Connect with us


Paraná

Com grandes obras, PRC-280 será revitalizada em concreto de Palmas a Pato Branco

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta quinta-feira (14) a pedra fundamental da restauração da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia, no Sudoeste do Paraná. A obra é orçada em R$ 188 milhões e consiste na instalação de um pavimento rígido de concreto nos 45 quilômetros da rodovia que separam os dois municípios, dentro de um projeto mais amplo de revitalização de um dos principais corredores logísticos da Estado.

Ratinho Junior também anunciou a continuidade do projeto com a pavimentação em concreto até Pato Branco, dentro do mesmo modelo. O novo lote de obras, cujo edital de licitação já foi publicado, contempla os 37 quilômetros de distância entre as duas cidades do Sudoeste do Paraná. A previsão é que, após concluída a licitação, o contrato tenha duração de 15 meses, sendo três para a elaboração dos projetos e 12 para a execução das obras.

As duas etapas se somam a uma anterior, de 60 quilômetros, já concluída entre Palmas e o Trevo Novo Horizonte, no acesso à BR-153. Ao todo serão 142 quilômetros de pavimentação em concreto na PRC-280.

“O primeiro trecho que inauguramos já trouxe mais segurança aos caminhoneiros e aos demais motoristas que trafegam pela rodovia, reduzindo drasticamente os acidentes”, disse o governador. “Com a oferta de melhores condições logísticas, também incentivamos a instalação de novas indústrias na região, o que contribui com a geração de mais empregos e o desenvolvimento da economia dos municípios”.

Leia mais:  Governo firma parceria internacional para ofertar cursos de qualificação em 19 áreas

A tecnologia utilizada pelo Governo do Paraná se inspira em um modelo amplamente adotado na Alemanha e nos Estados Unidos e tem despertado o interesse de outros estados, segundo Ratinho Junior. “Depois de concluída, a nova PRC-280 vai se transformar em um dos mais modernos corredores logísticos do Brasil. Isso tem despertado, inclusive, a visita de técnicos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo ao Paraná para conhecer o modelo construtivo”, declarou.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, as obras vão garantir a boa qualidade do trânsito na região pelo menos pelas próximas duas décadas. “Esta é uma solução moderna, que dará mais mobilidade e segurança viária para uma estrada que ao longo das últimas décadas só recebeu obras de tapa-buraco”, argumentou.

“Após a licitação do terceiro trecho, as duas obras vão ser tocados praticamente de forma simultânea em 2024. Como a concorrência acontece com regime de Contratação Integrada (CI), não podemos falar ainda em valores para o trecho que ainda será licitado, mas os 142 quilômetros que serão revitalizados no total representam um investimento de R$ 500 milhões a R$ 600 milhões do Governo do Estado”, concluiu o secretário.

Leia mais:  Procons do Paraná promovem ações para marcar o Dia Internacional do Consumidor

CONCRETO – Em todo o percurso, a revitalização do pavimento é feita por meio da técnica conhecida como whitetopping, em que o recapeamento é feito com concreto. Neste procedimento, a estrutura de asfalto existente na estrada é aproveitada como base para a reforma da pista.

A técnica é considerada uma solução mais ágil do que a substituição total do pavimento, já que a aplicação é mais rápida. O material também é mais durável e resistente, com vida útil estimada de 20 anos, o que representa o dobro da durabilidade da pavimentação asfáltica tradicional.

Estas características são uma escolha mais adequada para comportar o alto tráfego da região, composto principalmente por caminhões e veículos pesados que escoam a produção de grãos e proteína animal do Oeste e Sudoeste do Estado até o Porto de Paranaguá.

As duas obras preveem a recuperação do pavimento nas faixas de 3,50 metros de largura em cada sentido, além de acostamentos de 2,50 metros. Também estão previstas terceiras faixas em concreto em alguns pontos, com objetivo de dar maior segurança aos motoristas e adequá-la ao aumento de tráfego previsto para os trechos.

cleve

Apenas a obra entre Palmas e Clevelândia é orçada em R$ 188 milhões. Foto: Gabriel Rosa/AEN

REGIÃO EM DESENVOLVIMENTO – O Sudoeste do Paraná tem três cidades no “clube do bilhão” do Valor Bruto de Produção Agropecuária (Francisco Beltrão, Pato Branco e Mangueirinha) e Clevelândia com mais de R$ 670 milhões. Também é um polo de inovação, industrial e universitário.

