Polícial
Paraná recebe grande reforço no policiamento da PM com a “Operação 10 de agosto”
Nesta terça-feira (01/08), a população paranaense recebeu um importante reforço na segurança pública com o lançamento oficial da Operação “10 de agosto”. Essa iniciativa consiste na intensificação do patrulhamento em todo o estado do Paraná, visando reprimir crimes e fortalecer o policiamento preventivo de proximidade. A operação representa uma das principais ações em comemoração ao 169º aniversário da Polícia Militar do Paraná (PMPR).
O evento de lançamento ocorreu no Quartel do Comando Geral, na capital paranaense, de onde viaturas e equipes policiais se deslocaram para diversos pontos da cidade e região metropolitana, assim como para todas as regiões do estado, simultaneamente.
“Com a Operação 10 de agosto, estamos empenhados em fortalecer a prevenção e a proximidade com a comunidade. A participação da população é fundamental, pois ela pode nos repassar denúncias e informações valiosas que resultam em prisões e apreensões”, destacou o subcomandante-Geral da PMPR, Coronel QOPM Paulo Henrique Semmer.
Efetivos de todos os Comandos Regionais e Batalhões da Polícia Militar estão sendo empregados na operação. Além disso, o Comando do Policiamento Especializado e o Comando de Missões Especiais têm equipes empenhadas em todo o Paraná. As ações de policiamento envolvem diversas modalidades, com o uso de viaturas, motos, módulos móveis e até mesmo aeronaves, com cada unidade atuando em sua área específica.
O Regimento de Polícia Montada (RPMon) contará com equipes hipomóveis posicionadas em pontos estratégicos da Grande Curitiba. Os Batalhões de Polícia Rodoviária (BPRv), de Polícia de Trânsito (BPTran) e os Pelotões de Trânsito em todo o estado intensificarão as ações preventivas e, eventualmente, repressivas de trânsito, nas vias e rodovias estaduais.
A Operação 10 de agosto é uma demonstração do compromisso da Polícia Militar do Paraná em proteger a sociedade e garantir a segurança dos cidadãos. A iniciativa busca promover uma maior sensação de segurança, bem como estreitar os laços entre a PM e a comunidade, a fim de construir uma parceria efetiva no combate à criminalidade.
As autoridades estaduais reforçam que a colaboração da população é fundamental para o sucesso da operação, encorajando todos a denunciarem atividades criminosas e a contribuírem para um Paraná mais seguro e protegido. A expectativa com a Operação 10 de agosto é que os resultados sejam expressivos no combate à criminalidade e na preservação da ordem pública.
Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR
Polícial
PCPR prende três pessoas durante diligências em Umuarama
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três pessoas por crimes distintos na manhã desta sexta-feira (3), em Umuarama, no Noroeste do Estado. A ação resultou no cumprimento de mandados judiciais decorrentes de investigações distintas.
No primeiro caso, os policiais civis cumpriram um mandado de busca e apreensão domiciliar no distrito de Carbonera, em Maria Helena. A investigação apura os crimes de ameaça, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo e disparo de arma de fogo.
Conforme as investigações, o suspeito é investigado por agredir fisicamente e efetuar disparos de arma de fogo contra um adolescente que mantinha um relacionamento com sua filha, também adolescente. A motivação seria a não aceitação do relacionamento.
Durante diligências realizadas anteriormente, a motocicleta utilizada na fuga foi localizada e apreendida. A medida judicial cumprida nesta sexta-feira teve como objetivo localizar a arma de fogo utilizada no crime e reunir novos elementos para a investigação.
“Outra medida judicial foi cumprida no âmbito de uma investigação que apura o crime de estelionato praticado por meio de rede social, em continuidade delitiva. Conforme apurado, o investigado utilizava um perfil no Instagram para atrair vítimas com falsas promessas de cursos e vagas para modelos de mechas”, disse o delegado da PCPR Thiago Araium.
Após receber pagamentos antecipados via Pix, o suspeito cancelava os procedimentos ou bloqueava o contato das vítimas. As investigações reuniram diversos boletins de ocorrência registrados na região, apontando a prática reiterada do golpe.
Além do bloqueio do perfil utilizado na plataforma digital, a Justiça deferiu o pedido de sequestro de bens e ativos financeiros do investigado.
A terceira prisão preventiva foi cumprida contra um homem investigado pelo furto qualificado de toda a fiação elétrica de cobre da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) de Umuarama.
O crime causou prejuízo estimado em R$ 6 mil e comprometeu temporariamente o atendimento prestado pela instituição a mais de uma centena de crianças com transtorno do espectro autista.
A autoria foi identificada durante as investigações. O suspeito possui antecedentes por crimes patrimoniais, incluindo roubo, e atualmente faz uso de tornozeleira eletrônica.
Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário.
DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que possam auxiliar investigações em andamento. As denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR, e 181, do Disque-Denúncia. Também é possível entrar em contato diretamente com a Delegacia de Umuarama pelo telefone (44) 3621-2650 ou pelo WhatsApp (44) 99734-4139.
Fonte: PJC PR
-
Agro6 dias agoMonitoramento via satélite passa a ser exigência para exportações do agronegócio brasileiro
-
Brasil7 dias agoMinistério dos Transportes inicia nova etapa das obras do Arco Metropolitano de Maceió
-
Brasil7 dias agoSaúde amplia acesso a cuidados especializados com inclusão da infectologia no programa Agora Tem Especialistas
-
Agro5 dias agoCafé dispara nas bolsas com clima, atraso na colheita e atuação dos fundos; mercado volta a ganhar força
-
Brasil5 dias agoMinistério dos Transportes, ANTT e Arteris firmam protocolo para acelerar melhorias na BR-116/376/PR e BR-101/SC
-
Esportes4 dias agoFrança domina Suécia e carimba passaporte para as oitavas de final da Copa do Mundo
-
Paraná6 dias agoStartup incubada no Tecpar desenvolve tecnologia para aprimorar produção farmacêutica
-
Paraná4 dias agoSanepar publica edital para implantação de sistema de abastecimento integrado no Norte do Paraná
