Connect with us


Paraná

Governo do Paraná investe R$ 160 milhões em nova ligação entre Curitiba e Pinhais

Publicado em

O novo complexo viário que vai ampliar a ligação entre Curitiba e Pinhais deu mais um passo importante para sair do papel. Nesta terça-feira (2), o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou a publicação da licitação para a execução das obras. Com investimento de R$ 160 milhões do Governo do Estado, o projeto prevê a modernização de 9,45 quilômetros de vias e a implantação de novas estruturas para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Curitiba.

O projeto, executado pelo Governo do Estado por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), prevê a construção de novos viadutos, ampliação da infraestrutura para o transporte coletivo e uma ampla requalificação urbana, com novo pavimento, iluminação pública e paisagismo ao longo de todo o trajeto.

“Essa é uma obra estruturante para a Região Metropolitana, em especial para Curitiba, Pinhais e Piraquara. Ela vai criar um novo corredor de mobilidade e de transporte público. Quem sair do Terminal de Pinhais vai poder acessar o corredor exclusivo do biarticulado e seguir até o Campo Comprido. Além disso, teremos um viaduto de 800 metros, um dos maiores da Região Metropolitana, trazendo mais mobilidade, segurança e rapidez para quem se desloca entre essas cidades”, afirmou o governador.

Ratinho Junior destacou que o novo complexo viário integra um conjunto de investimentos voltados à mobilidade da RMC. “Essa é uma das obras que estamos fazendo para a Região Metropolitana de Curitiba. Já temos a duplicação do Contorno Norte em andamento, a duplicação da PR-423 entre Campo Largo, Araucária e Balsa Nova, a terceira fase da Rodovia dos Minérios, as obras de ampliação da BR-277 em São José dos Pinhais e outros projetos que vão melhorar a mobilidade e preparar a região para o crescimento dos próximos anos”, elencou.

Leia mais:  Centrais de Relacionamento da Sanepar estarão abertas novamente neste sábado

A necessidade da obra é reforçada pelos estudos de tráfego realizados. Levantamentos apontam que o trecho já concentra intenso movimento de veículos, especialmente nos horários de pico, quando o fluxo chega a uma média de 1,2 mil veículos por hora.

O novo complexo viário também foi planejado para acompanhar o crescimento da região, que deve receber novos empreendimentos e um aumento significativo da população nos próximos anos.

De acordo com a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, a obra era aguardada há anos e deve trazer impactos diretos na rotina da população. “Essa é uma obra muito importante porque faz a integração entre os municípios, encurta distâncias e traz melhorias na mobilidade urbana, acessibilidade, segurança e qualidade de vida. É uma intervenção aguardada há muitos anos e que vai requalificar toda essa região. Quando conseguimos reduzir o tempo de deslocamento das pessoas, estamos melhorando o dia a dia da população”, salientou.

Para o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o projeto reforça a integração entre a Capital e os municípios vizinhos. “Curitiba e a Região Metropolitana funcionam como uma cidade só e precisamos pensar a mobilidade dessa forma. Essa obra vai facilitar muito a ligação entre Curitiba e Pinhais, beneficiando moradores dos dois municípios e melhorando a qualidade de vida de quem utiliza esse eixo diariamente”.

Além de melhorar a mobilidade para motoristas e usuários do transporte coletivo, o projeto vai aumentar a segurança viária, reduzir conflitos nos cruzamentos e criar uma nova estrutura capaz de absorver a demanda futura de deslocamentos na região.

Leia mais:  Polícia Científica do Paraná publica edital do concurso de 30 vagas para perito oficial criminal

OBRA – A principal intervenção será a conexão entre a Avenida Prefeito Maurício Fruet, em Curitiba, e a Avenida Iraí, em Pinhais, por meio de um viaduto de aproximadamente 800 metros de extensão. A estrutura permitirá a travessia da linha férrea e do Rio Atuba, criando uma nova alternativa de deslocamento entre os dois municípios.

O empreendimento também prevê a implantação de 1,6 quilômetro de canaleta exclusiva para ônibus, estendendo o corredor do expresso biarticulado até o Terminal Metropolitano de Pinhais, o que dará mais agilidade ao transporte coletivo e integrará ainda mais os sistemas de mobilidade da Capital e da Região Metropolitana.

Outra frente importante da obra será a construção de um viaduto na Rua 24 de Maio, em Pinhais, além de um conjunto de viadutos que fará a ligação do Terminal Metropolitano com a Rua Carlos Drummond de Andrade, fazendo a transposição da Avenida Ayrton Senna da Silva, eliminando conflitos de tráfego e aumentando a capacidade de circulação da região. Toda a extensão da obra terá requalificação do pavimento, nova iluminação e paisagismo.

