Connect with us


Polícial

PCPR participa do Prêmio Instituto Innovare com a prática das Centrais Regionais de Flagrantes

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está participando da premiação do Instituto Innovare com a nova dinâmica das 13 Centrais Regionais de Flagrantes, implantada no Estado. O prêmio tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

O novo método foi inscrito pela PCPR na premiação com intuito de compartilhar as boas práticas desenvolvidas na atividade policial em prol da sociedade e da justiça brasileira.  

De acordo com o delegado da PCPR Lanevilton Moreira, o projeto busca oferecer um serviço de polícia judiciária eficiente a todas as pessoas que buscam a instituição no âmbito de segurança pública. “Nossa ideia é que haja um despertar em todos os setores da PCPR sobre a importância da elaboração de projetos institucionais, contribuindo com o sistema de persecução penal e de justiça no geral”, afirma.

As centrais funcionam 24 horas por dia e foram implantadas para otimizar o uso do efetivo policial, diminuir o tempo de resposta e aprimorar a entrega dos trabalhos de polícia judiciária com o uso da tecnologia. O que antes era trabalhado de maneira isolada e menos tecnológica nas delegacias dos municípios, se modernizou trazendo mais qualidade e celeridade aos atendimentos.

Leia mais:  PMPR apreende mais de 319 quilos de drogas em Araucária

Além disso, todo o procedimento é gravado, em formato audiovisual, contribuindo com a diminuição de práticas violentas e de corrupção relacionadas ao atendimento ao público. Essas centrais de flagrantes recebem as demandas dos municípios das suas áreas de abrangência, estabelecidas pela PCPR.  

Essa reorganização é fruto de mais de dois anos de trabalho de planejamento e mapeamento do trabalho da PCPR. O investigador da Divisão Policial do Interior Gerson Faustino explica que a principal inovação é a lavratura de procedimentos policiais por videoconferência, possibilitando que os servidores atuem de 13 pontos do Estado e atendam os 399 municípios de forma imediata e eficiente.  

“Essa prática contribui no aperfeiçoamento da justiça no sentido de permitir comunicações imediatas entre as instituições, visto que o material audiovisual colhido pela Polícia Civil é encaminhado ao judiciário e ao Ministério Público em formato digital, diminuindo significativamente o tempo de resposta ao público”, complementa Faustino.  

Outro ponto positivo é a redução do quantitativo de servidores empregados em regimes de plantão, realocando-os nas atividades investigativas com objetivo de prestar serviços de polícia judiciária e investigativa capazes de elucidar o maior número de delitos no menor tempo possível.

Leia mais:  PCPR apreende arma de fogo em investigação por ameaça em Jacarezinho

ETAPAS- Na segunda-feira (19), a PCPR recebeu a visita da pesquisadora do Datafolha, Rafaella Nones Modesti, a fim de apresentar o projeto com maiores detalhes. Essa é a quarta etapa da premiação, onde consultores especializados visitam as práticas inscritas e analisam as informações oferecidas no relatório. Além disso, entrevistam os autores do projeto para obter informações completas.  

Posteriormente, o projeto será julgado por representantes da área jurídico-acadêmica nacional que integram a comissão julgadora.

Fonte: PJC PR

Comentários Facebook

Polícial

PCPR prende três pessoas durante diligências em Umuarama

Published

on

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três pessoas por crimes distintos na manhã desta sexta-feira (3), em Umuarama, no Noroeste do Estado. A ação resultou no cumprimento de mandados judiciais decorrentes de investigações distintas.

No primeiro caso, os policiais civis cumpriram um mandado de busca e apreensão domiciliar no distrito de Carbonera, em Maria Helena. A investigação apura os crimes de ameaça, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo e disparo de arma de fogo.

Conforme as investigações, o suspeito é investigado por agredir fisicamente e efetuar disparos de arma de fogo contra um adolescente que mantinha um relacionamento com sua filha, também adolescente. A motivação seria a não aceitação do relacionamento.

Durante diligências realizadas anteriormente, a motocicleta utilizada na fuga foi localizada e apreendida. A medida judicial cumprida nesta sexta-feira teve como objetivo localizar a arma de fogo utilizada no crime e reunir novos elementos para a investigação.

“Outra medida judicial foi cumprida no âmbito de uma investigação que apura o crime de estelionato praticado por meio de rede social, em continuidade delitiva. Conforme apurado, o investigado utilizava um perfil no Instagram para atrair vítimas com falsas promessas de cursos e vagas para modelos de mechas”, disse o delegado da PCPR Thiago Araium.

Leia mais:  PCPR prende investigado por extorsão qualificada ocorrida em Fazenda Rio Grande

Após receber pagamentos antecipados via Pix, o suspeito cancelava os procedimentos ou bloqueava o contato das vítimas. As investigações reuniram diversos boletins de ocorrência registrados na região, apontando a prática reiterada do golpe.

Além do bloqueio do perfil utilizado na plataforma digital, a Justiça deferiu o pedido de sequestro de bens e ativos financeiros do investigado.

A terceira prisão preventiva foi cumprida contra um homem investigado pelo furto qualificado de toda a fiação elétrica de cobre da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) de Umuarama.

O crime causou prejuízo estimado em R$ 6 mil e comprometeu temporariamente o atendimento prestado pela instituição a mais de uma centena de crianças com transtorno do espectro autista.

A autoria foi identificada durante as investigações. O suspeito possui antecedentes por crimes patrimoniais, incluindo roubo, e atualmente faz uso de tornozeleira eletrônica.

Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário.

DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que possam auxiliar investigações em andamento. As denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR, e 181, do Disque-Denúncia. Também é possível entrar em contato diretamente com a Delegacia de Umuarama pelo telefone (44) 3621-2650 ou pelo WhatsApp (44) 99734-4139.

Leia mais:  PMPR apreende mais de 319 quilos de drogas em Araucária

Fonte: PJC PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262