Connect with us


Paraná

Concurso premia trabalhos de estudantes e professores sobre educação fiscal

Publicado em

A Receita Estadual do Paraná participou nesta quarta-feira (13) da cerimônia de premiação do Concurso de Redação, Frases e Desenhos sobre Educação Fiscal, que este ano teve como tema “Patrimônio Público: Propriedade de Todos!”. Organizada pelo Observatório Social de Maringá, a iniciativa conta com o apoio dos órgãos responsáveis pelas instituições de ensino, dos fiscos estadual e federal e da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Durante o evento, realizado no auditório da Receita Federal em Maringá, foram premiados alunos e professores de escolas municipais, estaduais e particulares, em nove categorias, divididas entre ensino fundamental, médio, Educação de Jovens e Adultos e universitários. Ao todo, 56 instituições participaram do concurso, com 2.486 trabalhos inscritos.

“Esse projeto tem o objetivo de despertar nos alunos o interesse pelo espaço público, pelo bem coletivo e pela política, e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e proativos na sociedade”, destaca Rosa Fátima dos Santos, servidora da Secretaria da Fazenda e integrante da comissão organizadora do concurso.

Leia mais:  MPPR aciona prefeita de Imbaú e empresa contratada diretamente, sem licitação, para realizar serviço de blindagem de carro do Município que custou R$ 73 mil

O Observatório Social de Maringá avaliou os trabalhos inscritos, que foram desenvolvidos em sala de aula, sob a orientação do corpo docente. Rosa reitera a importância do concurso para a sociedade. “O projeto leva à comunidade escolar importantes temas presentes na vida das pessoas, como a importância do tributo para o custeio dos serviços públicos, a exemplo da educação, saúde, segurança e a necessidade do controle social sobre os gastos públicos”, afirma.

O professor da rede estadual André Schmidt, um dos premiados, ressalta que a educação fiscal pode ser trabalhada de forma transversal em diversas disciplinas. Ele organizou debates com seus alunos sobre o cuidado com o patrimônio público. “Abordamos, em especial, o zelo com aquele bem com o qual o estudante interage diariamente – a escola”, afirma.

“Como aluno, participar do concurso de redação sobre patrimônio público tem me auxiliado a entender a extrema importância de colaborar com o cuidado e o zelo com esses ambientes que todos frequentamos, como a escola”, observa o estudante Lucas Kolapousk.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Maratoninha reúne centenas de crianças em Guaratuba; ponte será fechada às 5h para maratona

Published

on

Como parte da Maratona Internacional do Paraná (MIP), cuja programação vai até domingo (3), a Maratoninha movimentou o centro de Guaratuba, no Litoral do Paraná, na tarde deste sábado (2). O evento reuniu crianças e adolescentes de 4 a 13 anos em percursos que variaram de 100 a 800 metros, conforme a faixa etária. De acordo com  organização da MIP, cerca de 500 crianças participaram da Maratoninha.

Mesmo debaixo de chuva, a meninada deu um show de superação e vontade. Entre os participantes estava Guilherme Tavares, 13 anos, que faz parte de um projeto de triathlon na cidade vizinha, Matinhos. Apesar de praticar ciclismo e natação, sua verdadeira paixão é a corrida. “Treinei muito para essa prova de corrida, que é o que eu mais gosto. Estou muito feliz por participar”, contou orgulhoso.

MARATONA KIDS

Com o objetivo de incentivar o esporte desde cedo, a iniciativa ofereceu uma experiência lúdica e inclusiva: 90% das vagas foram destinadas a alunos das redes públicas de Guaratuba e Matinhos, garantindo o primeiro contato de muitos jovens com o atletismo.

Leia mais:  UEL vai modernizar escritório de assistência jurídica gratuita com apoio do Estado

Todas as crianças participantes receberam medalhas e kits de hidratação após a prova, incluindo picolés de frutas. Embora Tereza Saldanha Frazatto, de seis anos, tenha treinado com o pai para a Maratoninha, a parte mais legal para ela foi a recompensa. “Eu gostei muito de participar, fiquei muito feliz. Vou guardar a medalha no meu quarto, em um lugar especial. E o sorvete está muito bom”, detalhou.

A irmã de Tereza, Eloísa Saldanha Frezatto, de apenas três anos, também correu. Ambas são filhas da capitã Júlia Saldanha Frazatto, do Corpo de Bombeiros de Guaratuba. Para ela, a tarde de sábado, mesmo sob chuva, foi emocionante. “Eu era atleta antes de entrar na corporação, então é um sentimento indescritível assistir às duas correndo. Estou muito agradecida pelo evento”, disse.

FUNCIONAMENTO DA PONTE – Antes da Maratoninha, o governador Carlos Massa Ratinho Junior comandou no início da tarde deste sábado o comboio dos primeiros carros que passaram pela Ponte de Guaratuba. Conforme o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), agentes de trânsito do DER/PR e organizadores da maratona, os veículos poderão passar pela Ponte de Guaratuba até as 5h de domingo (3), quando a estrutura será fechada novamente para a realização do segundo dia de provas da MIP. O tráfego será liberado definitivamente na ponte às 10h, após a desmobilização da corrida.

Leia mais:  PCPR prende 596 pessoas em operação nacional de combate à violência contra mulher

MARATONA KIDS

MARATONA INTERNACIONAL DO PARANÁ — A Maratoninha integra a programação da Maratona Internacional do Paraná (MIP), que movimenta o Litoral desde as primeiras horas de sábado com as provas de 5 km e 21 km, que encantou os corredores que passaram pela recém-inaugurada Ponte de Guaratuba. O ponto alto acontece neste domingo (3), a partir das 6h, com as largadas das provas de 10 km e dos 42 km (maratona).

O grande diferencial da MIP é justamente o percurso pela Ponte de Guaratuba Principal cartão-postal da corrida, a estrutura faz parte de todos os trajetos das provas adultas, unindo o desafio esportivo a uma paisagem privilegiada. A travessia transforma a prova em uma experiência única, conectando o esporte a um dos projetos de infraestrutura mais emblemáticos do Estado.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262