Connect with us


Paraná

Tecpar e Fiep promovem evento sobre cenários e tendências da biotecnologia na saúde

Publicado em

Com o objetivo de apresentar cenários e tendências na área de biotecnologia, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Sistema Fiep promovem no dia 29 de novembro o 1º Workshop de Maturidade Tecnológica de Biotecnologia na Saúde, no auditório do Tecpar, câmpus CIC, em Curitiba.

Desde 2021, as duas instituições são parceiras na construção de um mapeamento dos caminhos de construção para o setor de Biotecnologia no Paraná, dentro do projeto Roadmap Biotecnologia 2031. O Tecpar coordena as atividades de biotecnologia relativas ao segmento de saúde.

O workshop é voltado para profissionais que atuam em pesquisa e projetos relacionados à área de biotecnologia em saúde, além de empreendedores e startups. A inscrição é gratuita e deve ser feita com antecedência. Acesse o formulário AQUI.

Na dinâmica do evento estão previstas mesas-redondas para debater sobre os desafios do desenvolvimento biotecnológico e temas de interesse ligados à biotecnologia, como proteção intelectual, editais, fomento e mercado, captação de recursos, empreendedorismo e inovação, além da apresentação do Novo Marco de Inovação no Estado do Paraná.

A palestra magna vai tratar sobre conceito TRL, sigla em inglês que significa Technology Readiness Level, ou seja, Nível de Prontidão Tecnológica. Trata-se de uma escala utilizada para avaliar o estágio de desenvolvimento de uma tecnologia, sendo útil tanto para empresas que desejam inovar e comercializar novos produtos como para governos e agências financiadoras que precisam avaliar a viabilidade e o risco de investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

Leia mais:  Vestibular: UEPG anuncia isenção para inscrições em licenciatura e mudanças no bacharelado

Em outra apresentação, o analista de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Marcus Julius Zanon, será o mediador da mesa-redonda que abordará temas ligados à propriedade intelectual na biotecnologia, como processo de obtenção, tipos de propriedades intelectuais de produtos, tendências atuais, estratégias de gestão de portfólio de patentes e o processo de litígio de patentes.

Entre os palestrantes estão o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo César Alvim; o pesquisador especialista em Bioprocessos, Biologia e Bioquímica, Carlos Ricardo Soccol; o especialista em Propriedade Industrial, Fernando Tavares Consoni, além de representantes de empresas que atuam no setor, que apresentarão cases de sucesso, desafios e tendências.

ROADMAP – O Roadmap Biotecnologia 2031 é uma iniciativa do Sistema Fiep que consiste no mapeamento dos caminhos de construção para o setor de Biotecnologia no Paraná, tendo como horizonte temporal o ano de 2031.

Neste projeto, o Tecpar foi designado como articulador de ações de curto, médio e longo prazo no segmento da saúde, incentivando a indústria com aplicação de biotecnologia orientada para a saúde humana e animal.

Leia mais:  Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas

A iniciativa está apoiada em três grupos de trabalho: Redes de Biotecnologia; de Editais, Fomento e Mercado; e o de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação. Esses grupos são conduzidos, respectivamente, por representantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

O primeiro tema neste sentido já está em debate por especialistas do Estado, que é o estímulo da pesquisa sobre o uso de células-tronco como produto de terapia celular avançada.

Serviço:

 1º Workshop de Maturidade Tecnológica de Biotecnologia na Saúde

Data: 29/11

Horário: 8h às 19h

Local: Câmpus CIC do Tecpar (Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775 – CIC -Curitiba)

Inscrições gratuitas neste link

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Ministério Público denuncia vereadora de Curitiba por prática de discriminação por procedência nacional ao dizer que colega deveria “voltar para o Ceará”

Published

on

O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos de Curitiba, ofereceu denúncia criminal contra uma vereadora da capital pela suposta prática de discriminação ou preconceito em razão da procedência nacional. O crime está previsto no artigo 20 da Lei 7.716/1989.

Conforme a denúncia, durante sessão da Câmara Municipal de Curitiba, realizada em 5 de agosto de 2026, a parlamentar teria dirigido à outra vereadora expressões relacionadas à sua origem no Estado do Ceará, incluindo as frases: “Por que a senhora não volta pro Ceará? Por que a senhora veio pra cá? A senhora nasceu lá mas vem encher o saco aqui”.

Segundo o Ministério Público, as manifestações teriam sido proferidas com a intenção de ofender e humilhar a vítima, além de menosprezar e discriminar, de forma mais ampla, pessoas de origem cearense, configurando, em tese, discriminação por procedência nacional.

Responsabilização criminal e indenização – Na denúncia, o MPPR requer, além da responsabilização criminal, a fixação de valor mínimo de indenização à vítima pelos danos causados, inclusive morais, no montante correspondente a 20 salários mínimos, atualmente equivalente a R$ 32.420,00, a ser atualizado pelos índices oficiais.

Leia mais:  Vestibular: UEPG anuncia isenção para inscrições em licenciatura e mudanças no bacharelado

Também foi requerido o arbitramento de indenização por dano moral coletivo no valor correspondente a 40 salários mínimos, no momento equivalente a R$ 64.840,00, em razão de ofensa a valores fundamentais relacionados à igualdade, à dignidade da pessoa humana e ao combate à discriminação. O MPPR solicita que, se deferido, o valor seja destinado ao Fundo Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e utilizado para financiamento de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial no Paraná.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226

 

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262