Na avaliação do secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, a revitalização da PRC-280 é um marco histórico para a região. “O Sudoeste sempre teve problemas topográficos por ser muito acidentado, e que por isso carecia de grandes investimentos para mudar essa realidade. A pavimentação em concreto, com uma tecnologia inovadora, da rodovia que é o eixo central da região, é a garantia para que as cidades continuarão a se desenvolver economicamente”, pontuou.

Para a prefeita de Clevelândia, Rafaela Losi, a nova PRC-280 tem um efeito econômico muito importante para o Sudoeste do Estado, mas que não se restringe à região. “Esta rodovia por décadas esteve em más condições, sem receber uma verdadeira restauração. Essa nova estrutura vai contribuir com o escoamento da produção do agronegócio do Sudoeste e Oeste e até dos estados vizinhos que passam por aqui com destino ao Porto de Paranaguá, o que deve atrair mais investidores para a nossa região”, comentou.

“Hoje foi um divisor de águas para o Sudoeste do Paraná. A nova PRC-280 ajuda a projetar Pato Branco para o mundo. Só temos a agradecer ao Governo do Estado pelos investimentos na região, que hoje é contemplada com grandes obras estruturantes”, comemorou o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

OUTRAS MELHORIAS – O Governo do Estado também concluiu outras obras de melhorias na rodovia estadual, incluindo a implantação 12,4 quilômetros de terceiras faixas no trecho de 130 quilômetros entre União da Vitória e Marmeleiro. A medida garantiu mais segurança e agilidade no percurso. O pacote para o Sudoeste ainda inclui reformas de 12 pontes em outras rodovias da região, beneficiando moradores de mais de 14 municípios, entre eles Francisco Beltrão, Marmeleiro, Pato Branco, Realeza, Itapejara d’Oeste e Dois Vizinhos.

PRESENÇAS – Também participaram dos anúncios vice-governador Darci Piana; o secretário estadual da Saúde, Beto Preto; o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Santin Roveda; o presidente do DER-PR, Fernando Furiatti; os deputados estaduais Anibelli Neto, Luis Corti, Luiz Fernando Guerra, Wilmar Reichembach e Adão Litro; e lideranças regionais do Sudoeste.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil

Published

on

O Paraná alcançou a maior taxa de frequência escolar líquida do Brasil no ensino médio em 2025, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Educação, divulgados sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador mede o percentual de estudantes que frequentam a etapa de ensino adequada para a própria idade, uma das principais referências para avaliar o acesso, a permanência e a progressão escolar.

No ensino médio, a taxa paranaense saltou de 78,7% em 2024 para 86,6% em 2025, crescimento de 7,9 pontos percentuais em apenas um ano. O resultado colocou o Estado na liderança do ranking nacional, superando a média brasileira, de 80,6%. Em 2024, o Paraná ocupava a sétima colocação entre as unidades da federação.

“Nosso objetivo é garantir que o estudante permaneça na escola, aprenda mais e tenha condições de construir um futuro melhor. Por isso investimos em alimentação escolar de qualidade, em escolas mais modernas e confortáveis, em tecnologia, material pedagógico e na melhoria dos ambientes de aprendizagem. O resultado aparece em indicadores como esse, que mostram mais jovens avançando regularmente em sua trajetória educacional”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. 

“Esse avanço acompanha outros resultados importantes da educação paranaense nos últimos anos. O Paraná assumiu a liderança nacional no IDEB após sair da sétima colocação, ampliou a oferta de ensino integral e investiu fortemente na modernização das escolas. São indicadores que mostram que estamos criando as condições necessárias para que os estudantes permaneçam na escola, aprendam mais e tenham mais oportunidades no futuro”, acrescentou.

