Paraná
IDR-PR levará à ExpoLondrina tecnologias e projetos que elevam a produtividade no campo
O IDR-Paraná vai marcar presença na ExpoLondrina com a organização da 27ª Via Rural Smart Farm e Eventos. Durante a feira, os profissionais do Instituto estarão em diversas unidades didáticas expositivas, levando novas tecnologias ao público com o propósito de melhorar a renda dos produtores rurais. Também serão realizados seminários, encontros e oficinas. Esta edição da ExpoLondrina acontecerá de 6 a 16 de abril e terá como tema “O Agro nos move”.
“Pela primeira vez a área de negócios do Instituto estará presente na ExpoLondrina, orientando os produtores a respeito de novas oportunidades de negócios. Temos muito conteúdo, seja a produção sustentável de grãos que mostra práticas que resultam em ganhos ambientais e produtivos, seja a ação na área da promoção social e cidadania, uma das prioridades do trabalho da extensão na região Norte”, destacou Cristovon Ripol, gerente estadual do IDR-Paraná.
A Via Rural de Londrina contará 11 mil metros quadrados. Entre as ações, os técnicos pretendem despertar a atenção dos visitantes para o potencial turístico da área rural. Para tanto, o público será convidado a conhecer roteiros como a Rota do Queijo Paranaense, a Rota das Lavandas e o Caminho do Café das Mulheres, organizados pelo Instituto.
Será possível, ainda, conhecer as plantas medicinais na Casa do Chá, degustar as delícias feitas na hora na Casa do Pão e experimentar pratos culinários com produtos da região na Estação Gastronômica. Jardins com plantas ornamentais estarão por toda área do bosque, tornando a visita ainda mais agradável.
- Com colheita avançada, relatório confirma maior safra de soja da história do Paraná
-
Governo do Estado disponibiliza R$ 12,7 milhões para o seguro rural em 2023
Outros espaços serão o “Memorial Era Uma Vez”, dedicado à valorização dos agricultores com a exposição de instrumentos da rotina do trabalho no campo, e a Mostra de Artesanato do Paraná, que vai levar ao público produtos da região. Diversas manifestações culturais também fazem parte da programação.
Para quem gosta de café, será possível aprender a identificar a qualidade da bebida, conhecer as boas práticas de manejo do cafezal e a história da cafeicultura no Museu do Café da UEL.
Os benefícios do sistema de plantio direto na produção de grãos sustentáveis, detalhes da produção do fio de seda e orientações para tornar a agricultura mais lucrativa também serão abordados nas unidades demonstrativas organizadas pelo IDR-Paraná.
Em outra frente com foco na renda, a Via Rural Smart Farm apresentará as oportunidades de negócios para os produtores e pecuaristas, com orientação sobre procedimentos para a efetivação de parcerias.
SUSTENTABILIDADE – O IDR-PR orientará sobre o Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR), que incentiva a geração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis, em especial energia solar, biogás e eólica nas propriedades rurais. O objetivo é, além de proteger o meio ambiente, reduzir os custos, contribuindo para elevar a renda do produtores.
Os extensionistas prestarão esclarecimentos a respeito das alternativas disponíveis para o agricultor produzir energia limpa, orientando os interessados sobre a implantação de projetos que podem ser viabilizados por meio do programa, que coloca à disposição linhas de financiamento, com possibilidade de equalização de taxas de juros para utilização destas tecnologias.
A unidade de Horticultura e Agroecologia apresentará produtos para o controle biológico das pragas e doenças, o cultivo de flores como alternativa econômica, hortas verticais, plantio de frutas e informações sobre o processo para certificação dos produtos orgânicos. Haverá também uma unidade especialmente voltada ao cultivo de plantas medicinais, condimentares e aromáticas.
Além disso, atualmente existem vários sistemas de produção de alimentos orgânicos que aplicam tecnologias de baixo custo e adaptados a diferentes modelos de produção sustentável em Agrofloresta. Essas iniciativas usam o solo combinando, em uma mesma área e em um determinado tempo, o cultivo de frutíferas, hortaliças, madeira e espécies que adubam a terra. Essa tecnologia será apresentada por profissionais do IDR-Paraná e parceiros que atuam com agroflorestas.
Agroindústrias e cooperativas familiares assistidas pelo IDR-Paraná terão um espaço para comercializar seus produtos. É uma forma de fortalecer essas organizações, promovendo a diversificação produtiva, além de estimular as economias locais.
AÇÃO SOCIAL – Uma das unidades expositivas do Instituto vai mostrar trabalhos realizados junto à população rural em situação de vulnerabilidade social. Entre essas ações estão a implantação de saneamento básico nas residências rurais e a assistência aos povos de 14 terras indígenas paranaenses.
A Via Rural vai divulgar o programa Nossa Gente Paraná-Renda Agricultor Familiar, resultado da parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJU), secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento, IDR-Paraná e prefeituras.
O público atendido pelo programa recebe recursos para investir na produção de alimentos para o autoconsumo ou na melhoria das moradias, com a instalação de sistemas de saneamento básico. Por meio desta ação, as famílias também têm acesso a serviços de saúde, habitação, trabalho e educação.
O IDR-Paraná também é o executor do programa Fomento às Atividades Produtivas Rurais, cujos resultados serão apresentados na feira. O programa transfere recursos federais às famílias carentes, que podem investir na diversificação da produção de alimentos ou em atividades geradoras de renda.
