Connect with us


Paraná

Maringá campeã dos Jogos Abertos e Brasileiro de Ginástica agitaram o fim de semana

Publicado em

A segunda rodada da etapa final dos Jogos Abertos do Paraná (Japs), disputada de sexta-feira a domingo (24 a 26), em Pato Branco, no Sudoeste do Estado, definiu os campeões da edição 2023 da competição. Na classificação geral, a equipe de Maringá se sagrou campeã, com Foz do Iguaçu em segundo e Pato Branco em terceiro lugar. Os três primeiros foram seguidos por Cascavel (4º), Toledo (5º), Londrina (6º), Campo Mourão (7º), São José dos Pinhais (8º), Ponta Grossa (9º) e Paranaguá (10º). Confira AQUI a classificação por modalidade esportiva.

As disputas do fim de semana levaram a Pato Branco 1.200 pessoas, entre atletas dirigentes e comissões técnicas, de 87 municípios. No total, os Japs tiveram mais 3.200 participantes nas duas rodadas da final – foram 2 mil no primeiro fim de semana.

Com a conclusão dos Jogos Abertos, o Governo do Estado conclui, também, o calendário de 2023 dos 11 jogos oficiais promovidos anualmente. “Encerramos o calendário deste ano dos eventos esportivos realizados pela Secretaria de Esportes (SEES). Ainda temos uma delegação viajando para a participação da Paralimpíada Escolar em São Paulo, que fecha o nosso ciclo de competições esportivas de 2023”, disse o diretor de Esportes da SEES, Cristiano Barros Homem D’El Rei. As disputas começam nesta quarta-feira (29) e seguem até sexta (01).

Leia mais:  Decreto que oficializa programa Turismo na Escola é destaque em encontro do Cepatur

As atividades da Secretaria do Esporte seguem agora no Verão Maior Paraná, no Litoral e nas praias de agua doce na região Noroeste. As equipes atenderão veranistas e população local com jogos, competições e lazer.

GINÁSTICA RÍTMICA – O Ginásio do Tarumã, em Curitiba, principal espaço para prática do esporte do Governo do Estado, recebeu de sexta-feira a domingo (24 a 26) o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Loterias Caixa. A competição teve o apoio do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, e o incentivo da Copel, através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte). A realização foi da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), com organização da Federação Paranaense de Ginástica (FPRG).

Participaram do evento 48 clubes, de 12 estados, totalizando 598 ginastas das categorias Pré-Infantil (9 e 10 anos), Infantil (11 e 12 anos), Infantojuvenil (13 e 14 anos), Juvenil (13 a 15 anos) e Adulto (a partir de 16 anos). No ano passado, os números foram 42 (clubes) e 377 (ginastas).

Leia mais:  Ceasa Curitiba é a primeira do Brasil a conquistar a ISO 14001, que atesta gestão ambiental

A bicampeã dos Jogos Panamericanos Dayane Camillo, ginasta de Londrina, foi homenageada com uma exposição realizada pela Secretaria do Esporte no Centro de Memória. Ela representou o Brasil nas Olimpíadas de Sidney (2000) e Atenas (2004). O público pode conferir fotos, artigos de jornais, medalhas e unifOrmes usados por Dayane. “Foi um sucesso, muito gratificante para mim ver todas aquelas crianças conhecendo minha trajetória, as mães vindo me agradecer pelo empenho que eu tenho com a ginástica rítmica. Uma grande alegria”, disse.

Com a presença de público alta durante todos os dias, em especial na abertura, a presidente da FPRG, Márcia Aversani, afirmou que os resultados, principalmente paranaenses, foram muito positivos. “Tivemos equipes paranaenses praticamente em todos os pódios”, disse Márcia.

Três equipes paranaenses seguem para o Sul-Americano de Ginástica Rítmica, que acontece em Assunção, no Paraguai, entre quarta-feira e sábado (29 e 2/12): a Agir, de Curitiba, na categoria infantil; a Agito, de Toledo, na categoria infantil e juvenil; e a Unopar, de Londrina, na categoria pré-infantil e juvenil. 

