Paraná
Abril Indígena, peças do Festival de Curitiba e visitas guiadas estão na programação cultural
A programação cultural desta semana traz como um dos destaques a primeira atividade do Museu Paranaense (Mupa) do Abril Indígena, dedicado à valorização e promoção da cultura e da arte dos povos originários. A atividade é gratuita. Toda sexta-feira a agenda da semana é publicada na Agência Estadual de Notícias para ajudar a preparação para o final de semana.
Chamam a atenção, também, o bate-papo com o escritor e pesquisador paulista Paulo Rezzutti, na Biblioteca Pública do Paraná; o programa Arte para Maiores, do MON, que na edição da semana terá como tema a exposição do artista espanhol Jaume Plensa; a última semana da exposição “Kalk: 91 anos de história”, homenagem ao fotógrafo curitibano José Kalkbrenner, no MIS-PR; e a continuidade das festividades do Festival de Curitiba.
BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ (BPP)
Histórias Não Contadas – Criador da série de livros “A História Não Contada”, o escritor e pesquisador paulista Paulo Rezzutti participa de um bate-papo no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná nesta sexta-feira (31), a partir das 17h. Com mediação da professora Liana Leão, da Universidade Federal do Paraná, o evento tem como tema principal a trajetória da Imperatriz Leopoldina (1797-1826) e seu protagonismo nos acontecimentos que resultaram na Declaração da Independência do Brasil. A entrada é gratuita e a BPP emite certificados de participação. No hall térreo.
Cine Pipoca – Exibição do filme “Carros” (2005), com distribuição de pipoca para o público. Sexta-feira (dia 31), às 14h30, no auditório.
Ler Junto – Quinto encontro do projeto de leituras guiadas pelo professor de literatura Guilherme Shibata. Segunda-feira (dia 3), às 18h, no auditório.
“José Saramago: Voltar aos passos que foram dados” – Exposição com textos e imagens que resgatam a trajetória do escritor português. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e sábado, das 8h30 às 13h. Hall térreo.
Lançamento do livro “Com Deus Caminho” – Sessão de autógrafos com o escritor Leônidas Ribeiro. Na quarta-feira (dia 5), às 17h, no hall térreo.
Hora do Conto – Sessões de contação de história com o grupo Era Uma Vez, seguida de atividade artística sobre o conteúdo apresentado. De segunda a sexta-feira, às 11h e 15h, e sábados, às 11h, na seção Infantil.
Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Títulos disponíveis neste mês: “Estamos Todos Bem” (classificação 12 anos), “O Encontro Perfeito” (classificação 12 anos) e “Olga” (classificação 14 anos). Agendamento pelo telefone (41) 3221-4985. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e sábados, das 8h30 às 13h, na seção Braille.
Oficina permanente de poesia – Encontro semanal promovido pela Academia Paranaense da Poesia. Todas as quintas-feiras, às 18h, na sala de reuniões do terceiro andar.
MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON)
MON para Maiores – O programa Arte para Maiores de abril terá como tema a exposição do artista espanhol Jaume Plensa. Além de visita mediada e oficina artística com a equipe do Educativo do MON, haverá uma videoconferência com o curador Marcello Dantas, mediante inscrição prévia. O primeiro encontro presencial será realizado no dia 4 de abril, das 14h às 17h. As vagas são limitadas.
Lápis Grafite – A oficina artística “Laboratório de Experiências: Lápis Grafite” abrirá a programação educativa de abril do MON, no dia 5 (quarta-feira). A atividade acontecerá em dois horários: às 13h30 e às 15h30. Nesse laboratório, o lápis grafite será a ferramenta de criação e investigação. O público irá descobrir a diversidade do material, além de experimentar usá-lo de muitos jeitos em variados suportes.
As oficinas gratuitas são recomendadas para maiores de 5 anos, mas a participação de um adulto é obrigatória durante as atividades. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeita à lotação.
Minicurso – No período de 3 a 6 de abril, entre as 19h e 21h, como parte das ações da exposição “Carne Viva”, será realizado o minicurso “Transformações e Confluências: Tópicos sobre a Formação do Vocabulário da Arte Brasileira”, com Arthur L. do Carmo e convidados. Será necessário inscrição prévia e o público-alvo são estudantes universitários e pesquisadores em arte. Inscrições por este link
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA (MAC-PR)
O público poderá conferir até o dia 23 de abril uma mostra inédita de dois grandes artistas paranaenses: Efigênia Rolim e Hélio Leites, que exibem conjuntamente uma coleção de 260 obras na exposição “Os Significadores do Insignificante”, na sala 08 no MAC Paraná.
Na sala 09, é possível visitar outra exposição, “Forjada pelo tempo”, com obras do Coletivo Duas Marias de Cascavel. As obras do Coletivo fazem uma analogia entre as divindades da mitologia universal com o ser feminino contemporâneo. Deusas e heroínas de distintas culturas criam vida através das obras do coletivo em fotografia, vídeo e instalação. O MAC está funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer (MON).
