Connect with us


Paraná

Portos do Paraná cria Comitê de Inovação de olho na modernização do setor

Publicado em

O Comitê de Inovação da Portos do Paraná realizou nesta quinta-feira (11) a primeira reunião do grupo de trabalho. O objetivo é unificar o estudo e implantação de projetos de inovação, fomentando o capital humano e tecnológico para a criação de um ecossistema inovador na empresa pública.

Para o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a iniciativa é um passo importante de olho no futuro e na modernização dos portos paranaenses. “Com o comitê, a empresa estará estruturada para receber e analisar iniciativas voltadas à área de inovação”, explica. “Com isso, os portos do Paraná tendem a ampliar os retornos operacionais e econômicos, além de buscar melhorias na relação porto cidade e com toda a comunidade portuária”.

A criação do comitê ocorreu após uma decisão colegiada na 1ª Reunião de Análise Estratégica (RAE) em 2023. Desde então, uma equipe multidisciplinar formada por sete profissionais que já desempenham atividades com iniciativas de inovação nas sete diretorias da empresa ficou responsável pela curadoria: Honorato Chudson, Barbara Priscila Kaiser, Mauricio Roberto da Silva, Anna Caroline Fermino de Souza, Dayanna Bonafini, Vader Zuliane Braga e William Koch.

Leia mais:  Carro a partir de R$ 1,2 mil: Estado abre as inscrições para leilão de 302 veículos

Os projetos devem estar ligados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, dentro de seis eixos temáticos: Operações, Meio Ambiente, Relação Porto Cidade, Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável, Desenvolvimento Tecnológico, Gestão Pública.

Entre as funções do comitê, está a participação em eventos e reuniões com empresas, startups e portos parceiros com foco no desenvolvimento dos projetos de inovação nacionais e internacionais. O andamento dos projetos será apresentado ao Conselho de Administração e à Diretoria Executiva da empresa pública periodicamente.

Para o coordenador do Comitê de Inovação da Portos do Paraná, Honorato Chudson, o grupo vai auxiliar a empresa pública nos resultados. “A ideia é aproveitar as iniciativas disponíveis com startups e outras empresas e transformar esse desenvolvimento tecnológico em soluções inteligentes para o ambiente portuário”, destaca.

EVENTO – A Portos do Paraná tem intensificado as ações na área de inovação. Nos dias 13 e 14 de abril, representantes da empresa pública participaram da 3ª Edição do Inova Portos.

Leia mais:  339 de 399: 85% das cidades paranaenses registram saldo positivo de empregos em 2025

O evento, sediado neste ano pela Superintendência do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, é voltado ao setor portuário com foco na cultura de inovação e trazendo soluções tecnológicas para o setor portuário brasileiro.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Alunas paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA

Published

on

As estudantes Beatriz Maria Ferreira dos Santos e Fernanda Graciele Jank, ambas de 17 anos, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Ensino Integral, em Toledo, embarcaram neste fim de semana para os Estados Unidos, onde participam da Genius Olympiad, uma das maiores feiras de ciências do mundo. A competição tem início nesta segunda-feira (08) e segue até 12 de junho.

A conquista é resultado do comprometimento das estudantes e do trabalho desenvolvido no colégio. No período destinado às atividades complementares do ensino integral, Beatriz e Fernanda desenvolvem pesquisas voltadas a desafios ambientais e agrícolas. As alunas estão acompanhadas pela técnica pedagógica do Integral, professora Ingrid Kautzmann.

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, além de ampliar a permanência dos estudantes na escola, a Educação em Tempo Integral oferece oportunidades para aprofundar conhecimentos e desenvolver atividades que fazem diferença na formação acadêmica.

“A participação das estudantes em uma das maiores feiras de ciências do mundo reforça o reconhecimento do sucesso do Programa Paraná Integral e do trabalho inovador desenvolvido nas escolas estaduais”, afirma o secretário.

Leia mais:  Sanepar vai destinar 100% da sua produção de copos d’água para Rio Bonito do Iguaçu

Beatriz investiga o uso de extratos vegetais para acelerar a germinação e o enraizamento de orquídeas cultivadas in vitro. A pesquisa busca ampliar a reprodução dessas plantas, cujo desenvolvimento é considerado lento e complexo, já que poucas sementes conseguem germinar naturalmente e a primeira floração pode levar de três a dez anos.

Já Fernanda desenvolveu uma pesquisa voltada ao controle biológico de pragas que afetam os bananais. Segundo a estudante, os extratos vegetais analisados apresentaram resultados mais acessíveis e menos agressivos ao meio ambiente e à saúde humana em comparação aos agroquímicos convencionais.

INTERCÂMBIO CULTURAL – A Genius Olympiad é uma competição internacional voltada a estudantes do Ensino Médio, com foco em questões ambientais e sustentabilidade. Realizada anualmente em Nova York, a feira reúne jovens de mais de 70 países para apresentar soluções inovadoras.

Além da premiação, com medalhas e reconhecimento internacional, o evento também é um espaço de intercâmbio cultural, permitindo que os participantes compartilhem experiências e debatam temas relacionados às mudanças climáticas e aos desafios do futuro.

Leia mais:  PMPR reforça acolhimento e amplia atendimento multilíngue a turistas estrangeiros

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262