Paraná
Celepar e governo do Paraná são finalistas do Prêmio Ibest 2023
O Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), plataforma inovadora desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), em parceria com o Governo do Estado, é finalista no Prêmio iBest 2023. A premiação, que reconhece os destaques no cenário digital brasileiro, selecionou o PIÁ na categoria Governo Estadual.
“A nomeação do PIÁ e do Governo do Paraná como finalistas reafirma o compromisso contínuo com a inovação e o avanço tecnológico no âmbito governamental. A presença do programa nessa categoria do Prêmio iBest destaca a importância do uso estratégico da tecnologia e da inteligência artificial para otimizar os serviços públicos e melhorar a vida dos cidadãos”, celebrou o CEO da Celepar, Gustavo Garbosa.
PIÁ – A sigla é uma referência ao termo paranaense usado para designar meninos. O sistema possui níveis de informações personalizadas para cada pessoa. Caso o usuário informe o seu CPF, o nível de customização aumenta, a partir do momento em que o PIÁ passa a saber exatamente com quem está se comunicando. A plataforma responderá ao cidadão, com oferta de serviços que cresce gradativamente.
Atualmente os cidadãos podem acessar mais de 700 serviços estaduais de forma digital em um único canal de diálogo que atende as demandas da população paranaense.
- Tecnologia do Paraná para reconhecimento facial na chamada chega a Portugal
-
Celepar leva cursos de inclusão digital de idosos para mais sete cidades em agosto
VOTAÇÃO – Para votar no PIÁ basta clicar neste LINK ou utilizar o aplicativo do IBest, buscar pela categoria Governo Estadual e fazer o acesso com a conta Google, Apple ou Outlook e registrar seu voto.
“Entusiastas do PIÁ e da inovação governamental estão convidados a participar da votação, expressando seu apoio e reconhecimento ao programa. A plataforma se destaca como um serviço pioneiro que incorpora a inteligência artificial para enfrentar desafios complexos e proporcionar um impacto positivo no cotidiano dos cidadãos paranaenses”, ressaltou Garbosa.
O PRÊMIO – Desde sua primeira edição, em 1996, o Prêmio iBest é considerado a maior referência no reconhecimento do melhor na internet no país. Tem como missão apresentar aos brasileiros os melhores do universo digital, considerando a presença unificada em diversas plataformas digitais. O iBest é considerado um termômetro das tendências e das grandes ideias que estão moldando o futuro do universo online. Além da votação popular, existe outra realizada por um grupo de especialistas, a Academia iBest.
Fonte: Governo PR
Paraná
Construção de complexo religioso em Piraquara reforça turismo da fé no Paraná
O governador em exercício Darci Piana participou neste sábado (27) da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro de Evangelização Terra Prometida, da Associação Evangelizar É Preciso, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Idealizado pelo padre Reginaldo Manzotti, o complexo está sendo implantado em uma área de 84 alqueires e será destinado à realização de celebrações religiosas, retiros, encontros, acampamentos e outras atividades voltadas à evangelização e ao turismo religioso.
Piana destacou a importância do empreendimento para o fortalecimento da fé, do turismo e do desenvolvimento regional. “Há mais de 20 anos o padre Reginaldo Manzotti tem o seu projeto de evangelização, que agora se completa com esta obra. Ela vai ajudar no desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, especialmente de Piraquara”, disse.
“A maior parte da cidade está em uma área de preservação, então ela não pode receber indústrias. Mas terá um crescimento fantástico impulsionado pelo turismo religioso, com hotéis, pousadas, restaurantes e bares que serão instalados aqui para atender os peregrinos”, salientou o governador em exercício.
O Centro de Evangelização Terra Prometida foi concebido para atender o crescente número de fiéis que acompanham o trabalho da Associação Evangelizar É Preciso e do padre Reginaldo Manzotti. O projeto prevê um amplo espaço para grandes celebrações, infraestrutura para acolhimento de peregrinos e visitantes e áreas destinadas a encontros religiosos.
Dos 84 alqueires da propriedade, cerca de 44 permanecerão preservados como reserva florestal, conciliando a implantação do complexo com a conservação ambiental.