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Na 30ª Expo Turismo Paraná, Darci Piana destaca importância do setor para o Estado

Published

on

A abertura da 30ª edição da Expo Turismo Paraná, realizada nesta quinta-feira (07), no centro de eventos Viasoft Experience, em Curitiba, marcou um momento histórico de consolidação para o setor no Estado. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), com apoio do Governo do Estado, celebra três décadas como o principal ponto de encontro B2B (business to business) da Região Sul, evidenciando a união entre o poder público e a iniciativa privada.

Durante a solenidade, o protagonismo do Paraná no cenário nacional foi o tema central. O vice-governador Darci Piana relembrou a trajetória do evento, que nasceu de forma humilde como Salão Paranaense de Turismo, no Centro de Convenções de Curitiba, e ressaltou crescimento do segmento do Estado.

“O Paraná tem se tornado exemplo para o Brasil no turismo. O setor cresce porque existe união, planejamento e investimento. O turismo gera riqueza, movimenta a economia e fortalece nossos municípios”, afirmou Piana.

“O Paraná hoje é referência em segurança pública, e não existe turismo se não houver segurança e. O turista quer viajar, mas quer ter a certeza de que ele e sua família estarão seguros. Além disso, temos investido pesado em infraestrutura, como estradas, aeroportos, a nova Orla de Matinhos e a Ponte de Guaratuba”, completou o vice-governador.

Leia mais:  Polícia Civil leva serviços gratuitos a 400 alunos em escolas especiais em Cascavel

O secretário de Estado do Turismo, Luciano Bartolomeu, destacou o compromisso de dar continuidade ao trabalho técnico que envolveu mais de 1.400 convênios pensando nos municípios e reforçou a importância do turista se sentir seguro.

“Não existe turismo sem segurança pública, e posso afirmar com certeza: o Paraná é um dos estados, se não o estado com a maior segurança pública do Brasil”. Ele também ressaltou o papel dos profissionais do setor. “Não adianta ter hotel, restaurante e equipamentos se não tivermos os agentes de viagens. Sem o agente, não há venda”, acrescentou.

Bartolomeu também apresentou o novo lema da pasta: “Fica aqui no Paraná”. Segundo ele, a meta é incentivar que o turista permaneça mais tempo no Estado. “Queremos que as pessoas venham para cá, frequentem nossos restaurantes e nossa excelente hotelaria com preços justos. O legado que queremos deixar é o do respeito absoluto ao turista”, pontuou.

O presidente da ABAV-PR, Geraldo Rocha, reforçou a importância da liderança e do trabalho dos agentes de viagens que levam o nome do Paraná para o mundo. “Parabéns pelo trabalho e liderança de todos os agentes de viagens que levam o nome da nossa cidade e do Estado do Paraná ao país e ao mundo”, afirmou, destacando a relevância técnica do encontro.

Leia mais:  Viaje Paraná capacita 400 agentes em evento inédito no Sul do Brasil

PROGRAMAÇÃO – A 30ª Expo Turismo Paraná segue até esta sexta-feira (08). A expectativa é que mais de 6 mil profissionais circulem pelo evento.

Ao longo de três décadas, o evento se consolidou como o principal encontro do setor no Estado e uma das referências da região Sul, reunindo agentes de viagens, operadoras, destinos e instâncias de governança regional em torno da promoção e comercialização do turismo paranaense.

A feira concentra dois dias de intensa movimentação com rodadas de negócios, apresentações culturais, experiências gastronômicas e articulações institucionais. A estrutura contempla estandes temáticos voltados à segmentação turística e uma sala exclusiva para reuniões estratégicas entre municípios, entidades e parceiros do setor.

PRESENÇAS – Participaram da cerimônia o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, representantes do G7, além de lideranças do trade turístico nacional e internacional.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262