Política Nacional
CAS aprova ampliação de cuidados a famílias com perdas gestacionais
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (1º) projeto que amplia o atendimento de saúde a famílias que sofreram perdas gestacionais, fetais ou neonatais e permite o uso da borboleta roxa como símbolo de luto perinatal. O texto foi aprovado em votação final e, caso não haja recurso para votação em Plenário, seguirá para análise na Câmara dos Deputados.
O PL 5.099/2023, da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), recebeu um texto alternativo do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). A proposta altera a Política Nacional de Humanização do Luto Materno e Parental para assegurar acompanhamento psicológico e outros cuidados assistenciais de saúde a familiares enlutados, além de ampliar o apoio às mulheres que tiveram perdas gestacionais.
Atendimento
A versão do relator prevê que mãe, pai e outros familiares diretamente envolvidos sejam encaminhados, quando solicitado ou constatada a necessidade, para acompanhamento psicológico após a alta hospitalar e para os demais cuidados assistenciais previstos. O atendimento deverá ocorrer, preferencialmente, na residência da família ou na unidade de saúde mais próxima que disponha de profissional habilitado.
O substitutivo também garante às mulheres que sofreram perdas gestacionais acesso a exames para investigar a causa do óbito e acompanhamento específico em uma gestação futura.
Borboleta roxa
O texto também permite que as unidades de saúde adotem voluntariamente a borboleta roxa como identificação não verbal de perdas gestacionais, fetais ou neonatais. O símbolo poderá ser utilizado em acomodações, leitos, alas e prontuários, respeitada a vontade da família e mediante divulgação institucional.
O substitutivo incorporou emenda da autora sobre o uso da borboleta roxa. Já a emenda da CDH que substituía a expressão “nascituro” por “neonato” não foi acolhida.
Humanização do luto
O projeto original alterava a Lei 11.634, de 2007, para garantir acomodação reservada às mulheres que sofreram abortamento ou morte perinatal. O relator retirou essa alteração e concentrou as mudanças na Política Nacional de Humanização do Luto Materno e Parental, criada após a apresentação da proposta.
O relator explicou que substituiu a expressão “cuidados terapêuticos” por “cuidados assistenciais de saúde”, por considerar que a nova redação abrange também acompanhamento clínico, orientação social e outras intervenções multiprofissionais.
— O sofrimento decorrente da perda exige não apenas acolhimento e suporte psicológico imediato, mas também intervenções estruturadas capazes de favorecer a elaboração do luto e promover a recuperação integral da mulher e de seus familiares — destacou o relator.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
Política Nacional
CCT aprova 40 concessões e renovações para emissoras de rádio
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) aprovou, nesta quarta-feira (1), pedidos de concessão e renovação de outorga para emissoras de rádio localizadas em 13 estados. Os 40 pedidos, que tramitam como projetos de decreto legislativo (PDLs), vão à promulgação.
A maioria dos pedidos aprovados (32) é de rádios comunitárias, que são emissoras sem fins lucrativos, com alcance restrito a determinada comunidade e destinadas a promover a integração da comunidade e disseminar informações de interesse local. Nesses casos, a outorga ou renovação se dá por meio de autorização, que não exige licitação e pode ser revogada a qualquer tempo, sem indenização.
Seis projetos aprovados tratam de outorga ou renovação de serviços de radiodifusão sonora em frequência modulada (FM). Nesses casos, a outorga ocorreu na modalidade de permissão, que exige licitação e pode ser revogada a qualquer tempo, sem direito a indenização.
Os outros dois projetos (PDLs 463/2024 e 530/2024) referem-se a serviços de radiodifusão sonora em onda média (AM), posteriormente adaptados para frequência modulada (FM). Nesses casos, a outorga foi feita por concessão, modalidade que também exige licitação, mas tem prazo determinado e só pode ser extinta nas hipóteses previstas em lei.
