Connect with us


Paraná

MIS-PR lança edital para novas exposições no segundo semestre de 2026

Publicado em

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), por meio da Associação de Amigos do MIS-PR (AAMIS), lança o Edital para Ocupação de Espaços do MIS, que selecionará propostas de exposições artísticas, documentais e/ou históricas para ocupação do piso superior do museu de setembro a dezembro. O período para inscrição de projetos neste será das 10h do dia 29 de junho às 23h59 do dia 19 de julho.

A proposta selecionada pelo edital terá duração de até 90 dias para visitação pública no segundo andar do Palácio da Liberdade, que abriga a instituição. As propostas devem dialogar obrigatoriamente com a missão do MIS-PR e suas tipologias de acervo e pesquisa, abrangendo fotografia, audiovisual, cinema, videoarte, arte sonora, novas mídias e patrimônio imaterial. As propostas devem ser enviadas pelo formulário online.

Haverá duas modalidades de propostas: ocupação integral do espaço ou ocupação parcial. Caso o selecionado opte pela ocupação integral, apenas uma exposição entrará em cartaz. Se o selecionado optar pela ocupação parcial, haverá espaço para a seleção de mais uma proposta, totalizando duas exposições em cartaz durante o período vigente no edital. Será oferecida uma premiação simbólica equivalente à modalidade escolhida pelo proponente. 

Leia mais:  Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

Ao fazer a inscrição, os proponentes devem estar cientes que também será necessário anexar proposta artística/curatorial, currículo, portfólio, projeto expográfico e rider técnico. 

Serviço:

Edital para Ocupação de Espaços do MIS

Inscrições: 29 de junho a 19 de julho, pelo formulário online.

Edital completo e informações no site do Museu.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Em encontro com APAEs, Piana reforça compromisso do Estado com a educação especial

Published

on

O governador em exercício Darci Piana participou nesta sexta-feira (26), em Cascavel, da reunião da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do Paraná. O encontro reuniu dirigentes de todo o Estado para discutir ações voltadas ao fortalecimento da rede de atendimento e das políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência.

Durante a reunião, Piana reafirmou o compromisso do Governo do Paraná com a educação especial e destacou que o Estado mantém uma das maiores políticas de apoio às APAEs do País, tanto no custeio das instituições quanto na ampliação e modernização da estrutura física das escolas especiais.

“As APAEs são responsáveis pelo atendimento de milhares de estudantes, e o Governo do Estado tem ajudado para que elas tenham estrutura e consigam trabalhar em melhores condições. Estamos investindo mais de R$ 60 milhões na construção de 26 novas escolas, das quais seis já foram entregues. As APAEs já fazem um trabalho extraordinário e, com a ajuda do governo, vão melhorar ainda mais”, disse.

O governador em exercício ressaltou que o Paraná investe de forma permanente na rede de educação especial. Além do repasse anual para manutenção das escolas especializadas, o Estado executa um programa inédito de construção de novas sedes para as APAEs em parceria com os municípios e com a Assembleia Legislativa do Paraná.

Leia mais:  Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

Atualmente, o Governo do Paraná investe mais de R$ 60 milhões na construção de 26 novas unidades da APAE em diferentes regiões do Estado. As novas sedes já foram entregues em Prado Ferreira, Nova Laranjeiras, Flor da Serra do Sul, Altamira do Paraná, Douradina e Nossa Senhora das Graças, proporcionando estruturas mais modernas, acessíveis e adequadas para alunos, famílias e profissionais. As demais obras seguem em diferentes fases de execução.

O apoio às APAEs integra uma política permanente do Governo do Estado para fortalecer a educação especial. Somente em 2026, estão previstos cerca de R$ 540 milhões em investimentos destinados às escolas especiais, contemplando o custeio das instituições, transporte, alimentação escolar, kits escolares, tecnologia, infraestrutura e outras ações voltadas à melhoria da qualidade do atendimento oferecido a aproximadamente 40 mil estudantes atendidos pela rede.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Alexandre Curi, o Estado consolidou uma política de fortalecimento das escolas especializadas, e citou iniciativas voltadas à ampliação do atendimento.

Leia mais:  Polícias Civil e Militar apreendem mil caixas de cigarros contrabandeados na região Norte

“Hoje o Paraná se tornou uma referência nas escolas especializadas para todo o Brasil. É um modelo que funciona e dá certo. Também fomos o primeiro Estado a entregar kits escolares para os alunos das escolas especializadas, garantindo que eles tenham as mesmas oportunidades de acesso aos materiais escolares”, afirmou.

A Federação das APAEs do Paraná representa centenas de entidades espalhadas pelo Estado e atua na defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, promovendo ações nas áreas de educação, saúde e assistência social. A reunião realizada em Cascavel também serviu para alinhar estratégias entre a entidade e o Governo do Estado para ampliar o atendimento e fortalecer as políticas públicas voltadas à inclusão.

PRESENÇAS – Também participaram o prefeito de Cascavel, Renato Silva; os deputados estaduais Pedro Bazana e Márcio Pacheco; os deputados federais Sandro Alex e Santin Roveda; o presidente da Federação das Apaes no Estado do Paraná, Augusto César e demais dirigentes da Federação.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262