Paraná
Equipe da Saúde estadual reforça ações no Litoral no combate à dengue
Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estão reunidos desde terça-feira (16) em Paranaguá, no Litoral do Estado, para discutir ações de combate e enfrentamento à dengue na região. Os profissionais da Sesa que prestam apoio no controle vetorial são do Núcleo de Vigilância Entomológica de Jacarezinho e, durante os próximos dias, realizarão uma ação conjunta com o município a fim de reduzir a transmissão da doença.
As equipes estadual e municipal vão passar pelos locais onde são registrados os maiores números de casos e farão mutirão junto à população, além de outras ações estratégicas que possam ajudar na diminuição de casos confirmados.
- Na semana estadual de doação de leite humano, Estado busca ampliar número de doadoras
-
Ratinho Junior se reúne com ministro da Saúde de Portugal para debater tecnologias na área
“O Governo do Estado vem monitorando e intensificando ações para o enfrentamento às arboviroses em todo território. Com o Litoral não é diferente. A partir do diagnóstico em municípios com alta incidência de casos, é possível entender melhor as necessidades do local e dar o apoio necessário”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
De acordo com dados do Informe 38, publicado nesta terça-feira (16), Paranaguá é um dos municípios com mais casos confirmados do Paraná. São 1.787 confirmações e um óbito por dengue.
Desde o início do atual período epidemiológico, em 1º de julho de 2022, o Estado registra 54.083 confirmações e 42 mortes em decorrência da doença. São 239.372 notificações no Estado, sendo 94.170 ainda em investigação e 83.747 casos descartados. O boletim aponta ainda que dos 399 municípios do Paraná, 334 tiveram casos confirmados.
Fonte: Governo PR
Paraná
Novo serviço de intérprete de Libras possibilita atendimento imediato a pessoas surdas no MPPR
O Ministério Público do Paraná contratou uma empresa especializada em interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para ampliar a acessibilidade e possibilitar o atendimento imediato a pessoas surdas nas unidades da instituição. O novo serviço entra em funcionamento justamente no mês em que se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro, reforçando o compromisso do MPPR com a inclusão e a garantia de acessibilidade.
A partir de agora, não será mais necessário agendar previamente a participação de um intérprete: no momento do atendimento, oitiva ou reunião, integrantes do MPPR poderão acessar um link e solicitar, na hora, o auxílio de um profissional por videochamada para traduzir a conversa em tempo real. A mudança está entre as iniciativas do Comitê Permanente de Acessibilidade e Inclusão.
“A nova ferramenta irá reduzir ainda mais as barreiras de comunicação com as pessoas surdas que procuram o Ministério Público e garantir mais autonomia às unidades ministeriais e, consequentemente, agilidade no atendimento prestado”, afirma a Promotora de Justiça Mariana Dias Mariano, integrante do Centro de Apoio Operacional (Caop) das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, unidade do MPPR responsável pela contratação do serviço.
Até então, a necessidade de intérprete de Libras nos atendimentos exigia agendamento prévio por parte de membros e servidores, com antecedência mínima de dez dias, por meio de formulário eletrônico encaminhado ao Caop. Com a contratação da empresa, a pessoa surda poderá contar com o recurso já no primeiro contato com o MPPR, sem precisar retornar posteriormente à instituição para um atendimento previamente agendado com o profissional.
Também nos eventos
A nova contratação permitirá ainda que os eventos promovidos pela Escola Superior do Ministério Público do Paraná passem a contar com intérpretes de Libras, ampliando a acessibilidade também nas atividades de capacitação e formação realizadas pela instituição.
Comitê de Acessibilidade
O serviço de atendimento em Libras faz parte das ações do Comitê Permanente de Acessibilidade e Inclusão do MPPR, criado em 2025 com a finalidade de planejar, propor e acompanhar ações voltadas à eliminação de barreiras e à promoção da acessibilidade e inclusão no ambiente de trabalho e nos serviços prestados à sociedade.
Fonte: Ministério Público PR
-
Política Nacional5 dias agoBrasil terá quase 2 milhões de mesários nas eleições de 2026
-
Esportes7 dias agoSeleção faz treino com time completo antes do duelo contra a Austrália
-
Esportes5 dias agoRayan salva Brasil no fim e Seleção empata com a Austrália em estreia após a Copa
-
Política Nacional7 dias agoLei regulamenta atividade de psicopedagogia
-
Educação6 dias agoPlataforma Enem Libras já está disponível para consulta
-
Política Nacional6 dias agoComparecimento às urnas é usado como prova de vida do INSS
-
Educação6 dias agoEstudo sugere que Bets prejudicam 2 milhões de estudantes
-
Educação7 dias agoMEC e MinC abrem edital para difundir saberes tradicionais