“Este espaço será muito bem usado para tocar os corações, levar as pessoas a ficarem mais próximas de Deus e, sem dúvida, ao aprofundamento da espiritualidade. O sentimento neste momento é de gratidão”, disse o padre Reginaldo Manzotti.
A implantação vai ocorrer de forma gradativa, com as licenças ambientais em análise junto ao Instituto Água e Terra (IAT), que já liberou a etapa de terraplanagem em parte do terreno e está analisando os documentos para emissão da Licença de Instalação. Atualmente, o espaço já recebe visitantes e grupos de oração em atividades promovidas pela associação.
APOIO DO ESTADO — O Governo do Paraná também vai apoiar a implantação do empreendimento por meio de investimentos em infraestrutura viária para garantir o acesso ao complexo. As intervenções incluem a pavimentação e melhoria de aproximadamente 10 quilômetros de vias rurais e urbanas nos bairros Cayva, Planta Deodoro e Recreio da Serra, além da implantação das alças de acesso ao viaduto no Contorno Leste (BR-116), na ligação com a Rua Isídio Alves Ribeiro. O projeto do dispositivo está em análise pela concessionária responsável pelo trecho.
O apoio estadual foi reforçado em abril deste ano, quando o governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu o padre Reginaldo Manzotti no Palácio Iguaçu para discutir o andamento do projeto e as obras necessárias para facilitar o acesso dos milhares de visitantes esperados.
Para o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o empreendimento representa uma oportunidade para impulsionar o desenvolvimento do município, com geração de empregos, fortalecimento do comércio e expansão da atividade turística.
“A implantação desse grande parque religioso vai mudar a vida da cidade, que tem o menor PIB per capita do Paraná e precisa se reinventar a cada dia”, disse. “Esta é uma oportunidade única de achar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação por meio do turismo religioso”.
TURISMO RELIGIOSO — O Paraná reúne um dos principais polos de turismo religioso do País. Dos mais de 2.100 atrativos turísticos catalogados no Estado, 494 estão ligados à fé e à espiritualidade, fazendo do segmento o terceiro com maior número de atrativos, atrás apenas do turismo cultural e do ecoturismo.
“Este espaço vai consolidar ainda mais o turismo religioso no Paraná. Existia esse sonho do padre Reginaldo Manzotti de implantar um santuário, porque Curitiba e mesmo o Paraná não contavam com um projeto tão grande como este”, explicou Eliseu Rocha, coordenador do Comitê Institucional de Turismo Religioso do Paraná. “Temos os santuários de Bandeirantes, do Rocio e vários outros, mas com esse espaço que agrega a natureza e sustentabilidade com o projeto de evangelização, será o maior do Estado”.
O crescimento da atividade é observado em diferentes regiões. Em Itaipulândia, no Oeste, mais de 90 mil visitantes passaram pelos atrativos religiosos em 2024, número 124% superior ao registrado em 2019. O município abriga a maior estátua de Nossa Senhora Aparecida do Sul do Brasil e integra a Rota da Fé, juntamente com Entre Rios do Oeste, Santa Helena, Missal e Medianeira.
Outro destaque é Lunardelli, no Norte do Estado, que recebe aproximadamente 400 mil visitantes por ano que buscam pelo Santuário Santa Rita de Cássia e a Gruta Santa Rita. Com o novo Centro de Evangelização Terra Prometida, Piraquara passa a integrar esse conjunto de grandes destinos voltados ao turismo religioso, ampliando a oferta de atrativos e fortalecendo o segmento.
PRESENÇAS — Também acompanharam a agenda o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o deputado federal Sandro Alex; a deputada estadual Márcia Huçulak; o arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo; e demais autoridades.
Fonte: Governo PR
-
Paraná7 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Paraná7 dias agoPrevisão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto
-
Esportes4 dias agoFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
Educação5 dias agoObmep premia 682 estudantes com medalhas de ouro em cerimônia
-
Entretenimento7 dias agoLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Política Nacional4 dias agoComissão aprova criação de cadastro no SUS para mulheres vulneráveis com risco de câncer
-
Brasil7 dias agoExtensão da Malha Norte avança em Mato Grosso e reforça novo ciclo de expansão ferroviária no país
-
Polícial7 dias agoPCPR prende homem investigado por furto em Marmeleiro