PECUÁRIA LEITEIRA – A produção de leite estará presente em três estações didáticas que mostrarão o trabalho realizado pelo IDR-Paraná junto à essa cadeia produtiva. Ganha destaque a produção do alimento oferecido ao animal com planejamento forrageiro, que deve ser adotado pelos produtores.
Também não foram esquecidos o preparo, o manejo e conservação do solo das áreas de pastagens. Os visitantes também poderão conhecer variedades de forrageiras, além de todo o processo da cadeia do leite.
TECNOLOGIA – No dia 11, às 9h, os extensionistas do IDR-Paraná estarão no pavilhão da Smart Agro para lançar o Atlas Climático do Estado do Paraná (ClimAtlas-19) e três aplicativos: IDR-Clima, Estiagem Paraná e GID PRAGAS SOJA – este último para identificar as principais pragas desta cultura.
Também será lançado o Edital de Inovação Aberta do IDR-Paraná Push Innovation Paraná 2023 que promove a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação mediante o estabelecimento de parcerias entre o IDR-Paraná e startups.
Fonte: Governo PR
Paraná
MPPR cumpre mandados de prisão contra dez pessoas denunciadas por crimes ligados a loteamentos clandestinos rurais em Campo Magro e Almirante Tamandaré
O Ministério Público do Paraná cumpriu nesta semana dez mandados de prisão contra pessoas denunciadas na Operação Fundo Falso, investigação conduzida pela 5ª Promotoria de Justiça de Almirante Tamandaré, em conjunto com o Núcleo de Curitiba do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que apura atuação de organização criminosa na prática de diversos crimes relacionados à comercialização de loteamentos irregulares em imóveis rurais.
Entre os denunciados e alvo de um dos mandados de prisão, está um vereador do município de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, apontado como um dos líderes do grupo criminoso. As ordens judiciais foram cumpridas nesta quarta-feira, 16 de setembro, com o apoio do Núcleo de Curitiba do Gaeco. Dos dez alvos, três ainda não foram localizados e são considerados foragidos. O pedido para a decretação das prisões preventivas foi feito pelo Ministério Público na ocasião do oferecimento da denúncia, no dia 25 de agosto último.
De acordo com as apurações sobre os fatos, o grupo atuava de forma organizada para as práticas ilícitas, que consistiam na permanente busca ativa por imóveis rurais, predominantemente nos municípios de Campo Magro e Almirante Tamandaré, em especial imóveis sem incidência de atos ostensivos de exercício de posse pelos seus proprietários, ou imóveis de propriedade de pessoas idosas ou em processo de inventário. Em seguida, os investigados atuavam para obter informações e cópias de documentos de suas matrículas e registros e de eventuais certidões de óbito dos proprietários. Eram feitas simulações de vendas desses imóveis para intermediários, com a falsificação de documentos, e, a partir destes, a comercialização dos loteamentos irregulares.
Para a manutenção das condutas criminosas, que, segundo as apurações, estão em curso desde 2021, os envolvidos praticavam ameaças e outros atos intimidatórios frente aos reais proprietários ou a pessoas que descobriam o esquema criminoso.
Outro aspecto identificado a partir das apurações foi o de que o grupo se valia da posição ocupada pelo vereador em Campo Magro para viabilizar a realização de obras públicas nos referidos locais onde fracionavam ilegalmente os imóveis rurais, além da obtenção de informações privilegiadas e antecipadas sobre as fiscalizações a serem realizadas pela municipalidade ou de interferência para impedir fiscalizações. As condutas denunciadas foram identificadas a partir de extensa análise de provas colhidas em fases anteriores da operação, incluindo trocas de mensagens de texto e áudios que comprovam as práticas apuradas.
Foram identificados, pelo menos, quatro loteamentos clandestinos nos municípios de Almirante Tamandaré e Campo Magro. Além dos dez integrantes da organização criminosa, houve oferecimento de denúncia em face de outras duas pessoas investigadas por participações no esquema ilícito, as quais tiveram determinadas judicialmente a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão. Também foram requeridas medidas cautelares pelo Ministério Público para o fim de bloquear os bens dos denunciados, o que igualmente foi deferido pelo Juízo.
Processo 0007837-42.2025.8.16.0024
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Brasil6 dias agoSUS fortalece assistência especializada e atenção primária em Montes Claros (MG)
-
Educação7 dias agoPrazo para escolha dos livros didáticos do PNLD termina nesta sexta (11)
-
Educação6 dias agoMEC Livros organiza acervo com best-sellers e 26 categorias
-
Agro6 dias agoGalinhas soltas e felizes, ovos caipiras, orgânicos: Mapa acompanha diversificação do mercado
-
Política Nacional6 dias agoQuem fiscaliza as eleições no Brasil
-
Brasil6 dias agoSUS alcança mais de 1 milhão de crianças vacinadas contra doenças pneumocócicas
-
Paraná6 dias agoMinistério Público do Paraná ajuíza cumprimento de sentença para obrigar o Município de Ibaiti a implantar Centro de Atenção Psicossocial (Caps I)
-
Esportes7 dias agoFlamengo vence Independiente del Valle na altitude e abre vantagem nas quartas da Libertadores