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO PARANÁ (MIS-PR)
Última semana de “Kalk – 91 anos de história” – Fica em cartaz até o dia 09 de abril a exposição “Kalk: 91 anos de história”, homenagem em vida ao fotógrafo curitibano José Kalkbrenner. Com a curadoria de Sérgio Sade, a mostra homenageia as nove décadas de trajetória desse expert da fotografia publicitária e do fotojornalismo por meio de retratos, histórias e objetos pessoais.
Mostra Warly Ribeiro – O MIS-PR homenageia o ator e produtor artístico Warly Martins Ribeiro com a mostra de filmes digitalizados do Acervo Warly Ribeiro, com a curadoria de Nena Inoue e Beto Bruel. No acervo, estão 29 anos de registros históricos com espetáculos de teatro e de dança que compõem uma jornada importante para o teatro de Curitiba.
“Interlocuções” – A mostra integra “Interlocuções”, programação cultural paralela do Festival de Curitiba focada em debates, encontros, palestras, oficinas e lançamentos de livros. As sessões acontecem de 28 a 31 de março e de 04 a 06 de abril, das 16h às 18h, na sala de projeção do MIS-PR. Entrada conforme lotação da sala.
Quartas Musicais – Às quartas-feiras, sempre às 18h, o museu promove uma nova apresentação musical em seu espaço, trazendo diferentes ritmos e repertórios com o projeto Tons Vizinhos, em parceria com a Unespar. Confira mais detalhes sobre a apresentação da semana nas redes sociais do MIS-PR: @mis-pr no Instagram e @misparana no Facebook.
MUSEU PARANAENSE (MUPA)
O MUPA promove neste sábado (01) a primeira atividade do Abril Indígena, dedicado à valorização e promoção da cultura e da arte dos povos originários. Será uma visita mediada da exposição “Mejtere: histórias recontadas”, inaugurada em fevereiro deste ano no museu como resultado de um projeto de curadoria compartilhada da instituição com estudantes indígenas selecionados em edital público.
A exposição reverbera uma pluralidade de vozes indígenas e carrega novas perspectivas sobre as coleções etnográficas do museu. A atividade gratuita será realizada às 10h e 14h e é necessário fazer inscrição prévia.
CENTRO CULTURAL TEATRO GUAÍRA (CCTG)
Orquestra Didática – Nos dias 4, 5 e 6 de abril está aberta ao público das 10h às 17h a instalação artística que mostra por meio de sons, imagens e textos a função de cada elemento do grande conjunto de músicos ao executar uma sinfonia. A mostra fica na sala ao lado da bilheteria e para ter acesso à instalação basta comparecer ao local.
Festival de Curitiba
O Festival de Curitiba está presente nos palcos do Centro Cultural Teatro Guaíra, que incluem os três auditórios do edifício e o teatro José Maria Santos, localizado na Rua Treze de Maio.
Entre as produções nacionais que sobem ao palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), destaque para Vera Holtz no monólogo “Ficções”, nesta sexta (31), e para o aguardado “Intimidade Indecente”, que acontece no domingo (02 de abril), com Marcos Caruso e Eliane Giardini como o casal protagonista. Todas às 20h30.
Na segunda-feira (03) e terça-feira (04), o Guairão recebe “O Bem-Amado Musicado”, uma nova versão do clássico de Dias Gomes. Na quinta-feira (06), entra em cena o último trabalho dirigido por Jô Soares (1938-2022) no teatro: “Gaslight – Uma Relação Tóxica”, um dos maiores sucessos da história da Broadway.
Já o auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) traz, sábado e domingo (02), uma mistura de teatro, música e circo em um espetáculo para toda família: “Prot{AGÔ}nistas”, dirigido por Ricardo Rodrigues e com 18 artistas no elenco.
Na terça (04) e quarta (05), “Um Tartufo” é uma versão musical expressionista e sem falas, que tem na trama central um falso devoto que se infiltra na casa de uma família para se beneficiar de sua ingenuidade.
No teatro Zé Maria, a estreia nacional de “Adoráveis Transgressões”, a partir da obra de Copi e Leonarda Glück, fala de família e representatividade trans e queer; com sessões sexta-feira (31) e sábado (01), às 20h30. Na segunda-feira (03), “Brenda Lee e o Palácio das Princesas” é um musical sobre a ativista que fundou a primeira casa para pessoas com HIV/Aids, do Brasil.
Na quarta (05) e quinta (06), é a vez de outra estreia nacional e premiada: no solo “Sobrevivente”, a atriz curitibana Nena Inoue investiga origens e apagamentos na vida das mulheres da família dela.