ENSINO FUNDAMENTAL – O avanço também foi registrado nos anos finais do ensino fundamental, etapa que atende estudantes de 11 a 14 anos e que, no Paraná, tem a gestão do Governo do Estado nas escolas públicas. 

Leia mais:  Governo firma parceria internacional para ofertar cursos de qualificação em 19 áreas

Neste segmento, a taxa de frequência escolar líquida do Paraná passou de 88,5% para 90,7% entre 2024 e 2025, aumento de 2,2 pontos percentuais. Com o resultado, o Estado avançou da 14ª para a 8ª colocação nacional e ultrapassou a média brasileira, que ficou em 90,1%.

Os dados indicam que um número cada vez maior de estudantes está frequentando a série adequada para sua idade, reduzindo situações de atraso escolar e fortalecendo as condições para a aprendizagem ao longo da trajetória educacional.

PERMANÊNCIA ESCOLAR – A taxa de frequência escolar líquida mede o percentual de estudantes matriculados e frequentando a etapa de ensino adequada para a própria idade. Por isso, é considerada um dos principais indicadores da capacidade do sistema educacional de garantir acesso à escola, permanência dos alunos e progressão regular ao longo da educação básica.

Quando os estudantes frequentam as séries compatíveis com sua idade, aumentam as chances de aprendizagem adequada, conclusão dos estudos e continuidade da formação profissional e universitária. O indicador também está relacionado à redução da evasão escolar, da defasagem idade-série e do abandono dos estudos.

Paraná reduz taxa de analfabetismo para 3,3% e reforça trajetória de queda iniciada em 2019

INCENTIVOS DO ESTADO – O avanço da frequência escolar ocorre em paralelo a uma série de políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado para melhorar as condições de permanência dos estudantes nas escolas.

Uma das iniciativas é o programa Mais Merenda, que ampliou a oferta de alimentação escolar na rede estadual, garantindo três refeições por turno aos estudantes. Além do aumento da quantidade de refeições servidas, a iniciativa promoveu melhorias no valor nutricional dos cardápios, com ampliação da oferta de proteínas, inclusão de novos alimentos e acompanhamento permanente de nutricionistas responsáveis pela elaboração das refeições.

Leia mais:  Conhecimento agropecuário e integração são destaques na Winter Show em Guarapuava

Desde 2019, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 2,8 bilhões na alimentação escolar, diversificando os cardápios e ampliando a qualidade nutricional das refeições oferecidas aos estudantes da rede estadual. A iniciativa contribui para a permanência dos alunos no ambiente escolar e reduz fatores associados à evasão e ao abandono.

Outra frente importante foi a expansão da educação em tempo integral, que saltou de 73 escolas para mais de 400 unidades em sete anos, ampliando significativamente o número de estudantes atendidos em todas as regiões do Estado.  O modelo amplia a permanência dos alunos no ambiente escolar, com jornada estendida, reforço pedagógico e atividades complementares nas áreas de esporte, cultura, tecnologia e formação cidadã.

AMBIENTE ESCOLAR – Nos últimos anos, o Governo do Estado também ampliou investimentos em reformas e construção de escolas, substituição de estruturas antigas de madeira, climatização das salas de aula, modernização de laboratórios e aquisição de novos mobiliários. Somente entre 2019 e 2026, foram investidos R$ 525,7 milhões na compra de mais de 665 mil itens de mobiliário para as escolas estaduais, incluindo carteiras, cadeiras, mesas, armários, estantes e equipamentos utilizados em salas de aula, bibliotecas, laboratórios e espaços administrativos.

As ações também incluem a instalação de milhares de aparelhos de ar-condicionado, melhorias estruturais e a modernização dos ambientes de aprendizagem, tornando as escolas mais confortáveis e adequadas para estudantes e professores.

“Quando o aluno encontra uma escola segura, bem equipada e com estrutura adequada, ele permanece mais tempo estudando e consegue desenvolver melhor seu potencial. O resultado aparece em indicadores como esse, que mostram mais jovens avançando regularmente em sua trajetória educacional”, avaliou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262