Connect with us


Paraná

Mutirão de saúde realiza 22 cirurgias em crianças de Londrina e região

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), realizou neste sábado (30), 22 procedimentos cirúrgicos no 1º Mutirão de Cirurgia Infantil no Hospital Zona Sul de Londrina (HZSL).

A ação beneficiou crianças de 4 a 11 anos, que estão cadastradas no Sistema Estadual de Regulação (Care) nos municípios de Londrina, Cambé, Centenário do Sul, Jataizinho, Rolândia e Tamarana.

“O Governo do Estado está empenhado em fornecer assistência integral de qualidade aos usuários do SUS. Esta ação reforça a proposta de regionalização da saúde e contribui para reduzir a fila de espera para esses procedimentos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Para tornar o momento mais agradável e humanizado, o mutirão conta com a colaboração do grupo Viver em Riso e da Liga Acadêmica de Medicina Amigos do Riso (LAMAR) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) de Londrina.

“Essa ação envolve uma união de esforços em prol de um bem em comum: a saúde das crianças. O Hospital Zona Sul tem se tornado referência em atendimento na região, e esse cenário se consolida ainda mais com esse ato tão benéfico para a sociedade”, avaliou o diretor-presidente da Funeas, Marcello Machado.

Leia mais:  MPPR emite nota sobre suspensão de sessão do Tribunal do Júri de Curitiba que julgaria o suposto mandante do assassinato de um fiscal de combustíveis em 2017

Para deixar esse momento mais lúdico, as crianças foram transportadas em carrinhos de brinquedo até o centro cirúrgico, recebem máscaras e pulseiras de super-heróis, e a enfermaria cirúrgica é decorada com temas infantis, além da distribuição de doces na alta hospitalar.

“Nenhuma criança, ou pai e mãe, gostam desse ambiente hospitalar. Por isso nossa missão é acolher e fornecer a melhor experiência possível para essas crianças e também para os pais e responsáveis que estão acompanhando”, disse o diretor-geral do HZSL, Geraldo Júnior Guilherme.

As cirurgias incluíram a extração da adenoide e amígdalas, bem como a cirurgia de fimose, abrangendo as especialidades de otorrinolaringologia e urologia. A segunda fase do mutirão está programada para 11 de outubro, quando serão oferecidas consultas ambulatoriais para mais de 100 crianças de 2 a 12 anos.

A diretora da 17ª Regional de Saúde de Londrina, Maria Lucia Lopes, enalteceu o processo desempenhado pela unidade. “Foi um dia marcado por emoção mas sobretudo pela atenção do Estado a essa demanda. São ações que agilizam um processo que ficou reprimido durante a pandemia e permitem um retorno a normalidade”, considerou.

Leia mais:  Policiais equipados: forças especiais de segurança do Paraná recebem 1,5 mil fuzis

O HZSL atende a média complexidade e é parte integrante de quatro linhas de cuidados prioritários da Sesa: saúde mental, saúde do idoso com cuidados paliativos, pós-Covid-19 e cirurgias eletivas. O hospital oferece atendimento em diversas especialidades, incluindo clínica geral, cardiologia, pneumologia, vascular, psiquiatria, infectologia, nefrologia e pediatria.

A estrutura do hospital é composta por 115 leitos, sendo 75 enfermarias (incluindo 10 exclusivos para atendimento psiquiátrico), 26 leitos cirúrgicos e 14 leitos pediátricos. Além disso, a unidade é referência para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma (Siate).

O HZSL realiza aproximadamente 600 procedimentos cirúrgicos por mês, com cerca de 120 procedimentos cirúrgicos pediátricos, dos quais 70 são relacionados à otorrinolaringologia.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Expediente no Ministério Público do Paraná estará suspenso nos dias 20 e 21 de abril em razão do feriado de Tiradentes

Published

on

O Ministério Público do Paraná informa a população que o expediente em todas as repartições da instituição no estado estará suspenso nos dias 20 e 21 de abril (segunda e terça-feira) em razão do feriado de Tiradentes, de acordo com a Resolução 11.897 da Procuradoria-Geral de Justiça, que fixa o calendário anual de feriados em 2026. A regulamentação considera o Decreto Judiciário 621/2025 do Tribunal de Justiça do Paraná.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Leia mais:  Policiais equipados: forças especiais de segurança do Paraná recebem 1,5 mil fuzis
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262