A reunião desta quarta foi comandada pelo vice-presidente da comissão, senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
Os pedidos aprovados são:
Emissoras de rádio outorgadas |
||||
|
Solicitante |
Local |
Relator |
Modalidade |
Tipo |
|
Associação e Movimento Comunitário Cultural de Iracemápolis, |
Iracemápolis (SP) |
Astronauta Marcos Pontes |
Renovação |
Autorização |
|
Associação Nossa Senhora das Dores de Cândido Mota, |
Cândido Mota (SP) |
Astronauta Marcos Pontes |
Renovação |
Autorização |
|
Associação Cultural de Três Fronteiras, |
Três Fronteiras (SP) |
Astronauta Marcos Pontes |
Renovação |
Autorização |
|
Associação Comunitária e Cultural Projeto Vida, |
Igaratinga (MG) |
Astronauta Marcos Pontes |
Renovação |
Autorização |
|
Associação Comunitária de Santo Antônio do Monte, |
Santo Antônio do Monte (MG) |
Astronauta Marcos Pontes |
Renovação |
Autorização |
|
Associação Comunitária Beneficente Cultural e Social Borboremense, |
Borborema (SP) |
Dr. Hiran |
Renovação |
Autorização |
|
Sociedade dos Ecologistas de Tambaú, |
Tambaú (SP) |
Chico Rodrigues |
Renovação |
Autorização |
|
Associação Comunitária Beneficente, Cultural e Social Ibitinguense, |
Ibitinga (SP) |
Chico Rodrigues |
Outorga |
Autorização |
|
Associação Novo Horizonte dos Moradores do Bairro Santa Cruz e Adjacências |
Palmas de Monte Alto (BA) |
Chico Rodrigues |
Renovação |
Autorização |
|
Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração do Vale do Juruena, |
Campo Novo do Parecis (MT) |
Chico Rodrigues |
Outorga |
Permissão |
|
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – Campus Januária, |
Januária (MG) |
Damares Alves |
Outorga |
Permissão |
|
Instituto de Radiodifusão Comunitária de Pacujá – Ceará, |
Pacujá (CE) |
Daniella Ribeiro |
Renovação |
Autorização |
|
Associação Comunitária Esperança de Ruy Barbosa, |
Ruy Barbosa (BA) |
Daniella Ribeiro |
Renovação |
Autorização |
|
Conselho Comunitário do Arraial D’Ajuda,, |
Porto Seguro (BA) |
Daniella Ribeiro |
Renovação |
Autorização |
| Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de São José de Mipibu, PDL 972/2021 |
São José de Mipibu (RN) |
Daniella Ribeiro |
Renovação |
Autorização |
| Associação Comunitária de Radiodifusão Cultural de Caldas Novas, PDL 618/2024 |
Caldas Novas (GO) |
Efraim Filho |
Renovação |
Autorização |
| Associação dos Moradores e Produtores Rurais de Salsa e Região, PDL 272/2025 |
Quixelô (CE) |
Efraim Filho |
Outorga |
Autorização |
| Associação Cultural Esportiva Rodolfense, PDL 136/2024 |
Rodolfo Fernandes (RN) |
Esperidião Amin |
Renovação |
Autorização |
| Rádio Produção FM Ltda, PDL 598/2024 |
Palmitos (SC) |
Esperidião Amin |
Renovação |
Permissão |
| Associação Alpestrense de Cultura e Comunicação Social, PDL 164/2024 |
Alpestre (RS) |
Esperidião Amin |
Renovação |
Autorização |
|
Telecomunicações Campos Dourados Ltda., PDL 463/2024 |
Cascavel (PR) |
Flávio Arns |
Renovação |
Concessão |
| Rádio Cruzeiro do Sul de Londrina Ltda., PDL 530/2024 |
Londrina (PR) |
Flávio Arns |
Renovação |
Concessão |
| Safira Radiodifusão Ltda., PDL 580/2024 |
Mamborê (PR) |
Flávio Arns |
Renovação |
Permissão |
| Associação Comunitária Amigos de Guaíra, PDL 632/2024 |
Guaíra (PR) |
Flávio Arns |
Renovação |
Autorização |
| Associação Comunitária Apuaê de Sananduva, PDL 477/2021 |
Sananduva (RS) |
Hamilton Mourão |
Renovação |
Autorização |
|
Associação de Amigos Moradores do Bairro Centro – AMICENTRO, PDL 82/2024 |
Salto do Jacuí (RS) |
Hamilton Mourão |
Renovação |
Autorização |
| Fundação Unisc de Comunicações – FUNDAÇÃO Teleunisc, PDL 102/2024 |
Venâncio Aires (RS) |
Hamilton Mourão |
Outorga |
Permissão |
| Associação Comunitária de Radiodifusão Alternativa de Cocal, PDL 518/2024 |
Cocal (PI) |
Hamilton Mourão |
Renovação |
Autorização |
| Associação Cultural São Paulo das Missões, PDL 531/2024 |
São Paulo das Missões (RS) |
Hamilton Mourão |
Renovação |
Autorização |
