde, tendo como papel a Vigilância Laboratorial, sempre buscando oferecer novas tecnologias e inovações para que a nossa população esteja certa de ter o melhor do seu Laboratório de Referência”, acrescentou.
Fonte: Governo PR
Paraná
Estado abre Junho Paraná Sem Drogas com foco em ações integradas e apoio a vulneráveis
A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), por meio do Centro Estadual de Política Sobre Drogas (CEPSD), iniciou oficialmente as atividades do Junho Paraná Sem Drogas nesta terça-feira (2). A solenidade de abertura aconteceu na sede da OAB Paraná, em Curitiba, e reuniu especialistas, gestores e servidores para debater o enfrentamento ao uso indevido de substâncias lícitas e ilícitas.
A campanha paranaense é respaldada pela legislação estadual, instituída pela Lei Estadual nº 19.121/2017, e mobiliza a estrutura do Governo do Estado ao longo de todo o mês com ações de conscientização, prevenção e tratamento.
O secretário da Segurança Pública do Paraná, Saulo Sanson, destacou a importância da união de esforços e do impacto social da campanha. “A Sesp está comprometida com o enfrentamento às drogas em vários níveis, desde coibir o tráfico até a manutenção de políticas públicas de conscientização e promoção das discussões sobre o tema”, afirmou.
Nesta edição, o evento propõe o debate sobre o tema Dependência Química e Pessoas em Situação de Rua, uma realidade que desafia diariamente os gestores públicos e a sociedade. O objetivo central é fortalecer o diálogo permanente e a articulação entre as políticas públicas de segurança pública, saúde, assistência social, sistema de justiça e entidades da sociedade civil para a formulação de respostas mais eficazes e focadas na dignidade humana.
O coordenador do Centro Estadual de Política Sobre Drogas (Cepsd) e vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conesd), Renato Bastos Figueiroa, reforçou a necessidade de ações transversais. “Precisamos superar a visão de que essa responsabilidade pertence exclusivamente a uma área ou a uma instituição. Esse é um desafio coletivo que exige ações coordenadas e compromisso permanente”, destacou.
As ações do mês são coordenadas pelo Cepsd, com o apoio do Conesd e das demais secretarias de Estado que atuam em conjunto na realização de eventos em diversos municípios paranaenses.
A solenidade de abertura contou com a participação dos jovens do Centro da Juventude do município de Castro, que apresentaram o espetáculo de dança Liberte-se. Os Centros da Juventude funcionam como espaços estratégicos de proteção social e fortalecimento de vínculos, utilizando o esporte e a cultura para afastar os jovens de fatores de risco, como o uso de álcool e outras drogas.
Como parte do cronograma de enfrentamento e conscientização, também foram exibidos os vencedores da nona edição do Concurso Estadual de Vídeos Contra as Drogas, iniciativa realizada anualmente em parceria com a Secretaria de Estado da Educação para mobilizar estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada.
Estiveram também presentes na abertura o deputado estadual Gilson de Souza, presidente da Frente Parlamentar em Apoio às Comunidades Terapêuticas, Cuidados e Prevenção às Drogas; e Luiz Carlos Pity Hauer, presidente da Comissão de Políticas Sobre Drogas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná.
Fonte: Governo PR
-
Paraná6 dias agoEm Pitanga, MPPR denuncia por quebra de sigilo funcional e corrupção passiva residente jurídico que se aproveitou do cargo para solicitar vantagem indevida
-
Política Nacional6 dias agoDavi promulga dispositivos reinseridos na LDO pelo Congresso
-
Brasil6 dias agoMTE divulga dados do Caged de abril nesta quinta-feira (28)
-
Agro4 dias agoJunho deve ter temperaturas elevadas e risco de seca no Centro-Sul
-
Agro4 dias agoCafé fecha maio com pressão sobre o arábica e valorização do conilon no Brasil e no mercado internacional
-
Educação7 dias agoBrasil e Rússia dialogam sobre intercâmbio acadêmico
-
Política Nacional6 dias agoComissão de Saúde debate controle e manejo de espécies invasoras
-
Esportes6 dias agoFluminense derrota Deportivo La Guaira no Maracanã e carimba vaga nas oitavas de final da Libertadores