O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, ressaltou que o empreendimento também representa um avanço para o transporte coletivo metropolitano. “Com a extensão de 1,6 quilômetro da canaleta, teremos uma ligação contínua por corredor exclusivo entre o Terminal de Pinhais e o Campo Comprido. Além dos novos viadutos, a obra promove uma requalificação completa desse eixo de ligação entre Pinhais e Curitiba, ampliando a capacidade viária e melhorando o transporte coletivo”, detalhou.

Além de ser a responsável pela condução da licitação, a Amep também fará a fiscalização dos serviços quando a empresa e/ou consórcio vencedor for contratado.

NOVO VIÁRIO

Foto: Ari Dias/AEN

PRÓXIMAS ETAPAS – Com a publicação do edital, empresas e consórcios especializados em obras de infraestrutura poderão apresentar propostas para executar o empreendimento. Após a análise da documentação e o julgamento da concorrência eletrônica, será homologado o resultado e assinado o contrato com a vencedora.

Na sequência, a empresa contratada receberá a Ordem de Serviço para iniciar os trabalhos. A previsão é que a obra seja executada em 26 meses (a partir da assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação), com frentes de trabalho simultâneas ao longo dos 9,45 quilômetros de intervenções.

PRESENÇAS – Também acompanharam o anúncio o vice-governador Darci Piana; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; a deputada estadual Marli Paulino; o deputado federal Sandro Alex; o vice-prefeito de Pinhais, Marcinho Pereira; o secretário de Governo de Curitiba, Marcelo Fachinello; o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura; e demais autoridades.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado abre Junho Paraná Sem Drogas com foco em ações integradas e apoio a vulneráveis

Published

on

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), por meio do Centro Estadual de Política Sobre Drogas (CEPSD), iniciou oficialmente as atividades do Junho Paraná Sem Drogas nesta terça-feira (2). A solenidade de abertura aconteceu na sede da OAB Paraná, em Curitiba, e reuniu especialistas, gestores e servidores para debater o enfrentamento ao uso indevido de substâncias lícitas e ilícitas. 

A campanha paranaense é respaldada pela legislação estadual, instituída pela Lei Estadual nº 19.121/2017, e mobiliza a estrutura do Governo do Estado ao longo de todo o mês com ações de conscientização, prevenção e tratamento.

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Saulo Sanson, destacou a importância da união de esforços e do impacto social da campanha. “A Sesp está comprometida com o enfrentamento às drogas em vários níveis, desde coibir o tráfico até a manutenção de políticas públicas de conscientização e promoção das discussões sobre o tema”, afirmou.

Nesta edição, o evento propõe o debate sobre o tema Dependência Química e Pessoas em Situação de Rua, uma realidade que desafia diariamente os gestores públicos e a sociedade. O objetivo central é fortalecer o diálogo permanente e a articulação entre as políticas públicas de segurança pública, saúde, assistência social, sistema de justiça e entidades da sociedade civil para a formulação de respostas mais eficazes e focadas na dignidade humana.

Leia mais:  Polícia Científica leva exposição sobre crimes ambientais para o Litoral

O coordenador do Centro Estadual de Política Sobre Drogas (Cepsd) e vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conesd), Renato Bastos Figueiroa, reforçou a necessidade de ações transversais. “Precisamos superar a visão de que essa responsabilidade pertence exclusivamente a uma área ou a uma instituição. Esse é um desafio coletivo que exige ações coordenadas e compromisso permanente”, destacou.

As ações do mês são coordenadas pelo Cepsd, com o apoio do Conesd e das demais secretarias de Estado que atuam em conjunto na realização de eventos em diversos municípios paranaenses.

A solenidade de abertura contou com a participação dos jovens do Centro da Juventude do município de Castro, que apresentaram o espetáculo de dança Liberte-se. Os Centros da Juventude funcionam como espaços estratégicos de proteção social e fortalecimento de vínculos, utilizando o esporte e a cultura para afastar os jovens de fatores de risco, como o uso de álcool e outras drogas.

Como parte do cronograma de enfrentamento e conscientização, também foram exibidos os vencedores da nona edição do Concurso Estadual de Vídeos Contra as Drogas, iniciativa realizada anualmente em parceria com a Secretaria de Estado da Educação para mobilizar estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada.

Leia mais:  Com a Nova Ferroeste, Toledo pretende construir um terminal ferroviário

Estiveram também presentes na abertura o deputado estadual Gilson de Souza, presidente da Frente Parlamentar em Apoio às Comunidades Terapêuticas, Cuidados e Prevenção às Drogas; e Luiz Carlos Pity Hauer, presidente da Comissão de Políticas Sobre Drogas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262