| Associação Cultural e Comunitária de Celso Ramos, PDL 278/2022 |
Celso Ramos (SC) |
Ivete da Silveira |
Renovação |
Autorização |
| Associação Paroquial Senhor Bom Jesus de Amparo Social e Cristão, PDL 298/2022 |
Juti (MS) |
Izalci Lucas |
Renovação |
Autorização |
| Associação Comunitária de Desenvolvimento Cultural e Artístico de Juti – ACODECAJ, PDL 195/2022 |
Aracaju |
Laércio Oliveira |
Renovação |
Autorização |
| Associação Comunitária de Desenvolvimento Artístico, Cultural, Informativo e Social de Nova Canaã do Norte, PDL 40/2024 |
Nova Canaã do Norte (MT) |
Izalci Lucas |
Renovação |
Autorização |
| Associação dos Locutores de Candeias MG, PDL 176/2024 |
Candeias (MG) |
Izalci Lucas |
Outorga |
Autorização |
| Associação Comunitária Cultural Garças, PDL 450/2024 |
Alto Garças (MS) |
Izalci Lucas |
Renovação |
Autorização |
| Rádio Comunitária Dorense, PDL 648/2024 |
Dores do Turvo (MG) |
Paulo Paim |
Outorga |
Autorização |
| Associação Beneficente de Ouricuri – A.B.O., PDL 689/2024 |
Ouricuri (PE) |
Paulo Paim |
Renovação |
Autorização |
| Universidade Estadual de Feira de Santana, PDL 311/2019 |
Feira de Santana (BA) |
Teresa Leitão |
Outorga |
Permissão |
Associação e Movimento Comunitário Aliança, PDL 359/2021 |
Arcoverde (PE) |
Teresa Leitão |
Renovação |
Autorização |
| Associação Comunitária Surubinense de Radiodifusão, PDL 729/2021 |
Surubim (PE) |
Teresa Leitão |
Renovação |
Autorização |
Audiência Pública
Os senadores aprovaram também o REQ 51/2026 – CCT, de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), para a realização de audiência pública externa em conjunto com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O debate, nesta sexta-feira (3), terá como tema os 50 anos da Ferrovia Vicente Vuolo, conhecida como Ferronorte, e será transmitido conjuntamente pela TV Senado e pela TV Assembleia.
Na justificativa do requerimento, Wellington afirmou que a implantação da Ferronorte promoveu uma redução estrutural dos custos logísticos, alterando de forma permanente a viabilidade econômica do agronegócio em Mato Grosso. O senador também defendeu o reconhecimento dos profissionais, gestores e lideranças que contribuíram para a implantação e o desenvolvimento da ferrovia.
O colegiado aprovou ainda o REQ 49/2026 – CCT, do senador Flávio Arns (PSB-PR), para a realização de audiência pública destinada a debater os impactos da crise climática sobre as populações urbanas mais vulneráveis e a proposta do Programa de Inteligência Térmica e Vigilância Ambiental em Periferias Brasileiras.
Segundo o senador, o programa foi desenvolvido pelo Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais da Universidade Federal do Paraná, em parceria com o Ministério das Cidades e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa estuda os impactos cumulativos das ondas de calor e da poluição em comunidades vulneráveis localizadas nas periferias e propõe a estruturação de um programa de inteligência térmica e vigilância ambiental como política pública voltada à justiça climática e à proteção de vidas.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
-
Esportes7 dias agoSuíça vence e garante liderança enquanto Canadá faz história com classificação inédita
-
Agro7 dias agoProdução de carne bovina no Brasil bate recorde no 1º trimestre de 2026, com avanço de 4,7%
-
Educação6 dias agoPND: 58 municípios de Pernambuco aderiram ao exame
-
Brasil7 dias agoSenacon abre apuração sobre anúncios de apostas veiculados pela CazéTV durante transmissões da Copa
-
Brasil6 dias agoSenasp abre inscrições para MBA em Gestão e Governança de Segurança Pública
-
Política Nacional5 dias agoUso responsável do plástico favorece desenvolvimento, afirmam debatedores
-
Agro4 dias agoPlano Safra 2026/27 será lançado terça e deve ficar entre R$ 570 e R$ 652 bi
-
Agro7 dias agoPreços da banana caem 4,89% nas Ceasas do Brasil, aponta Conab; hortaliças também registram recuo em maio