CANAL DA MÚSICA
O auditório sedia até o dia 03 de abril a “I Mostra Canal Identidades”, dentro do Festival de Curitiba. Seguindo a vertente da diversidade e inclusão que o festival propõe, ela reúne três coletivos artísticos em uma série de ações que refletem sobre a temática de gênero e os seus desdobramentos.
Espetáculos:
“O Coração da Boca é a Língua” – 03/04, às 20h
“lepAp” – 30/03, às 20h, e 02/04, às 19h
“O Arquipélago” – 31/03, às 20h, e 01/04, às 19h
Mesas de debate
“Corpo e Sociedade no Teatro Curitibano” – 01/04, às 15h
“Gênero e a construção de poder na sociedade pela arte” – 02/04, às 20h (atividade on-line. O link será divulgado no @canalidentidades)
Ingressos dos espetáculos: R$ 40 e R$ 20 (meia e parcerias)
ENDEREÇOS
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba – PR
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba – PR
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba – PR
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba – PR
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR
(41) 3323-5328 / 3222-5172
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba – PR
(41) 3331-7579
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra) – Rua Amintas de Barros s/n – Centro, Curitiba
Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba
Fonte: Governo PR
Paraná
Reta final: pavimentação entre Mandirituba e São José dos Pinhais chega a 84,19%
A pavimentação da ligação metropolitana em concreto que conecta os municípios de Mandirituba e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), entrou em sua reta final de execução. Uma nova medição oficial aponta que o projeto atingiu 84,19% de conclusão, consolidando o avanço definitivo de uma das principais intervenções de infraestrutura viária do Estado.
Com investimento de R$ 111,8 milhões do Governo do Estado, coordenado pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), a obra de 26 quilômetros de extensão começa a desenhar seu cenário definitivo. A escolha pelo pavimento rígido de concreto — que assegura maior durabilidade, alto desempenho estrutural e baixa necessidade de manutenção — já transforma a realidade local à medida que os trabalhos se aproximam da entrega, prevista para agosto de 2026.
Com a obra concentrada nesta etapa final, os serviços que antes se dividiam entre terraplenagem, drenagem e base já dão lugar, na maior parte do traçado, ao acabamento: lançamento de concreto, sinalização horizontal e vertical, e os dispositivos de segurança que vão acompanhar a rodovia. A proximidade entre os percentuais de execução dos diferentes trechos mostra um cronograma que avança de forma equilibrada ao longo de toda a extensão.
A ciclovia, prevista desde o início do projeto como parte das melhorias de funcionalidade da via, ganha corpo justamente nos segmentos que ficam entre o trecho central, já quase pronto, e as duas extremidades da obra, reforçando o caráter da via como uma rodovia pensada também para a mobilidade de quem usa bicicleta no dia a dia entre os municípios da região.
Para o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, o estágio atual da obra demonstra a evolução consistente do empreendimento e permite vislumbrar a entrega de uma importante demanda regional. “Estamos entrando na reta final de uma obra estratégica para a mobilidade metropolitana. Com mais de 84% dos serviços executados, já é possível perceber a transformação que essa nova ligação proporcionará, melhorando a circulação de pessoas, impulsionando o desenvolvimento regional e fortalecendo a integração entre os municípios”, destaca.
Mais do que aproximar duas importantes cidades, a nova rodovia funcionará como um estratégico corredor logístico para o Sul da RMC, conectando diretamente duas das principais rodovias federais do país: a BR-116 e a BR-376.
Quando inaugurada, a estrutura vai otimizar o escoamento de produção e a mobilidade urbana, beneficiando diretamente não apenas Mandirituba e São José dos Pinhais, mas todo um ecossistema regional que inclui os municípios de Quitandinha, Agudos do Sul, Piên, Campo do Tenente e Rio Negro. Com o cronograma mantido e ritmo intenso, a ligação metropolitana se prepara para abrir novos caminhos para o desenvolvimento paranaense em agosto.
Fonte: Governo PR
-
Política Nacional5 dias agoSenado analisa propostas de agenda legislativa sobre direitos das mulheres
-
Paraná7 dias agoEstado promove encontro de turismo rural e gastronomia regional em Foz do Iguaçu
-
Esportes6 dias agoAlisson iguala marca histórica de Gylmar e Taffarel ao iniciar sua terceira Copa como titular
-
Política Nacional5 dias agoComissão aprova proibição de leilão e penhora de espaços culturais tombados
-
Brasil4 dias agoMinistério da Saúde e fãs da banda BTS se unem para incentivar a doação de sangue
-
Brasil5 dias agoSeminário destaca avanço da parceria do SUS com hospitais de excelência para ampliar o acesso à saúde
-
Educação5 dias agoMEC debate cooperação em educação com países lusófonos
-
Paraná6 dias agoPoupatempo Paraná ultrapassa a marca de 2 milhões de atendimentos
