Paraná
Estação Tubo Carlos Gomes passará por reforma e ampliação com investimento do Governo
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) e a Prefeitura de Curitiba firmaram nesta sexta-feira (31) um convênio que tem como objetivo o repasse de recurso do Governo do Estado ao município para a reforma e ampliação da Estação Tubo Carlos Gomes, uma das principais da Capital.
Localizada na Rua Lourenço Pinto, 190, a Estação é utilizada como ponto final para embarque e desembarque de passageiros que utilizam a linha F02-CURITIBA/FAZENDA RIO GRANDE, uma das principais na conexão entre Fazenda Rio Grande e Curitiba. Ela funciona desde 1997.
O Governo do Estado vai investir R$ 841.605,18 na reforma, beneficiando mais de 2.700 usuários do Transporte Coletivo Metropolitano que utilizam a plataforma todos os dias. O prazo inicial é que o projeto seja concluído em 180 dias.
O secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, destacou a importância desse investimento para reforçar a integração do transporte coletivo metropolitano. “Essa é mais uma ação que demonstra o apoio do Governo do Estado aos municípios da Região Metropolitana de Curitiba e ao transporte coletivo, e que trará mais conforto e segurança para os usuários desse sistema, atendendo uma demanda histórica da população”, completou.
Para o presidente da Amep, Gilson Santos, esta é uma demanda histórica da população de Fazenda Rio Grande. “Com o passar dos anos a cidade foi crescendo e consequentemente os usuários do transporte coletivo também, fazendo com que a plataforma ficasse pequena para a atual demanda. Em dias de maior movimento alguns usuários chegam a ter que esperar do lado de fora da Estação. O investimento comprova a sensibilidade do governador Carlos Massa Ratinho Junior com estes cidadãos e comprometimento desta gestão com o transporte coletivo”, destacou.
“Esse é um ato de justiça social, uma obra que vai trazer mais conforto para os passageiros”, acrescentou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
OBRAS NA RMC – Ele também destacou que, com investimentos próprios, a Amep está construindo os novos terminais metropolitanos de Piraquara e São José dos Pinhais. O investimento ultrapassa R$ 30 milhões e garantirá maior estrutura para o sistema integrado nos próximos anos.
A Região Metropolitana de Curitiba ganhou 523.591 novos habitantes em doze anos. A estimativa está na prévia do Censo Demográfico 2022, divulgada no fim do ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os 29 municípios da RMC somam 3.742.171 habitantes, 16% superior ao registrado em 2010, ano do último Censo, que reuniu 3.218.580 habitantes. É a região com maior densidade populacional do Paraná: 31,6% dos 11.835.379 de cidadãos.
Fonte: Governo PR
Paraná
Paraná alcança 3 certificações Ouro em boas práticas no combate à violência contra as mulheres
Com apoio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), o Paraná conta agora com três instituições certificadas com o Selo Ouro de Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres, concedido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com o Instituto Nós Por Elas. O Sesc Paraná recebeu a certificação nesta segunda-feira (11), em Curitiba, juntando-se ao Senac-PR e à empresa Versátil Andaimes e Escoramentos Ltda.
A certificação reconhece instituições comprometidas com a promoção de ambientes seguros, igualitários e com ações efetivas de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres. O selo possui quatro categorias — Bronze, Prata, Ouro e Platina —, conforme os critérios atendidos pelas organizações.
Durante a cerimônia, a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mariana Neris, destacou que a conquista representa um compromisso público da instituição no enfrentamento à violência contra as mulheres.
“Esse selo traz um componente visível para o mundo, um compromisso dizendo que nesta instituição existem ações e compromissos voltados às mulheres. Mas também deixa um recado para quem está dentro: de que nenhuma forma de violência será tolerada”, afirmou.
A secretária relembrou que o trabalho começou em agosto de 2024, quando o Governo do Estado reuniu instituições do Sistema S no Palácio Iguaçu para fortalecer a adesão à certificação e ampliar a rede de proteção às mulheres no Paraná.
“Temos trabalhado com os municípios, levado recursos públicos, implantado programas de prevenção à violência e estruturado políticas públicas para mulheres. Mas sem a sociedade unida pelas mulheres, nada disso poderia se efetivar”, disse a secretária.
Passam a integrar o grupo de certificadas no nível Ouro o Sesc Paraná, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PR) e a Versátil Andaimes, de Colombo, primeira empresa do Brasil a receber a certificação.
O diretor regional do Sesc-PR, Ulisses de Moraes Rodrigues, destacou que as mulheres representam a maioria tanto da equipe quanto do público atendido pela instituição, reforçando a importância do compromisso com políticas de proteção e enfrentamento à violência. “Hoje, 65% da nossa equipe e também da nossa clientela são mulheres. Isso demonstra a força feminina dentro da instituição e também o cuidado que temos em construir um ambiente acolhedor, respeitoso e seguro”, afirmou.
Ele ressaltou ainda que a certificação reconheceu práticas que já faziam parte da atuação do Sesc-PR. “A certificação é motivo de orgulho, mas o maior orgulho foi perceber que muitas dessas ações já eram realizadas pela instituição no dia a dia”, disse.
DESTAQUE – O Paraná tem se destacado nacionalmente na adesão ao selo, com empresas, instituições públicas e universidades certificadas. O Estado foi o primeiro do Brasil a ter uma empresa reconhecida pela iniciativa e, desde 2024, a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) atua na divulgação e fortalecimento da certificação junto a instituições públicas e privadas, incentivando políticas internas de proteção, acolhimento e promoção da equidade de gênero.
PRESENÇAS – Também participaram do evento a diretora de Políticas Públicas da Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais da Semipi, Ivânia Ramos dos Santos; a diretora de Políticas Públicas para Pessoa Idosa da Semipi, Larissa Marsolik; o diretor regional do Senac-PR, Sidnei de Oliveira; o superintendente da Fecomércio-PR, Alberto Samways; a coordenadora estadual da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), Claudia Colpi; e a deputada federal Leandre Dal Ponte.
Fonte: Governo PR
-
Polícial4 dias agoPCPR cumpre ordem judicial de afastamento cautelar de dois funcionários públicos em Palmital
-
Esportes6 dias agoFluminense confirma chegada de Hulk, que assina até 2027
-
Brasil4 dias agoMTE institui Comitê Gestor para fortalecer política de incubação de cooperativas populares
-
Política Nacional6 dias agoRepresentantes de farmacêuticos e donos de farmácias divergem sobre piso salarial
-
Política Nacional6 dias agoNova lei endurece regras do seguro-defeso para combater fraudes
-
Política Nacional6 dias agoCâncer do colo do útero: debate enfatiza importância da vacinação contra o HPV
-
Paraná7 dias agoProjeto inovador da Copel vai ampliar Usina Segredo com ganhos ambientais
-
Educação6 dias agoMEC certifica trabalhadores em projeto de reconhecimento de saberes
