Connect with us


Brasil

MME promove seminário para apresentar Plano de Ação Nacional voltado à eliminação do uso de mercúrio na mineração de ouro

Publicado em

O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou, nesta quarta-feira (1/7), o Seminário Ouro sem Mercúrio, com o objetivo de apresentar a proposta do Plano de Ação Nacional para a Mineração Artesanal e em Pequena Escala de Ouro (PAN MAPE Brasil). O evento busca também consolidar um espaço institucional de informação, escuta e participação pública, reunindo representantes do poder público, da sociedade civil e de instituições ligadas ao setor para contribuir com o aprimoramento e a implementação do Plano.

Coordenado pelo MME, o PAN MAPE Brasil é desenvolvido em cumprimento aos compromissos assumidos pelo país no âmbito da Convenção de Minamata sobre Mercúrio. A iniciativa tem como objetivo estabelecer estratégias para eliminar o uso do mercúrio na mineração artesanal e em pequena escala de ouro, promovendo a proteção da saúde humana e do meio ambiente e incentivando práticas minerárias mais sustentáveis.

Ao longo do primeiro dia de programação, foram apresentados o contexto da Convenção de Minamata no Brasil, a relação entre a mineração artesanal e em pequena escala de ouro (MAPE) e o garimpo. Também foram apresentados os principais elementos que compõem o Plano, como objetivos, diretrizes, estratégias, metas, linhas de ação e o Mecanismo Nacional de Coordenação. As discussões também abordaram a importância da proteção dos povos indígenas e de outros grupos envolvidos na atividade minerária.

Leia mais:  Curso sobre jogos de aposta e saúde mental tem inscrições prorrogadas até 2 de junho

Segundo a diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração do MME, Julêvania Olegário, a participação dos diferentes segmentos envolvidos é fundamental para garantir a efetividade da iniciativa. “O MME prioriza o desenvolvimento do PAN de forma a aprimorar, evoluir e, principalmente, ouvir todos os envolvidos, trilhando o melhor caminho possível para o desenvolvimento sustentável da mineração”, destacou.

O evento segue ainda nesta quinta-feira (2/7), em programação técnica, com foco na apresentação de mecanismos de apoio à implementação do Plano, com ênfase na iniciativa planetGOLD, incluindo objetivos, modalidades de atuação, critérios de elegibilidade, formas de acesso e possíveis aplicações práticas para apoiar a transição rumo a uma mineração de ouro livre de mercúrio.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook

Brasil

Ministério da Saúde lamenta o falecimento da pesquisadora e demógrafa Elza Berquó

Published

on

O Ministério da Saúde manifesta profundo pesar pelo falecimento da professora e pesquisadora Elza Berquó, ocorrido nesta quinta-feira (16). Reconhecida como uma das principais referências da demografia brasileira, Elza dedicou sua trajetória à produção de conhecimento científico sobre a dinâmica da população e sua relação com a saúde, contribuindo de forma decisiva para o entendimento das desigualdades sociais e para o fortalecimento das políticas públicas no Brasil. 

Sua produção científica tornou-se referência para gerações de pesquisadores e profissionais da saúde, especialmente nos estudos sobre fecundidade, transição demográfica, saúde reprodutiva, gênero, raça e dinâmica populacional. 

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências e agraciada com diversas homenagens e condecorações ao longo de sua trajetória, deixa um legado científico de excelência e um compromisso permanente com a produção de conhecimento voltado à promoção da equidade, da democracia e da justiça social.

Neste momento de luto, o Ministério da Saúde se solidariza com familiares, amigos, colegas, ex-alunos e toda a comunidade científica, reconhecendo a imensa contribuição de Elza para a ciência brasileira e para o fortalecimento da saúde pública.

Leia mais:  Ministério do Turismo disponibilizará Pontos de Informação Turística para a COP30 em Belém (PA)

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262